O líder de um grupo de crime organizado ameaçou na terça-feira lançar uma guerra civil no Haiti caso o primeiro-ministro Ariel Henry, que estava em Porto Rico, não se demita.

“Se Ariel Henry não renunciar, se a comunidade internacional continuar a apoiá-lo, caminharemos diretamente para uma guerra civil que levará ao genocídio“, ameaçou Jimmy Chérizier, em conferência de imprensa.

De acordo com a ONU, cujo Conselho de Segurança impôs sanções a Chérizier, também conhecido como “Barbecue”, antigo agente da polícia de 46 anos e líder do G9, alegadamente o grupo armado mais poderoso do Haiti. “Devemos unir-nos. Ou o Haiti se torna um paraíso para todos nós, ou um inferno para todos nós”, disse Chérizier, rodeado por homens encapuzados e equipado com um colete à prova de bala e uma arma.

No sábado, bandos armados atacaram as duas maiores prisões do Haiti, La Capitale e Croix des Bouquets, de onde terão fugido cerca de 3.600 reclusos, muitos deles líderes de bandos.

Governo do Haiti decreta estado de emergência e recolher obrigatório depois de gangues terem libertado 4.000 presos e morto 12 pessoas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fuga levou a uma nova escalada de violência que já provocou 15 mil deslocados nos últimos dias, disse na terça-feira o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

ONU denuncia aumento da insegurança alimentar e violações sexuais no Haiti

As tensões começaram a 29 de fevereiro, depois de o primeiro-ministro das Bahamas, Phillip Davis, ter dito que Henry se tinha comprometido a realizar eleições até 31 de agosto de 2025, enfurecendo os líderes dos bandos que exigem a demissão do chefe do Governo, que devia ter deixado o cargo no início de fevereiro.

Henry, a mais alta autoridade do país depois do homicídio, em julho de 2021, do Presidente Jovenel Moise, aterrou em Porto Rico na terça-feira, disse a porta-voz do governo da ilha norte-americana, Sheila Anglero, à agência de notícias France-Presse.

Na segunda-feira, o Departamento de Estado dos EUA disse que Henry tinha partido de Nova Jérsia, no nordeste do Estados Unidos, num voo de regresso a Porto Príncipe. Mas, de acordo com a emissora do Haiti Radio Télé Métronome, o avião do primeiro-ministro não conseguiu pousar na capital do país devido a problemas de segurança no aeroporto.

Nos últimos dias, bandos armados tentaram por várias vezes tomar conta do principal aeroporto de Porto Príncipe, Toussaint Louverture, que tem sido defendido pelo exército e pela polícia. A agitação levou as companhias aéreas internacionais a cancelar todos os voos para Porto Príncipe. De acordo com a televisão dominicana CDN, o avião de Ariel Henry pousou em Porto Rico depois de não ter recebido autorização da República Dominicana. As relações diplomáticas entre a República Dominicana e o Haiti têm estado tensas devido à gestão de um rio que serve de fronteira entre os dois países.

No sábado, Henry tinha deixado o Quénia, onde se deslocou para debater o possível envio de uma missão multinacional de apoio à segurança.