O segundo satélite português, que vai ajudar ao estudo dos oceanos, vai ser lançado ao espaço na missão Transporter 10 a bordo do Falcon 9, da SpaceX (a empresa de exploração espacial liderada por Elon Musk). Há 30 anos que Portugal não lançava um satélite para o espaço. O lançamento está agendado para a próxima segunda-feira, dia 4 de março.

O Aeros é o segundo satélite português, ultrapassado no tempo apenas pelo PoSAT-1 que foi lançado em 1993. Em comunicado, o Governo explica que o Aeros entra na categoria dos nanossatélites. Foi desenvolvido em Portugal por várias entidades, como a Thales e a CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), assim como as universidades do Técnico, Algarve, Minho e Porto, em conjunto com o MIT, dos EUA. O investimento ascendeu aos 2,78 milhões de euros, com cofinanciamento europeu através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ao Observador, a Thales indica que o lançamento está agendado para 4 de março, na Missão Transporter 10.

[Já saiu o primeiro episódio de “Operação Papagaio”, o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir também o trailer aqui.]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com apenas 4,5 quilogramas, o Aeros vai orbitar a 510 quilómetros de altitude e alcançar os sete quilómetros por segundo: ou seja, “o corpo de 30 cm de comprimento e 50 cm de envergadura conseguirá uma volta à Terra a cada 90 minutos“.

A missão do nanossatélite será estudar os oceanos. As imagens serão recebidas na ilha de Santa Maria, nos Açores, e tratadas em Matosinhos. Segundo o site a ele dedicado, será um “precursor de uma futura constelação de sensores oceânicos” e permitirá monitorizar, por exemplo, as “condições da superfície do oceano” ou apoiar as “operações de rede com veículos autónomos e tecnologia de marcação biológica (por exemplo, para mantas e tubarões)”.

O Aeros foi testado nas instalações do grupo ISQ, em Castelo Branco, no Laboratório de Ensaios Especiais, onde foi realizada uma campanha de testes ambientais.

Artigo corrigido: o Aeros vai ser transportado pela missão Transporter 10, que parte no dia 4 de março, e não pela Crew-8, que parte este fim de semana com uma equipa de astronautas.