Os mercados financeiros globais viveram um ano de 2018 inesperadamente agitado. Olhando para trás, estava bom de ver que assim seria, porque no final de 2017 as previsões apontavam, de forma invulgarmente unânime, para um ano de 2018 de crescimento económico sincronizado e bolsas de valores sem grandes motivos para volatilidade. Aconteceu, é claro, precisamente o contrário: os principais índices mundiais tiveram máximos históricos e, poucos meses depois, acumulariam perdas anuais na ordem dos dois dígitos e teriam semanas bolsistas a fazer lembrar os “dias negros” da crise financeira de 2007/2008.
Será que o carrossel das bolsas, a instabilidade geopolítica e comercial e a desaceleração dos principais blocos económicos vão continuar em 2019? E a economia portuguesa, em ano de eleições, vai continuar a contar com os ventos favoráveis que têm facilitado a retoma e o equilíbrio das contas públicas? Eis as previsões dos especialistas para os 10 grandes temas que vão mexer com a economia e com os mercados no novo ano.
O “único problema da economia dos EUA” pode criar problemas para a economia mundial?
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.