Neste momento, estou preocupada quer com a minha filha que frequenta o 8º ano, quer com os meus alunos do 8º ano.
As minhas preocupações vão desde a apresentação dos conteúdos em formato digital até às questões físicas de ligar quinze computadores em cada sala e o risco de ficar sem internet. Sem discorrer sobre a forma como muitos alunos utilizam o computador.
Sou responsável pela literacia matemática dos meus alunos do 8º ano, mas não sou responsável pela proficiência digital.
Os meus alunos conhecem o Word, Excel e PowerPoint porque já apresentaram trabalhos nestes formatos na disciplina de Matemática, mas ignoro a sua proficiência. Já lhes apresentei algumas aplicações Geogebra e o Photomath.
Não existe, no meu horário, nenhuma hora para os alunos poderem treinar os programas que eventualmente vão usar: o Equation ou similar.
Assim, não tendo ideia, no início do ano letivo, de como seria a Prova de Aferição da disciplina de Matemática, prevejo que o resultado será o seguinte: se correr bem, as políticas públicas emanadas pelo Governo são excelentes, mas se correr mal a culpa será minha – a Professora de Matemática.
Se eu soubesse que os alunos teriam esta prova neste formato, teria feito um planeamento diferente, inclusive teria aplicado Provas de Avaliação e Questões Aulas em formato digital, ou num formato mais próximo do que está planeado, embora não faça a mínima ideia do que está planeado, além da informação-prova publicada no IAVE.
Uma semana antes de terminar o 2º período foi publicado um link de “exemplos de provas para ambientação gráfica”. Dei a conhecê-lo aos meus alunos, mas, neste momento, não tenho tempo para treinar, já que os conteúdos do 8º ano são muito exigentes e neste ano letivo foi inserido um novo capítulo, isto é, um capítulo transitou que do 9º ano para o 8º ano.
Pretendo alertar os alunos e encarregados de educação para a necessidade de este treino ser realizado em casa.
Por um lado, se alguém sugerir, caso algo corra mal, que foram as greves, estão enganados. Com a implementação dos Serviços Mínimos, todas as aulas têm sido lecionadas.
Por outro lado, apesar de alguns serem bons alunos, têm ainda dificuldade na leitura e interpretação de textos dos enunciados.
Dou sempre a instrução para lerem, e, se não perceberem, devem começar pelo exercício que quiserem, podendo alterar a ordem das questões. Ignoro se os alunos no formato digital podem voltar atrás nas questões e fazer a revisão de algum exercício como é hábito nos testes em papel.
Neste momento, a desmaterialização pode ser um sucesso ou gerar confusão.