Astrónomos detetaram vapor de água num disco de formação planetária que rodeia uma estrela jovem, semelhante ao Sol, situada a 450 anos-luz da Terra, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul (OES).

Segundo o trabalho, publicado na revista científica Nature Astronomy, a água, além de condição essencial para a vida tal como se conhece, desempenha também um papel importante na formação de planetas.

O disco em causa está em torno da estrela HL Tauri, localizada na constelação do Touro.

“Os nossos resultados mostram como a presença da água pode influenciar o desenvolvimento de um sistema planetário, tal como aconteceu há cerca de 4,5 mil milhões de anos no nosso próprio Sistema Solar”, afirmou, citado em comunicado do OES, o astrónomo Stefano Facchini, da Universidade de Milão, em Itália, que liderou a investigação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As imagens obtidas a partir de observações feitas no Chile com o radiotelescópio ALMA, operado em parte pelo OES, “revelam uma quantidade substancial de vapor de água a uma série de distâncias da estrela que incluem um espaço onde um planeta pode estar a formar-se atualmente”, afetando possivelmente a sua composição química, de acordo com Facchini.

Os grãos de poeira que compõem um disco são considerados as sementes da formação de planetas, ao colidirem e aglomerarem-se em corpos cada vez maiores na órbita de uma estrela.

Os astrónomos argumentam que regiões suficientemente frias, onde a água congela nos grãos de poeira, são o local ideal para a formação de planetas.