As Grutas de Yungang, na China, são uma atração turística classificada pela UNESCO como património mundial. São famosas pelas suas 51 mil estátuas, 252 grutas e história milenar — e, agora, pelas casas de banho.

Um vídeo das casas de banho deste famoso destino turístico tornou-se viral nas redes sociais e nos media chineses, escreve a CNN. O motivo? Os cronómetros na porta dos cubículos individuais. Sempre que um cubículo é ocupado, a luz na porta passa de verde para vermelho e um cronómetro começa a contar o tempo que cada visitante demora na casa de banho.

A turista que gravou o vídeo e o enviou ao jornal local Xiaoxiang Morning Herald disse sentir-se dividida. Por um lado, elogiou o avanço tecnológico que faz com que não se formem filas. Por outro, diz sentir-se embaraçada por estar a ser monitorizada enquanto estava na casa de banho.

Já os responsáveis de Yungang explicaram que os cronómetros já foram instalados no dia 1 de maio, mas que o objetivo não é controlar o tempo que os visitantes passam na casa de banho, tanto que “é impossível expulsar alguém a meio do tempo”.

A atração turística, que em 2023 bateu o seu recorde com mais de 3 milhões de visitantes, desvaloriza a medida, dizendo que é apenas uma forma de “assegurar o bem-estar de todos no caso de ocorrer uma emergência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR