Genesius Times é uma página satírica, devidamente identificada como tal, mas há quem aproveite os conteúdos que são ali publicados para contribuir para o fluxo de falsa informação a circular nas redes sociais. Através da manipulação de imagens, a página publica conteúdo humorístico à boleia do dia a dia noticioso.

Foi o que aconteceu quando Elon Musk se tornou o maior acionista da rede social Twitter. O site Genesius Times publicou conteúdo, com a imagem da CNN Internacional, com o título: “CNN: Elon Musk pode ameaçar a liberdade de expressão no Twitter ao permitir que as pessoas falem livremente”.

É precisamente esse conteúdo que está a circular nas redes sociais — já sem a imagem a acompanhar –, sem que nas páginas oficiais da CNN Portugal ou CNN Internacional tenha sido feita alguma vez qualquer publicação nesse sentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Retirando de contexto o conteúdo humorístico produzido pela página, e associando-o indevidamente a uma publicação verdadeira da CNN, os utilizadores do Facebook procuram perpetuar como verdade aquilo que, a montante, não passou de conteúdo humorístico de uma página online devidamente identificada como tal.

Esta publicação com o ministro da Informação de Saddam Hussein, Mohammed Saeed al-Sahhaf, conhecido na internet por Baghdad Bob, também utilizada com o design da CNN, é outro dos inúmeros exemplos de conteúdos criados pelo site, onde se percebe de imediato a sátira inerente.

Conclusão

Falso. O conteúdo partilhado nas redes sociais teve origem numa página na internet de humor, que foi retirado de contexto para criar a ilusão de que tinha sido efetivamente noticiado pela CNN que a compra de parte da rede social Twitter por Elon Musk representaria um “risco” para a liberdade de expressão. Não é verdade que a cadeia de televisão norte-americana tenha difundido essa informação com esse conteúdo.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge