António Costa faz agora parte de um leque de oradores representados por uma agência de conferencistas com um percurso considerado particularmente “relevante”, e que inclui outros antigos governantes, como Liz Truss, François Hollande ou Yanis Varoufakis. O anúncio foi feito pela agência que representará Costa, a Chartwell Speakers, em parceria com um ramo da BBC, a BBC Conferenciantes, na Europa.

No e-mail em que apresenta Costa, a agência refere-se ao ex primeiro-ministro que está na corrida para o Conselho Europeu como “um dos chefes de Governo e líderes políticos mais experientes e distintos”, chamando a atenção para os “desafios” que Costa enfrentou no Executivo, da pandemia aos incêndios.

“Costa e o seu Governo ajudaram Portugal a emergir de um período de austeridade e melhoraram a qualidade de vida para os seus cidadãos”, pode ler-se nesta apresentação, que classifica Costa como um “europeu comprometido”, um “negociador hábil” e um “conhecido fazedor de pontes”, qualidade que considera “muito necessária numa altura em que a Europa enfrenta problemas crescentes que podem dividir e prejudicar a UE”.

A agência, que age como intermediária entre os conferencistas e quem deseja contratá-los, lembra o currículo político de Costa e a formação como jurista. E comunica que o antigo primeiro-ministro “está disponível para um número de compromissos limitado”, pelo que pede a quem quiser “explorar” essa hipótese para entrar em contacto com a agência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o sexto e último episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro, aqui o quarto episódio e aqui o quinto episódio.]

No seu site oficial, a Chartwell Speakers explica que é uma “agência de oradores”, criada em Londres em 2007, que ajuda a estabelecer ligações com “especialistas de indústrias relevantes, para discutir assuntos importantes e providenciar inspiração, assim como motivação”. Os oradores com quem trabalha, prossegue, são personalidades “relevantes” e não apenas “reconhecíveis”. A agência tem escritórios nos Estados Unidos, Ásia e Irlanda.

Também no site, a agência explica que o processo começa quando o cliente pede à equipa de agentes para contar com a presença de um orador num evento, incluindo detalhes sobre a localização, o assunto em causa e o “orçamento” que tem disponível. É então que os agentes recomendam os oradores mais apropriados para esse contexto, informando também o cliente sobre o preço final.

O leque de oradores que Costa integrará conta, na categoria sobre governação e política, com o antigo Presidente de França (e candidato às eleições legislativas) François Hollande, a ex-primeira-ministra britânica Liz Truss, o ex-primeiro ministro francês Éduoard Philippe, o antigo ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis, o ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, o antigo apresentador da Fox News Tucker Carlson, a escritora e jornalista norte-americana Anne Applebaum, entre centenas de outros.