Em 1997, aos 12 anos, Cristiano Ronaldo voou para Lisboa para jogar no Sporting. Para trás, deixou a família, a Madeira e o Nacional, o segundo clube que tinha representado depois do agora tão reconhecido Andorinha. Estreou-se na equipa principal em outubro de 2002, aos 17 anos, e marcou dois golos ao Moreirense nos primeiros minutos que fez enquanto sénior. Menos de um ano depois, na inauguração do novo Estádio José Alvalade, impressionou Alex Ferguson e o Manchester United e saiu do jogo com a ida para Inglaterra praticamente assegurada.

O resto é história. Cristiano Ronaldo jogou menos de um ano no Sporting mas ficou eternamente ligado ao clube — tanto pela carreira como pelas constantes menções que os dois lados fazem a esse período. Os leões deram o nome do jogador à Academia de Alcochete e o jogador, por sua vez, realça a importância dos leões no início do percurso desportivo. Ora, tudo isto leva-nos a uma publicação no Facebook, de dia 27 de janeiro de 2021, onde Cristiano Ronaldo é citado a garantir que irá terminar a carreira no Sporting.

Desde o dia 27 de janeiro, a publicação já foi partilhada mais de 300 vezes

“Definitivamente vou me aposentar no Sporting de Portugal. Tenho de lhes dar, mesmo que seja uma temporada do meu serviço. O Sporting de Portugal deu-me uma oportunidade enquanto ninguém via algo especial em mim. Fizeram-me e no Manchester United poliram-me. Amo todos os meus antigos Clubes de futebol pelo que fizeram por mim, mas o início é sempre a luz, sem o Sporting de Portugal estaria provavelmente a trabalhar no McDonalds, porque o McDonalds é o lugar onde eu costumava pedir ajuda para comida quando eu não tinha nada para comer. Sou sempre grato”, pode ler-se na publicação partilhada no Facebook. A frase surge entre aspas, sugerindo que se trata de palavras proferidas pelo internacional português.

Cristiano Ronaldo já falou várias vezes sobre um eventual regresso ao Sporting. Em agosto de 2015, numa entrevista ao Record e ao serviço do Real Madrid, disse que ainda lhe faltava no currículo “o título de campeão pelo Sporting”. “Não sei se vai acontecer ou não, porque ninguém sabe o que vai acontecer no futuro, mas que seria um orgulho… Lá isso seria”, completou. Em 2016, num evento de uma marca desportiva em Oeiras, disse que “talvez, aos 41 anos”, pudesse “fazer um breve retorno ao Sporting”. Em julho de 2018, no dia da apresentação como novo jogador da Juventus, explicou que voltar aos leões no final do contrato que tinha acabado de assinar com os italianos — e que dura até 2022 — “era sinal de que estava bem fisicamente”. E em 2019, finalmente, quando foi novamente questionado sobre o mesmo assunto, indicou que “no futebol nunca se sabe”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas o capitão da Seleção Nacional nunca disse taxativamente que irá terminar a carreira no Sporting.

Apareceu a “dona Edna” que dava hambúrgueres a CR7. Internautas desconfiam: tem apenas 36 anos

Além dessa frase, a publicação onde a alegada citação é partilhada inclui ainda outra efabulação. A menção à cadeia de fast food McDonald’s está relacionada com uma entrevista dada pelo jogador português em 2019 a Piers Morgan, na ITV, onde Ronaldo fala sobre o período em que viveu em Lisboa e tinha dificuldades financeiras.

Ronaldo vê vídeo inédito do pai e desfaz-se em lágrimas: “Ele não vê como cheguei longe”

“Era um período complicado, sem a minha família por perto. Às 22h e tal ou às 23h, tínhamos fome e havia um McDonald’s por perto. Pedíamos os hambúrgueres que sobravam e uma senhora chamada Edna, mais outras duas raparigas, davam aquilo que sobrava”, contou, na altura, o jogador, numa história diferente da que surge nesta publicação. Um olhar mais atento às edições da publicação — ou seja, às alterações que o texto já sofreu depois de ser originalmente publicado — permite perceber que o autor do post começou por escrever “Sporting de Lisboa” ao invés de Sporting Clube de Portugal, uma designação usada erroneamente em alguns países.

Desde o dia 27 de janeiro, a publicação no Facebook já foi partilhada 319 vezes e teve cerca de 122 mil visualizações.

Conclusão

Falso. Apesar de já ter abordado o tema diversas vezes, Cristiano Ronaldo nunca disse garantidamente que vai terminar a carreira no Sporting e a citação partilhada por esta página de Facebook não existe.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge