A morte de uma jovem ocorrida durante um concerto da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, em novembro, foi provocada por “exaustão pelo calor”, revela a autópsia.

Fã de Taylor Swift morreu durante concerto no Brasil

Segundo o jornal O Globo, o Rio de Janeiro enfrentava, nessa altura, uma onda de calor, com temperaturas acima dos 40ºC, pelo que a morte terá ocorrido por exposição ao calor intenso. “A evolução clínica aponta exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A jovem foi assistida no local, após desmaio, e transportada para o hospital, mas não resistiu. Cerca de mil pessoas terão também desmaiado durante o evento.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), quando a temperatura ambiente é superior à temperatura corporal, o organismo adota mecanismos para eliminar o calor, como a transpiração. Qualquer fator que impeça a libertação do calor (como os aglomerados), o corpo sobreaquece, o que pode levar à desidratação ou, em última instância, à morte.

Na altura, Taylor Swift usou os stories do Instagram para dizer estar devastada. “Não acredito que estou a escrever estas palavras, mas é de coração partido que digo que perdemos um fã esta noite antes do meu espetáculo. Não consigo dizer-vos quão devastada estou por isto. Tenho muito pouca informação além de que ela era incrivelmente linda e demasiado nova”, escreveu.