Esta semana, enquanto me dirigia ao Hotel Bristol em Varsóvia para participar, a convite do Atlantic Council, num painel de debate intitulado “Depois de Vilnius: Uma Perspetiva de Varsóvia sobre a Cimeira”, deparei-me com um impressionante cortejo de carros diplomáticos. Um reflexo do interesse inflamado que a cimeira da NATO despertou na comunidade diplomática da capital polaca, um país que tem sido um fervoroso defensor da Ucrânia na sua luta contra a agressão russa e uma “peça-chave” na nova arquitetura de defesa na região.

A recente cimeira da NATO em Vilnius marcou um marco importante na definição do futuro da Aliança e no tratamento dos principais desafios de segurança. Embora tenham sido dados passos significativos, alguns argumentam que faltou ambição e criatividade à Aliança.

Um dos maiores sucessos da cimeira foi o reforço da dissuasão da NATO ao longo da sua linha da frente com a Rússia, estendendo-se desde os países do Norte até ao Mar Mediterrâneo. Com a Finlândia já como membro e a Suécia prestes a seguir-se, existe agora uma sólida linha de defesa contra a agressão russa no Norte. Isso reforça a postura de segurança da NATO e envia uma mensagem clara de solidariedade e compromisso com a defesa coletiva.

Destaco também a declaração de que a Federação Russa representa a ameaça mais significativa e direta à segurança, paz e estabilidade dos aliados na área euro-atlântica. Este reconhecimento é crucial para galvanizar o apoio à Ucrânia e demonstrar que a assistência da NATO ao país não é mera filantropia, mas um imperativo estratégico para salvaguardar os nossos interesses vitais.

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No entanto, um sentimento de desapontamento permaneceu entre a maioria dos aliados, e em particular no Presidente Zelensky. A razão foi a incapacidade de proporcionar um plano concreto para a adesão da Ucrânia à Aliança. Embora passos cautelosos tenham sido dados, como a elevação da Comissão NATO-Ucrânia a Conselho, muitos esperavam um compromisso mais forte e um roteiro mais claro para a adesão ucraniana. Por outro lado, a declaração conjunta dos líderes dos países do G7, que incluiu compromissos e acordos de segurança a longo prazo, ajudou a compensar essa desilusão.

Mudança da Dissuasão-pela-Retaliação para Dissuasão-pela-Negação

O nível de destruição exibido pela Rússia na sua guerra de agressão contra a Ucrânia e a mudança no panorama de segurança tornaram necessária uma mudança da dissuasão-pela-retaliação para uma dissuasão-pela-negação. Esta estratégia exige uma presença mais permanente e visível da NATO, particularmente nos Estados Bálticos, para negar o acesso à Rússia e dissuadir uma potencial invasão. Os países da região, que há anos pedem um aumento da presença da Aliança, receberam compromissos nesse sentido por parte de alguns aliados. No entanto, a implementação deste reforço será crucial para uma segurança efetiva.

Ao reforçar a sua presença no flanco Leste e fortificar as suas defesas, a NATO pode dissuadir eficazmente a agressão e garantir a segurança dos seus Estados-membros.

Adesão da Suécia: uma viagem na montanha-russa

A antecipação da cimeira trouxe uma montanha-russa de emoções em relação à adesão sueca. Nas horas que precederam a cimeira, a incerteza pairou quando o Presidente turco Recep Tayyip Erdoğan vinculou a adesão sueca à adesão turca à UE. No entanto, as esperanças foram reacendidas quando o Presidente turco levantou repentinamente a sua objeção à adesão da Suécia à NATO, pondo fim a um enervante jogo do gato e do rato. O líder turco terá mudado de posição depois de reavaliar os riscos de resistir contra praticamente todos os parceiros da Aliança. O impasse começava a ameaçar quaisquer benefícios adicionais que Ancara pudesse obter.

A adesão da Suécia é uma excelente notícia para a própria, para a região do báltico e para a NATO. Juntamente com a Finlândia, a adesão da Suécia reforça ainda mais a segurança da NATO nesta parte vital da Europa, que vai do Mar Báltico ao Ártico, e melhora as capacidades e alcance da Aliança. Reforça também a mensagem de que a NATO é uma organização dinâmica e em evolução, adaptando-se a novos desafios de segurança e expandindo os seus membros para garantir a segurança e estabilidade coletivas.

Na antecâmara de se tornar o 32º membro da Aliança, a Suécia compromete-se a alcançar gastos de defesa de 2% até 2026 e duplicar as suas forças armadas, de 60.000 para 120.000 efetivos.

Além do alargamento da Aliança e dos compromissos renovados pelos seus membros para cumprir o limiar de despesa com defesa de 2% do PIB, os três planos para a defesa da Aliança nos seus flancos Norte, Central e Sul, representam um novo capítulo na defesa coletiva da NATO. As mais de quatro mil páginas de planos militares preparados pelo SACEUR (Supreme Allied Commander Europe) General Christopher Cavoli e pela sua equipa definem, de forma precisa, o que a Aliança faria no caso de um ataque a um dos seus membros. Esta é a primeira vez desde a Guerra Fria que a Aliança preparou planos tão detalhados e específicos. Eles tornam a dissuasão e defesa da Aliança mais credível do que nunca.

Um passo em frente para a segurança da Ucrânia, mas não o desejado

No que diz respeito às aspirações de adesão da Ucrânia, embora a cimeira não tenha fornecido um roteiro claro para a adesão, a criação de um Conselho NATO-Ucrânia e a remoção do Plano de Ação para a Adesão (MAP) da adesão da Ucrânia à NATO são sem dúvida passos concretos rumo a uma cooperação mais estreita com Kyiv, especialmente considerando as preocupações de Washington e Berlim sobre a prontidão da Ucrânia para aderir à Aliança. Isso demonstra um compromisso com a integração da Ucrânia e oferece oportunidades para abordar as reformas e condições necessárias para a adesão.

Acima de tudo, é essencial que a NATO continue a apoiar os esforços da Ucrânia para reforçar as suas capacidades de defesa e melhorar a interoperabilidade com as forças da Aliança.

Na quarta-feira, os líderes do G7 anunciaram planos para compromissos de segurança a longo prazo com a Ucrânia. O novo quadro procura criar compromissos bilaterais de segurança entre os Estados membros do G7 e a Ucrânia, fornecendo assistência de segurança, equipamento militar moderno e assistência económica “pelo tempo que for necessário”.

Novo conceito estratégico da NATO

O comunicado da Aliança coloca corretamente a Rússia como a mais significativa e direta ameaça à segurança, paz e estabilidade dos aliados na área euro-atlântica, na sequência da guerra de agressão ilegal de Moscovo contra a Ucrânia, do terrorismo, dos crimes de guerra e das terríveis violações do direito e normas internacionais.

Mas também confirma a crescente atenção da Aliança em relação à China e à região mais alargada do Indo-Pacífico, reconhecendo a interconexão das questões de segurança nas diferentes regiões. A China é acusada de desafiar os valores, interesses e segurança da Aliança, através de operações híbridas e cibernéticas, desinformação, e esforços para controlar setores-chave da economia. O comunicado também recupera os avisos do ano passado sobre a “parceria estratégica cada vez mais profunda” da China com a Rússia para pedir a Pequim que se abstenha de todas as formas de apoio à guerra da Rússia contra a Ucrânia – particularmente a provisão de qualquer ajuda letal.

Numa era de rivalidade entre grandes potências e competição estratégica, a crescente consciencialização de que a China e a Rússia são aliadas e representam uma ameaça comum ao Ocidente sublinha a necessidade de uma frente unida contra essas potências não-democráticas e enfatiza a importância das relações com Estados parceiros com quem partilhamos valores. É por isso que os chefes de Estado e de Governo da Austrália, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia, com quem a NATO quer fortalecer parcerias, foram convidados para a cimeira.

Este desenvolvimento mina os planos da China para desmantelar a rede de alianças liderada pelos EUA, de criar uma esfera de influência no Indo-Pacífico e de transformar a ordem global baseada em regras e no direito internacional.

No entanto, Pequim ficará satisfeita por o documento não incluir uma referência à abertura de um escritório da NATO no Japão, que esteve em cima da mesa, refletindo uma falta de consenso entre os aliados sobre o papel da NATO na Ásia.

Uma coisa é certa, a NATO não pode ignorar a ameaça de guerra sobre Taiwan e, como disse recentemente o Secretário-Geral da NATO Jens Stoltenberg, “a China está a observar para ver o preço que a Rússia paga, ou a recompensa que recebe, pela sua agressão“.

Implementação: a chave para o sucesso

Apesar de todos os planos e declarações, a chave para o sucesso residirá na implementação. Ações tangíveis devem seguir esses compromissos para garantir que os objetivos da NATO sejam eficazmente alcançados. A ênfase na implementação foi uma conclusão crucial das discussões, sublinhando a necessidade de medidas concretas e de acompanhamento para enfrentar a evolução do panorama de segurança.

Uma Nova Guerra Fria?

Enquanto a guerra na Ucrânia continua, a NATO concentra-se, com razão, no reforço da sua segurança comum. Mas deveria a NATO estar também a pensar em como pode reconstruir as relações com a Rússia no futuro? O Ato Fundador NATO-Rússia, assinado em 1997, tornou-se letra morta devido aos repetidos incumprimentos da Rússia dos seus compromissos. Qualquer futura relação NATO-Rússia deveria basear-se num novo quadro que aborde as principais preocupações de segurança de ambas as partes e adira a princípios de respeito mútuo, cooperação e transparência. Só assim pode haver esperança de paz duradoura na Europa! Mas será isso possível com esta Rússia? Ou estamos condenados a uma nova Guerra Fria durante os anos vindouros?

Cimeira da NATO: aproveitar o momento geopolítico

Embora haja um sentimento alargado de que a NATO demonstrou falta de ambição e criatividade em lidar com os desafios em evolução, particularmente no que diz respeito à entrada da Ucrânia na Aliança, acredito firmemente que a cimeira teve resultados fundamentalmente positivos para os aliados e para a nossa segurança coletiva. A Aliança, revitalizada pela guerra de agressão da Rússia na Ucrânia, sai fortalecida da cimeira, e a região euro-atlântica está agora mais forte e segura. E, apesar da encenação de descontentamento do Presidente Zelensky, a Ucrânia terá poucas razões para se lamentar, considerando o compromisso explícito e inabalável de apoio que recebeu. Realisticamente, não seria de esperar mais, e creio que Zelensky também o sabia.

No entanto, este não é o momento para descansar. Com a aproximação do 75º aniversário da NATO, que se celebra no próximo ano em Washington, é crucial intensificar os esforços e responder à urgência do momento. “Encontramo-nos num momento geopolítico” que exige ação pró-ativa e decisiva. Os passos dados na cimeira da NATO fornecem a fundação para moldar o futuro da Aliança. Agora, mais do que nunca, é hora de sermos ousados, inovadores e comprometidos em preservar os valores e a segurança que nos definem. Animus in consulendo liber!