Índice

    Índice

Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Saúde: 11,3 milhões, mais 4,9% do que o gasto em 2019

No que toca à Saúde, a despesa total consolidada prevista para o próximo ano é de 11,3 mil milhões de euros (11.282 milhões de euros), o que corresponde a um aumento de 524 milhões de euros (4,9%) face ao que o Governo estima gastar até ao final deste ano.

Por outro lado, se forem apenas tidas em conta as despesas cobertas por impostos, o orçamento da Saúde aumenta em 941 milhões de euros face ao orçamento inicial de 2019 — um aumento de 10%.

Estes dois números aparecem no relatório do Orçamento — só não aparece o número que o Governo repetiu várias vezes na semana passada, quando anunciou a grande aposta na saúde: 800 milhões de euros. Da leitura do documento entregue na Assembleia da República esta segunda-feira, não fica claro a que despesa se referia o Governo ou fazendo que comparação.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.