Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia.

A Finlândia vai prolongar o encerramento da fronteira com a Rússia por mais dois meses, até 14 de abril, porque Moscovo continua a canalizar migrantes para a região, anunciou esta quinta-feira o governo finlandês.

A Finlândia fechou a ligação terrestre de 1.340 quilómetros no final de 2023, depois de cerca de 1.300 imigrantes sem documentação adequada ou vistos terem chegado à fronteira desde setembro. A chegada de um número invulgarmente elevado de migrantes ocorreu poucos meses depois de a Finlândia ter aderido à NATO.

O governo finlandês descreveu a “migração instrumentalizada” da Rússia como “uma séria ameaça à segurança nacional e à ordem pública da Finlândia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A “operação híbrida russa” que “instrumentaliza migrantes” e que levou a Finlândia a fechar as fronteiras com a Rússia

“Não vimos sinais de que a Rússia esteja a mudar o seu comportamento”, disse o governo num comunicado citado pela agência norte-americana AP.

O executivo referiu que com base nas informações das autoridades fronteiriças, de segurança e outras, “é provável que a migração instrumentalizada seja retomada se forem abertos pontos de passagem na fronteira oriental“.

“As informações que recebemos confirmam a nossa avaliação de que a Rússia está a prosseguir a sua operação híbrida”, afirmou a ministra do Interior, Mari Rantanen.

A maioria dos migrantes provém do Médio Oriente e de África e pediu asilo na Finlândia, um país com 5,6 milhões de habitantes.

“Temos razões para acreditar que esta situação se manterá durante algum tempo”, disse Rantanen.

De acordo com a ministra, há “centenas, senão milhares, de migrantes” que se encontram atualmente junto à fronteira do lado russo e aguardam a oportunidade de atravessar para a Finlândia.

Helsínquia acusou anteriormente Moscovo de estar a conduzir deliberadamente os migrantes para a fronteira, normalmente muito controlada, com o país nórdico.

A Rússia negou a alegação e lamentou o encerramento da fronteira finlandesa.

Todos os oito pontos de passagem da fronteira entre a Finlândia e a Rússia para pessoas estão encerrados desde 15 de dezembro.

O ponto de controlo ferroviário do sudeste para comboios de carga em Vainikkala permanece aberto.

Em janeiro, o executivo concordou em manter os pontos de passagem fechados até 11 de fevereiro.

O governo do primeiro-ministro Petteri Orpo decidiu inicialmente fechar a fronteira com a Rússia em novembro, invocando preocupações de segurança e a “guerra híbrida” de Moscovo.

Posteriormente, abriu, a título experimental, dois postos de controlo selecionados no leste e no norte da Finlândia, mas o afluxo de migrantes continuou.

A Finlândia é a fronteira externa da União Europeia (UE) no norte e constitui uma parte significativa do flanco nordeste da NATO.

Finlândia reforça laços militares com os EUA após aviso de Putin

O país nórdico é o membro mais recente da NATO, a que aderiu em abril de 2023, após décadas de não-alinhamento, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022.

A Suécia, que pediu a adesão ao mesmo tempo que a Finlândia, aguarda o aval da Hungria para se tornar o 32.º membro da NATO, a sigla inglesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte.