A Linha Internet Segura, um projeto que pertence à Associação portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), contabilizou 200 casos em 2022, segundo os dados esta terça-feira anunciados.

“Em 2022, tivemos cerca de 200 casos e a nossa perceção é que com o aparecimento de novas redes sociais e de novas políticas dentro destas, o discurso de ódio possa vir a aumentar”, adiantou Tomás Grencho, representante da Linha Internet Segura, que falava, em Lisboa, na apresentação da iniciativa “7 Dias com os Media”.

Linha Internet Segura registou mais de 1.600 atendimentos e denúncias no ano passado

Segundo o também jurista, este projeto tem por objetivo prestar apoio às vítimas de crimes online ou qualquer outra forma de violência, que aconteça no espaço digital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, pretende atuar na remoção ou denúncia de conteúdos ilícitos online.

A operação “7 Dias com os Media” decorre entre 3 e 9 de maio, dedicada ao tema “Discursos de ódio e paz em tempos de guerra”.

Esta iniciativa, promovida pelo GILM — Grupo Informal sobre Literacia Mediática, vai debater temas como discursos de ódio nas redes sociais, limites da liberdade de expressão, responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online e inteligência artificial.

Em cima da mesa vão estar ainda temas como ética, os media na promoção dos discursos de paz, desinformação e propaganda e o poder das narrativas visuais na promoção dos discursos de paz.

Na apresentação da iniciativa, Paulo Couraceiro do GILM disse que esta tem por objetivo educar todos os cidadãos sobre a importância dos media.

“Este ano, decidimos ter como tema discursos de paz em tempos de guerra. Nós, enquanto grupo, pensámos na questão da guerra ligada aos conflitos na Ucrânia e palestina. São sempre notícias muito negativas. Pensámos também na guerra em termos mais amplos, na forma como as sociedades se estão a dividir e a tornar-se polarizadas”, acrescentou.