O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou esta terça-feira “sentidas condolências” ao povo da Líbia, país que tem sido afetado por inundações que já provocaram pelo menos 2.000 mortos.

O Presidente da República envia sentidas condolências ao povo líbio e solidariedade pelas inúmeras mortes, feridos e desaparecidos como consequência das inundações que assolaram o leste da Líbia, expressando a solidariedade do povo português num momento tão difícil para as populações das regiões mais afetadas por esta catástrofe natural”, refere uma nota publicada no site da Presidência.

O número de desaparecidos nas inundações na Líbia ronda as 10 mil pessoas, enquanto os mortos já ultrapassam os 2.000, avançou esta terça-feira a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

Não temos um balanço definitivo” sobre o número de mortos, mas “o número de desaparecidos ronda os 10 mil”, afirmou o responsável da FICV Tamer Ramadan, em conferência de imprensa realizada em Genebra, na Suíça.

A tempestade Daniel atingiu o leste da Líbia na tarde de domingo, nomeadamente as cidades costeiras de Jabal al-Akhdar (nordeste) e Benghazi, onde foi declarado recolher obrigatório e as escolas foram fechadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cheias na Líbia. Número de mortos volta a subir para 5.200. Governo não tem registo de portugueses nas regiões afetadas

Descrita pelos especialistas como um “fenómeno extremo em termos da quantidade de água que choveu“, a tempestade já provocou também pelo menos 27 mortes na Grécia, Turquia e Bulgária.

Grécia. Número de mortos sobe para 14 devido a inundações

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia líbio, a precipitação ultrapassou os 400 mililitros por hora, um valor que não se registava há quatro décadas e as autoridades apelaram esta terça-feira à comunidade internacional para a entrega de ajuda humanitária “o mais rapidamente possível“.