A BBC anunciou ter suspendido “um elemento da equipa do sexo masculino” (e cuja identidade não é conhecida) por suspeitas de ter pagado cerca de 40 mil euros a um adolescente em troca de fotografias com conteúdo sexual explícito. A decisão foi tornada pública depois de a ministra da Cultura do Reino Unido, Lucy Frazer, ter pedido uma reunião urgente com o diretor-geral da BBC, Tim Davie, e de ter exigido uma investigação interna para que sejam apurados os contornos do caso.

No mesmo comunicado — o segundo emitido este domingo pela BBC —, a estação garante que “quaisquer alegações” são analisadas em profundida. “Temos em marcha processos internos robustos para lidar de forma proativa com alegações deste tipo”, refere o documento. “Este é um conjunto de circunstâncias complexo e em rápida evolução e a BBC está a agir de forma tão célere quanto possível para esclarecer os factos, de forma a tomar os passos adequados.”

Num outro comunicado, noticiado pela própria BBC, o ministério da Cultura considerou as acusações “profundamente preocupantes” e exortou a estação a investigar com “urgência e de forma sensível” este caso. Lembrando que a BBC tem deveres de serviço público e que é financiada com dinheiros públicos, o Governo exigiu ainda ser continuamente informado sobre o desenrolar da investigação interna.

O caso foi revelado pelo tablóide ‘The Sun’, que diz que a vítima tinha 17 anos quando os pagamentos do apresentador começaram. Segundo a mãe do adolescente, que é a fonte do The Sun, o filho utilizou o dinheiro para financiar o vício em crack. A mulher descreve ainda que uma referida imagem do apresentador de cuecas, uma das provas do abuso, é um frame de uma vídeochamada com o filho.

A família disse ainda que informou a BBC dos factos a 19 de maio e que ficou estupefacta com o facto de o alegado abusador continuar no ar. Ao ver que nada mudou, a família da vítima (hoje com 20 anos) decidiu contar a história ao The Sun, deixando claro que não queria dinheiro em troca.

A BBC News não revelou o nome do apresentador alvo das denúncias, mas diz que ele não deverá a ir para o ar em um futuro próximo. A própria notícia no site da BBC News — que explica não ter informação privilegiada sobre a própria empresa para garantir a imparcialidade com que é tratado o caso — diz que não se sabe se o apresentador já foi formalmente suspenso pela BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR