Siga aqui o nosso liveblog sobre o Conflito Israelo-Palestiniano e a Guerra na Ucrânia

Os republicanos da Câmara de Representantes dos Estados Unidos (câmara baixa do Congresso) apresentaram esta quarta-feira um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros).

Duas propostas de lei diferentes preveem também mais de 26 mil milhões de dólares (cerca de 24 mil milhões de euros) para ajudar Israel e vários milhares de milhões de dólares para Taiwan.

Estes documentos serão no sábado à tarde submetidos a votação na câmara baixa do Congresso norte-americano para desbloquear as verbas, tendo o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelado para uma decisão rápida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Congresso dos EUA vota no sábado propostas para desbloquear ajuda a aliados

Num artigo, esta quarta-feira, publicado no jornal Wall Street Journal, Biden pede à Câmara de Representantes para “aprovar urgentemente” os projetos de lei sobre a nova ajuda à Ucrânia e a Israel, bem como sobre a ajuda humanitária a Gaza.

“Embora ambos os países sejam perfeitamente capazes de defender a sua própria soberania, eles dependem, para o fazer, da ajuda norte-americana, inclusive em matéria de armamento. E estamos num momento crucial”, argumentou o Presidente norte-americano.

Um pacote de 60 mil milhões de dólares (mais de 50 mil milhões de euros) em assistência militar e económica à Ucrânia foi aprovado no Senado em fevereiro.

Contudo, os Republicanos da Câmara dos Representantes têm-se recusado a aprovar a proposta, devido a uma disputa sobre a questão da imigração, entre outras razões.

O novo pacote de propostas, esta quarta-feira anunciado, se for aprovado pela câmara de maioria Republicana, será depois levado ao Senado, onde existe uma maioria Democrata, antes de chegar à mesa de Joe Biden para promulgação.