792kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Israel pede ajuda a Taylor Swift para encontrar "grande swiftie" desaparecida desde ataque do Hamas

Roni Eshel, "uma swiftie" de 19 anos, está desaparecida desde a manhã de 7 de outubro, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros pediu à cantora que fizesse um apelo para a encontrarem.

GettyImages-1591513903
i

Taylor Swift ainda não comentou o pedido de ajuda, tento também não falado publicamente sobre a situação no Médio Oriente

Getty Images for TAS Rights Mana

Taylor Swift ainda não comentou o pedido de ajuda, tento também não falado publicamente sobre a situação no Médio Oriente

Getty Images for TAS Rights Mana

Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra de Israel com o Hamas

“Dear Reader”. O início da carta de Israel a Taylor Swift conteve logo uma referência que só um verdadeiro swiftie [nome atribuído aos seus fãs] reconheceria à primeira. No entanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros não utilizou o título de uma das canções do álbum Midnights (2022) para congratular a artista pelos três prémios que conquistou recentemente nos MTV EMAs, mas sim para lhe pedir ajuda.

Numa publicação nas redes sociais, o Ministério solicitou à cantora, que entrou recentemente no “clube dos multimilionários”, que ajudasse a localizar uma cidadã israelita que não é vista desde “a manhã de 7 outubro”, dia em que o grupo Hamas lançou o primeiro ataque contra Israel.

Taylor Swift junta-se ao “clube dos multimilionários”. E a Eras Tour é a grande responsável

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desta forma, e num texto recheado de referências a álbuns e temas da cantora norte-americana, Israel disse que “enquanto as swfities do mundo inteiro estão a ver o filme Eras Tour“, que chegou aos cinemas a 13 de outubro e quebrou logo o recorde de filme-concerto mais rentável de sempre, e a “ouvir o 1989 (Taylor’s Version)”, a regravação do álbum originalmente lançado em 2014, “Roni Eshel, uma swiftie de 19 anos, ainda está desaparecida”.

The Eras Tour. Filme-concerto de Taylor Swift bate recorde como o mais rentável da história

“Sem receios (tradução à letra de ‘fearlessly’, referência ao terceiro álbum de Swift), centenas de swifties juntaram-se para causar uma maior sensibilização, através de pulseiras da amizade com o nome da Roni”, continuou a carta.

As pulseiras da amizade tornaram-se um símbolo da Eras Tour, a digressão que passará por Portugal nos dias 24 e 25 de maio, tendo até o atual namorado da artista, o jogador Travis Kelce, feito uma com o seu número para lhe dar. A pulseira nunca chegou às mãos de Swift, mas o futebolista acabou por conseguir falar com ela e até que esta fosse assistir aos seus jogos, onde foi captada diversas vezes.

Taylor Swift aceita convite de Travis Kelce e assiste ao jogo dos Chiefs das bancadas

“Esperamos que ela volte e que todos os reféns regressem a casa”, remata o apelo, acompanhado por uma fotografia da jovem e por três pulseiras da amizade com o seu nome e o dia em que foi vista pela última vez.

A cantora ainda não reagiu ao pedido, tendo também recorrido ao silêncio no que diz respeito a comentários sobre o conflito entre Israel e o Hamas. No entanto, esta não é a primeira vez que o país de Benjamin Netanyahu tenta chamar a sua atenção.

Após ter sido divulgado que um guarda-costas contratado para um dos concertos de Swift voltou a alistar-se no exército para lutar por Israel, a conta oficial do país fez uma publicação em que disse: “Olá, Taylor Swift. Prometemos que nunca mais vai encontrar alguém como ele. Adoramos-te, Eran”.

Em meados de outubro, diversas celebridades dos mundos do cinema e da música fizeram um apelo a Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, para que exigisse um cessar-fogo em Gaza.

“Acreditamos que todas as vidas são sagradas, independentemente da fé ou da etnia. Condenamos o assassinato de civis palestinianos e israelitas”, podia ler-se no texto assinado por Dua Lipa, Jennifer Lopez, Cate Blanchett, Joaquin Phoenix, entre outros.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos