O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, é o mais nomeado para os prémios britânicos de cinema BAFTA, com 13 nomeações, seguido de “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, que conta com a participação da fadista Carminho, revelou a organização.

A longa-metragem sobre o físico norte-americano J. Robert Oppenheimer, um dos criadores da bomba atómica, está nomeada, por exemplo, para o BAFTA de melhor filme, realização, ator principal (Cillian Murphy), atriz e ator secundários (Emily Blunt e Robert Downey Jr.).

“Pobres Criaturas” soma 11 nomeações, mas se Yorgos Lanthimos ficou de fora do BAFTA de melhor realização, a atriz Emma Stone está indicada na representação e como coprodutora, e o filme figura nas categorias de argumento adaptado, fotografia, guarda-roupa ou banda sonora, assinada por Jerskin Fendrix e que inclui um fado interpretado por Carminho.

Tanto “Oppenheimer” como “Pobres Criaturas” somam já vários prémios, nomeadamente Globos de Ouro, atribuídos no passado dia 8 em Hollywood, Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Globos de Ouro: “Barbie” viu “Oppenheimer” vencer no cinema e “Succession”, “The Bear” e “Beef” serem coroadas na TV

Na próxima semana são anunciados os nomeados para os Óscares e é praticamente certo que ambos estarão perfilados entre os candidatos.

Ainda nos britânicos BAFTA, empatados com sete nomeações cada, surgem nomeados a produção francesa “Anatomia de uma queda”, da realizadora Justine Triet, e os filmes norte-americanos “Os excluídos”, de Alexander Payne, e “Maestro”, de Bradley Cooper.

A 77.ª edição dos BAFTA está marcada para 18 de fevereiro em Londres.