Várias publicações nas redes sociais mostram uma foto em que se vê o autor do ataque a uma creche no Brasil no meio de uma multidão que veste as cores do Partido dos Trabalhadores (PT) e em que os participantes fazem o ‘L’ com as mãos, um conhecido símbolo de apoio a Lula da Silva. Contudo, trata-se de uma montagem.

No inicio do mês de abril, uma creche foi atacada na cidade brasileira de Blumenau, no estado de Santa Catarina. No ataque, que chocou todo o país, quatro crianças foram assassinadas com um machado e outras quatro ficaram feridas. As vítimas tinham idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos. O autor do crime — um jovem de 25 anos com cadastro criminal — entregou-se à polícia.

A motivação do ataque é desconhecida, mas as autoridades brasileiras acreditam tratar-se de um ato isolado.

Naturalmente, os brasileiros reagiram ao ataque nas redes sociais. Entre os muitos posts de pesar, começaram também a surgir informações falsas sobre o ataque.

Este boato em questão espalhou-se por várias plataformas, mas na verdade teve origem no Tik Tok. Na partilha, é utilizada uma captura de ecrã do vídeo original, que já foi apagado. O homem que aparece em primeiro plano, no canto inferior direito, trata-se do autor do vídeo. Já o que aparece mais atrás, rodeado por uma linha vermelha, seria o atacante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Meios de comunicação brasileiros, como por exemplo a CNN Brasil, decidiram não divulgar qualquer fotografia ou informação sobre o autor do ataque, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina. O objetivo é evitar que os dados sirvam para “estimular futuros atos de violência”.

Ainda assim, a fotografia do autor do crime que foi divulgada por alguns meios é exatamente a mesma que é utilizada pelo autor do boato. Foi precisamente esse facto que alguns internautas usaram para “desmentir” o rumor, de forma a demonstrar como o rosto do criminoso foi recortado da fotografia original.

Outros jornais brasileiros identificaram facilmente a fotografia original. Trata-se de uma foto partilhada por Rogério Carvalho, que foi candidato do PT para o governo do estado de Sergipe, nas eleições de 2022. A imagem foi partilhada, em Setembro passado, na página do petista.

A foto original tem mais abertura, abrangendo um grupo de pessoas mais alargado. Mas, cortando a uma proporção semelhante, podemos ver que entre o original e a montagem os dois rostos foram trocados. Outro fator é a luz. É possível verificar que a luz incide sobre a parte esquerda dos rostos e das mãos das pessoas presentes na imagem, exceto no rosto do autor do crime.

Desde o atentado, têm surgido várias informações falsas nas redes sociais. Um deles afirmava que o ataque teria sido motivado por um desafio entre criminosos. O Observador desmentiu também esse boato.

Conclusão

Uma partilha nas redes sociais afirma que o autor do ataque a uma creche no sul do Brasil é apoiante de Lula da Silva. Para o provar, a publicação utiliza uma captura de ecrã em que mostra o autor do crime que matou quatro crianças num comício em que faz com as mãos um “L”, o símbolo de apoio ao presidente brasileiro. Trata-se de uma montagem. A cara do autor do ataque foi recortada e substituída na foto originalmente publicada por um dos candidatos estaduais do PT nas últimas eleições. Além disso, é possível perceber que a luz que incide na parte esquerda da face das pessoas que estão nas fotografias, não faz o mesmo efeito na cara do atacante.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge