O Ministério da Igualdade espanhol lançou, esta quinta-feira, uma aplicação para telemóveis que tem como função contar o tempo que os homens e mulheres passam a realizar tarefas domésticas. Citada pelo jornal El Mundo, a ministra da tutela Irene Montero realçou que a app servia para combater a “desigualdade” que, diz, persiste na sociedade espanhola, em que as mulheres passam mais tempo nas limpezas, a cozinhar e a cuidar dos filhos.

A aplicação chama-se “Me Toca”(algo como “Calha-me a mim” em português), pode ser descarregada gratuitamente, funciona nos sistemas operativos Apple e Android e o seu desenvolvimento custou 211.750 mil euros. Colocando o número dos membros do agregado familiar e registando o tempo a fazer tarefas domésticas, a app revelará as estatísticas semanais, mensais e anuais que cada pessoa passou a trabalhar dentro de casa.

Existem várias tarefas pré-definidas — como lavar a roupa, cozinhar e limpar a casa — em que é possível registar o tempo em que se empenha cada membro de agregado familiar, mas também é possível registar novas, tendo em consideração as necessidades das diferentes famílias.

A imprensa espanhola destaca que o governo de Pedro Sánchez quer combater a “tarefa dupla” que recai sob muitas mulheres que, para além de terem uma carreira, passam mais tempo a realizar tarefas domésticas do que os homens.

[Já saiu: pode ouvir aqui o quinto episódio da série em podcast “Um Espião no Kremlin”, a história escondida de como Putin montou uma teia de poder e guerra. Pode ainda ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui e o quarto episódio aqui.]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR