813kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Paulo Freitas do Amaral

Convidado

Artigos publicados

Refugiados

As tretas acerca dos refugiados em Portugal...

O acolhimento que o Estado português dá aos refugiados é uma gota no Oceano junto dos cerca de 2000 refugiados que existem em Portugal.
Poder

7 quinas, 5 castelos e 4 poderes...

A comunicação social torna-se o 4.º poder da nossa democracia, um poder que em certas circunstâncias se torna maior do que a Assembleia da República ou os Tribunais...só que não é eleita por ninguém.
Santa Casa de Lisboa

Ana Jorge é de César, a Santa Casa de Lisboa não é

É incompreensível a preocupação do PS com a Misericórdia de Lisboa quando ao longo das últimas décadas tratou todas as outras Misericórdias do país, de forma desprezível.
Imprensa

O regresso do "lápis azul" pela mão dos regedores

Em vez do apoio à imprensa regional, o que vemos é a proliferação de gastos públicos em assessorias e gabinetes de comunicação camarários.
25 de Abril

"Comemoração do 25 de abril ou..."

A operação de marketing da esquerda continua de boa saúde e constatamos que o slogan da esquerdas e sobrepõe ao slogan que deveria ser o correto.
Futebol

Final da taça, very-light e erro do Presidente

Durante anos não voltei a entrar num estádio de futebol. Aquela morte estúpida e a indiferença do Presidente da República causaram-me tristeza.
Eleições

As malandrices do sistema eleitoral português

À burocracia das eleições, o simplex nunca chegará. O sistema governado pelos velhos partidos dificulta, dificulta,  dificulta, dificulta...
Eleições

Os 29 debates e os partidos que ficam fora

Os editores políticos e diretores televisivos, amigos de longa data dos partidos do sistema, atuam de forma parcial, prejudicando a nossa democracia.
Eleições

O fim da picada

Um ministro não é um ajudante-às-ordens, mas há quem agora prefira passar por outra pessoa, alguém completamente mudado.
Eleições

Governo na reta final, pé no acelerador do wokismo

Enquanto extremistas e moderados fingem não ser o que são, as loucuras do wokismo vão avançando pelos interstícios
Partidos e Movimentos

O primeiro negro a fundar um partido em Portugal

O Tribunal Constitucional obriga a que este tratamento de igualdade entre homens e mulheres esteja patente nos estatutos de um partido em que a primeira subscritora é uma mulher.
Clubes e Associações

As imposições da Europa aos pequenos clubes

O número de campos sintéticos em Portugal é enorme e é simplesmente impossível à maior parte dos pequenos e médios clubes cumprirem com as exigências de uma Europa que legisla para países ricos.
Juízes

Será bom ter juízes com apenas 24 anos?

Um jovem aos 24 anos não tem a experiência de vida suficiente que lhe permita ajuizar determinadas situações. Para ser juiz na Inglaterra é preciso exercer a advocacia pelo menos cinco anos.
CP

CP: passes do terceiro mundo a 300 euros

A forma como a CP emite estes passes é totalmente arcaica. O tempo de espera é de seis dias, através de um modus operandi mais arcaico que o L1 ou L123 da Carris que eu utilizava nos anos oitenta. 
Presidente da República

Os segundos mandatos "oralilólé" dos presidentes

É preciso valorizar o atual Presidente, que não amua fechado no Palácio, que não se pôs em cima de tartarugas e que não arrisca criar partidos de forma a ter os seus próprios Governos.
Smartphones

Telemóveis nas escolas? Não, obrigado 

Constatamos que hoje em dia os alunos cabo-verdianos detêm uma caligrafia melhor do que os alunos portugueses por estarem menos habituados aos computadores e aos telemóveis.
História

História local, um conteúdo a inserir na Educação

Sentirmo-nos identificados com a comunidade vizinha das nossas residências é o primeiro passo que se dá no sentido da paz social e da tolerância entre culturas diferentes.
Comportamento

"Fazer cerimónia", a expressão que desapareceu

Perante a apatia dos pais, assistimos a uma nova geração de filhos únicos que acha que correto é mostrarem-se como donos das situações e dos espaços, independentemente de com quem estão e onde estão.
Professores

Bolonha, sindicatos e falta de professores

Ao longo destas décadas foi mais fácil ceder a Mário Nogueira e aos professores que já se encontram nos escalões mais avançados, do que atender aos interesses de várias gerações qualificadas.
Liberdade de Expressão

Governo alucina e imagina que é Magina

José Luís Carneiro passa a imagem de que governa com receio de desagradar a quem está sob o seu "comando", uma vez que falou com o presidente da última empresa pública a que deveria ligar, a RTP.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos