Fernando Medina é o segundo nome forte do anterior Governo a seguir para o painel de analistas do novo canal da Medialivre, o Now, que ainda não tem estreia marcada mas será apresentado esta sexta-feira. O diretor-geral editorial do grupo e diretor do novo canal, Carlos Rodrigues, adianta ao Observador que o ex-ministro das Finanças “é em quem os portugueses confiam para assuntos de finanças públicas e isso vai ser rentabilizado”.

A “filosofia-base” do espaço de análise, é “Medina, o explicador das Finanças”, afirma Carlos Rodrigues que diz que o formato ainda está a ser fechado com o ex-ministro e que será transmitido em horário nobre. Mas a ideia é que o socialista possa fazer “o acompanhamento do estado de saúde das finanças públicas”, sendo certo que não se cingirá aos temas financeiros e orçamentais, diz também o diretor.

São já dois os ex-governantes perfilados como “analistas”do novo canal — Carlos Rodrigues rejeita a expressão “comentadores”, preferindo a ideia de uma análise especializada –, mas o diretor diz que a ideia é que o Now se “posicione na ótica das grandes correntes de opinião nacionais sem qualquer opção política”. Confrontado com o facto de ter nomes de peso do PS, Carlos Rodrigues contrapõe com os nomes do PSD que também alinharão no painel de analistas do canal, como o ex-líder Rui Rio ou o atual líder parlamentar, Hugo Soares. Além de Pedro Santana Lopes, ex-líder do partido que já comenta na CMTV e será também um dos elementos do horário nobre do novo canal.

Na semana passada ficou a saber-se que o ex-primeiro-ministro, António Costa, terá não só um espaço de análise no novo canal como também uma coluna de opinião semanal no Correio da Manhã (que pertence ao mesmo grupo). Nessa altura, Costa visitou mesmo as instalações da Medialivre, onde declarou à CMTV que o novo projeto será diferente “pelo conteúdo e pelo posicionamento”. “O projeto vai colocar os protagonistas no centro daquilo que é o comentário”. Outro dos protagonistas do Now também já conhecido será o cardeal Américo Aguiar, tal como o Observador noticiou há duas semanas.

António Costa vai ser comentador na televisão e ter página de opinião no Correio da Manhã

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR