885kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maria Vieira da Silva

Convidado

Artigos publicados

Comunicação Social

A “democracia robusta”, segundo Luís Montenegro

Em Espanha, Sánchez quer impedir que “alguém possa manipular” a informação. Em Portugal, Montenegro quer processar os cidadãos pelo que dizem nas redes sociais. Querem ambos o "Ministério da Verdade".
Redes Sociais

As lágrimas de crocodilo de Mark Zuckerberg

Zuckerberg assume que a decisão de remover ou não conteúdos foi da Meta, ou seja, assume que foi um executor de propaganda governamental durante a pandemia e as eleições presidenciais de 2020.
Hamas

Hamas: quantos mais civis mortos, melhor

Imaginem a indignação se, ao invés de um líder do Hamas, tivesse sido um líder de Israel a teorizar que a morte do maior número dos seus compatriotas é "um sacrifício necessário".
Parlamento Europeu

Eurodeputado, o melhor emprego do mundo

Quem, no seu juízo perfeito, estaria disposto a abrir mão do melhor emprego do mundo? Desse investimento seguro que é um assento em Bruxelas?
Abstenção

Abster-se não é protesto, mas estupidez

O PS obteve a maioria absoluta com os votos de apenas 21% dos quase 11 milhões de eleitores inscritos. A democracia também pode morrer de anorexia
Agricultura

A UE sitiada por tractores

Tanto a PAC como o Acordo Verde parecem orientados para um dirigismo rígido que se traduz numa espécie de "kolkhosização" sub-reptícia da agricultura europeia.
Guerra na Ucrânia

Marcha triunfal dos guardiões do Ocidente

Todos tão empenhados em prolongar a destruição enquanto esperam sabe-se lá o quê, ninguém sabe quanto irá custar a transformação da Ucrânia num grande cemitério para testar a resiliência da Rússia.
Hamas

Fundos para o Hamas? A UE à deriva

Como pode a UE garantir que nem um cêntimo foi ou irá parar aos Hamas? Há uma probabilidade de parte do dinheiro fluir para fins diferentes dos pretendidos, mas sempre foi considerada risco calculado.
Comissão Europeia

Dar ordens e proibir

A UE corre o risco de regressar à Idade Média, com os cidadãos reduzidos a súbditos, vestidos com roupas remendadas, sem carro, obrigados a ter saúde e a fazer pelo menos seis check-ups por ano.
Habitação e Urbanismo

UE, depois dos carros, as casas “verdes"

Portugal tem um parque habitacional antigo, e este não pode ser adaptado, em nome da transição ecológica, segundo uma visão classista: quem tem dinheiro adapta-se, quem não tem que se desenrasque.
Guerra na Ucrânia

Pobre União Europeia. Da paz à guerra

Se a Ucrânia cair no pesadelo nuclear, a UE não poderia deixar de ser considerada moral e politicamente co-responsável por tamanha barbárie, uma vez que o ataque nuclear não surgiria do nada.
Coronavírus

Certificado Digital, a maior mentira

As farmacêuticas não tiveram tempo para testar as vacinas contra a Covid devido à pressão dos governos, daí terem exigido uma cláusula que os isentasse de quaisquer pedidos de indemnização.
Água

Seca: a descarga de responsabilidade nos cidadãos

Que sentido faz pedir aos cidadãos que consumam menos água, quando a maior parte dela se perde antes de chegar às suas casas? Porque devem os cidadãos sofrer privações pela inação dos responsáveis?
Comissão Europeia

A liberdade é um luxo que não pode ser permitido 

Por detrás da recente regulação da Comissão Europeia está o medo de muito espaço concedido aos cidadãos. É a única explicação para este frenesim legislativo sob a rubrica do “mercado único digital”.
Guerra na Ucrânia

A liberdade e o pacifismo cínico

“A Ucrânia não tem o direito de existir como um estado independente”. O que é isto senão uma afirmação genocida? Mas genocidas são os ucranianos que não reconhecem o grande pacifista que é Putin.
Coronavírus

O fim da hipocrisia da pressão vacinal

As novas regras conferem ao certificado uma condição que se pretende duradoura. A condição de não-patologia é agora algo que deve ser testado por cada sujeito de forma permanente, por tempo ilimitado.
Coronavírus

O Jogo do Ganso

A vacina tornou-se um acto de fé inabalável. Em actos de fé, não faz sentido fazer perguntas. É o lema fascista aplicado à saúde, “acreditar, obedecer, lutar”.
Pandemia

Certificado Digital, a obrigação de vacinar 

O Governo terá de provar que a vacinação é necessária e eficaz. Se o fizer, terá de aprovar uma lei que obrigue todos a serem vacinados. Até prova em contrário, essa obrigação permanece ilegal.
Assédio Sexual

Porque é que em Portugal não há um caso Weinstein

Para estas almas, que vivem num quarto escuro, qualquer explicação para o assédio sexual e para a violência é sempre a mesma: um módulo ideológico pré-impresso e repetido incessantemente.
Politicamente Correto

O segundo passo para o totalitarismo

A propaganda alimenta-se de ignorância e de arrogância. Ela pode assumir várias formas, mas a manipulação orwelliana da linguagem continua a ser a chave para a reforma do pensamento.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.