Submarinos
Kim Jong Un

Kim Jong-un inspeciona novo submarino

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu.
Tráfico de Droga

A perseguição e captura de um submarino com droga

153
O vídeo mostra elementos da Guarda Costeira norte-americana literalmente a saltarem para cima de um submarino que transportava milhares de quilos de droga, no Pacífico.
Ministério da Defesa

Portugal ajuda Marrocos a operar submarinos 

141
Gomes Cravinho diz que ambos os países têm uma relação muito antiga e que há ganhos para ambas as partes. Ajuda passa por permitir a Marrocos fazer exercícios a bordo de submarinos portugueses.
Submarinos

Rússia. 14 mortos em incêndio num submarino

153
O incêndio começou na segunda-feira enquanto o submarino fazia testes em águas russas. Marinheiros morreram devido a inalação de fumo. Ainda não é conhecida a causa do fogo.
Rússia

Putin. Rússia lança submarino com drones nucleares

386
O presidente russo viu ser lançado o submarino que deve entrar ao serviço no próximo ano através de uma videoconferência. O aparelho transporta drones com capacidade para causar um tsunami devastador.
Submarinos

Primeira submarinista portuguesa recebe o diploma

1866
A primeira mulher a integrar a esquadrilha de um submarino em Portugal tem 30 anos e nasceu em França. Diz que nunca sofreu qualquer tipo de discriminação por parte dos 32 companheiros.
Argentina

Argentina. Submarino encontrado um ano depois

273
O submarino argentino San Juan, que desapareceu a 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes, foi descoberto na sexta-feira no Oceano Atlântico, informou a Marinha daquele país em comunicado.
Argentina

Argentina prevê novidades sobre submarino em breve

O Governo argentino prevê novidades até terça-feira sobre o submarino que tem sido procurado na zona onde desapareceu, em novembro de 2017.
Tailândia

Como é o submarino de Musk para resgatar jovens

147
Elon Musk construiu um mini-submarino capaz de transportar os rapazes presos na gruta Tham Luang, na Tailândia. O aparelho pode ser levado por dois mergulhadores e é extremamente robusto.
Austrália

Mistério do submarino australiano resolvido

Parte do submarino foi encontrada a mais de 300 metros de profundidade na zona onde tinha desaparecido. Mais de um século depois ficou resolvido um grande mistério.
Argentina

Argentina. Submarino fez oito chamadas para terra

121
Dados de comunicações satélite revelam que o capitão falou durante 55 minutos com a base. Foram reportadas informações sobre um incêndio a bordo do submarino.
Argentina

Submarino. Juíza não tem recursos para investigar

A juíza argentina que está a investigar o desaparecimento do submarino ARA San Juan diz que não tem recursos técnicos para investigar. Marta Yáñez garante que ainda não obteve qualquer resposta.
Argentina

Submarino. Governo suspeita de corrupção

O governo argentino suspeita de corrupção no processo de reparação do submarino desaparecido há 20 dias. O ARA San Juan foi reparado no mandato da antiga presidente Cristina Kirchner.
Argentina

Submarino. 44 tripulantes dados como mortos

414
As Forças Armadas argentinas vão continuar a procurar o submarino, mas suspenderam o salvamento de pessoas. Os 44 tripulantes do ARA San Juan foram dados como mortos.
Submarinos

Água entrou no submarino e causou curto-circuito

242
O submarino argentino desaparecido não terá sofrido nenhum ataque. Terá entrado água que provocou um curto-circuito que, por sua vez, originou um incêndio.
Submarinos

Submarino. Cinco dos tripulantes são árbitros

Cinco dos 44 tripulantes do submarino argentino desaparecido são árbitros de futebol. Os cinco árbitros pertencem a diferentes categorias, para além das funções que desempenham na Marinha argentina.
Argentina

Quem são os 44 marinheiros do submarino argentino

204
Há uma única mulher a bordo, a primeira mulher argentina a bordo de um submarino. Vários marinheiros têm filhos de um ou dois anos. Há dois marinheiros com casamentos marcados.
Política

João Soares:Portas foi "talvez" o melhor na Defesa

2329
O deputado socialista João Soares defendeu que o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas foi "um excelente ministro da Defesa, se não o melhor", elogiando a solução para a OGMA e a compra de submarinos.
Sociedade

Argentina abre inquérito à Marinha

O governo argentino abriu um inquérito para determinar o grau de incumprimento do comando da Marinha no desaparecimento do submarino San Juan e anunciou que os responsáveis serão afastados.
Argentina

É "apressado" avançar hipóteses para submarino

A juíza que está encarregue do caso do submarino que desapareceu na Argentina, com 44 tripulantes, refere que não tem os elementos necessários para avançar com a investigação.
Argentina

"Está escuro aqui." O desastre do submarino Kursk

140
Duas explosões fizeram com que o inafundável submarino russo Kursk afundasse a 12 de agosto de 2000. 118 pessoas morreram. Foi a maior tragédia subaquática da história. A atenção está no San Juan.
Argentina

Submarino. Familiares já não têm esperança

142
As famílias dos 44 tripulantes argentinos perderam a esperança de que os marinheiros do ARA San Juan estejam vivos e fazem críticas às autoridades. "Estou à espera de um cadáver", confessa uma irmã.
Sociedade

Como é a vida dentro do submarino desaparecido?

103
Dentro do ARA San Juan, a disciplina é essencial: os sonos são por turnos, a dieta é especial e a mobilidade, em virtude do espaço, é muito reduzida. A vida não é fácil e o treino também não foi.
Submarinos

Submarino. Marinha regista "explosão violenta"

110
Marinha argentina tem registo do som de uma forte explosão na mesma altura em que o submarino emitiu um último sinal e desapareceu. Também já foi encontrado na zona um objeto ainda por identificar.
Mundo

Detetado "ruído" depois de submarino desaparecer

O porta-voz da Marinha argentina anunciou que um "ruído anómalo" foi registado há uma semana, três horas após a última comunicação do submarino ARA San Juan.
Submarinos

Como buscar um submarino feito para ser invisível

Nove países estão a ajudar a Argentina a procurar o submarino argentino desaparecido há uma semana. As condições do mar estão a dificultar as buscas. As técnicas são as mesmas de um cenário de guerra.
Argentina

Oxigénio no submarino pode estar no limite

105
As buscas ao submarino argentino, ARA San Juan, intensificaram-se nas últimas horas, devido à progressiva perda de oxigénio no submarino. Há 12 países a ajudar nas operações.
Argentina

Presidente argentino pede que encontrem submarino

O Presidente da Argentina pediu aos principais chefes militares que usem todos os meios para encontrar o submarino ARA San Juan, que desapareceu no Atlântico com 44 tripulantes.
Argentina

Marinha nega que sons são do submarino

A Marinha argentina garante que os sons detetados no mar não são do submarino argentino. A unidade da Armada argentina está desaparecida há vários dias e reportou uma avaria na quarta-feira.
Submarinos

Como sobreviver no submarino argentino?

1417
A poupar água, energia e oxigénio. Os marinheiros deitam-se para produzir o mínimo de dióxido de carbono. Isto no caso de não ter havido acidente.
Argentina

Submarino argentino desaparecido enviou apelo

Bases navais da Argentina receberam contactos por telefone-satélite que poderão ter sido feitos a partir do submarino militar argentino, de que não se tem contacto desde quarta-feira.
Dinamarca

"Foguetão" Madsen, o suspeito de matar a repórter

165
Submarinos e exploração espacial são as duas paixões de Peter Madsen, o homem que estará por detrás da morte da jornalista sueca Kim Wall, cujo corpo apareceu desmembrado ao largo de Copenhaga.
Suécia

Jornalista sueca desaparece num naufrágio

195
Uma jornalista sueca está desaparecida desde a semana passada na sequência do naufrágio de um submarino. Não há paradeiro da repórter, mas as autoridades desconfiam do engenheiro.
Submarinos

Austrália compra 12 submarinos à França

Representantes dos governos australiano e francês selaram o acordo para a compra de 12 submarinos fabricados pela empresa francesa DCNS, cujo montante ascende a 50.000 milhões de dólares.
Marinha Portuguesa

Submarinos. Alemães passam "know-how" ao Alfeite

134
Tridente e Arpão vão ser alvo das "primeiras revisões intermédias específicas". Custa 50 milhões. A partir de 2018, estas revisões poderão passar a ser feitas no Arsenal do Alfeite.
Ministério da Defesa

Revisão a submarinos custa 48 milhões de euros

120
O ministro da Defesa Nacional autorizou a Marinha Portuguesa a contratualizar a primeira revisão intermédia dos submarinos Tridente e Arpão, que não poderá ultrapassar os 47.99 milhões de euros.
Submarinos

Rússia investe em submarinos de nova geração

Os Russos lançaram o primeiro exemplar da nova classe de submarinos. Os Estados Unidos estão preocupados com as inovações destas embarcações que usam tecnologia de ponta.
Submarinos

Submarino português preso em arrastão

102
O incidente ocorreu durante uma missão de treino com a marinha britânica, quando o submarino tridente ficou preso nas redes de um pesqueiro, 55 quilómetros a sudeste do Cabo Lizard.
Mundo

França vai construir 12 submarinos para Austrália

O grupo francês DCNS vai construir a próxima geração de submarinos australianos, num contrato estimado em 34 mil milhões de euros, anunciou hoje o primeiro-ministro da Austrália.
Presidente da República

PR avisa que programa tem de agradar a Bruxelas

136
Rebelo de Sousa foi o primeiro Presidente a visitar os novos submarinos. Na visita à Marinha falou do Programa de Estabilidade e pediu investimentos para as Forças Armadas.
Submarinos

Submarinos: decisão de Estrasburgo violou direitos

A Sérvulo & Associados considerou que a decisão do Tribunal de Estrasburgo sobre as buscas neste escritório de advogados, no caso dos submarinos, “não defende o direito à privacidade“.
Submarinos

Provedora questiona CE sobre queixa de Ana Gomes

349
A Provedora da Justiça Europeia, Emily O'Reilly, quer que a Comissão Europeia explique porque não respondeu de forma satisfatória à queixa apresentada pela eurodeputada do PS em 2010.
Submarinos

Parlamento volta a discutir negócio dos submarinos

A aquisição de dois submarinos alemães pelo Estado português vai ser hoje alvo de novo debate na Assembleia, desta vez por iniciativa de um conjunto de cidadãos que exigem novas investigações.
Submarinos

Confirmada absolvição dos arguidos dos submarinos

O Tribunal da Relação de Lisboa manteve a absolvição dos 10 arguidos do processo das contrapartidas dos submarinos ao confirmar na íntegra o acórdão da primeira instância.
Submarinos

Ana Gomes recorre de indeferimento

O juiz afirma que a instrução não pode ser aberta por inadmissibilidade legal do requerimento. Ana Gomes vai recorrer da decisão do juiz.
Economia

Contrapartidas militares. 902 milhões por executar

Relatório sobre contrapartidas militares de 2014 conclui que foram executados mais de metade dos valores comprometidos. Mas há contratos com execução baixa, como é o caso dos blindados Pandur.
Submarinos

Ana Gomes defende-se e acusa novamente Portas

246
A eurodeputada questiona se é ela que está a mentir compulsivamente, publicando no Twitter uma fotografia do processo em que foi concluído que certos elementos da investigação "não foram localizados".
Comissão de Inquérito BES

Portas recusou falar sobre encontro com Salgado

Paulo Portas diz que "tiros" durante a quinta-feira sobre matérias que o ligam ao BES, aos submarinos e aos vistos gold "caem todos ao lado".
Justiça

Ana Gomes pede investigação a património de Portas

359
A eurodeputada Ana Gomes (PS) defende que no caso dos submarinos "há elementos que justificam uma investigação ao património de Paulo Portas".
Comissão de Inquérito BES

Avaliação da Escom era um "bocadinho salgada"

Luís Horta e Costa, questiona a avaliação da Escom feita pelo BESI na venda à Sonangol. Seria difícil de justificar o preço. Era uma coisa um "bocadinho salgada".
Justiça

Submarinos: 4.600 assinaturas contra o arquivamento

Uma carta aberta online contra o arquivamento do caso dos submarinos, dirigida à Procuradoria Geral da Republica, foi já assinada por 4.600 subscritores.
Submarinos

Portas: "Fomos insultados, difamados e atacados"

296
Paulo Portas está aliviado com o fim do processo dos submarinos. Na mensagem de Ano Novo, fala da disposição para "renovar a maioria" de Governo e em como 2015 pode ser um "ano bom" para o país.
Paulo Portas

Submarinos: CDS satisfeito com arquivamento

936
Centristas mostram agrado por arquivamento e defendem o presidente do partido, Paulo Portas. Secretário-geral lembrou ainda que nenhum militante foi implicado no caso Portucale.
Justiça

Processo dos submarinos vai ser arquivado

1717
O Ministério Público decidiu arquivar o processo e não levar a julgamento nem deduzir acusações contra os arguidos.
Defesa

Submarino faz revisão de 5,5 milhões em 2015

O ministro da Defesa autorizou uma revisão programada ao segundo dos dois submarinos comprados à Alemanha, por um valor máximo de 5,5 milhões de euros, em 2015.
Submarinos

PS quer PGR a avaliar "mentiras" de Durão e Portas

PS aponta contradições entre os depoimentos prestados por Durão Barroso e Paulo Portas na comissão de inquérito e cita um documento oficial da justiça alemã para o sustentar.
Equipamento Militar

Relatório sobre compras militares vai hoje a votos

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à compra de material militar, que mereceu um "documento-sombra" da oposição, vai ser votado no plenário da Assembleia.
Comissão de Inquérito

Oposição contra-contra-ataca nos submarinos

PS, PCP e BE voltam ao contra-ataque no caso do polémico relatório da comissão de inquérito a compras militares. Papel do BES e o leilão bancário são os tópicos onde a oposição volta a insistir.
Submarinos

PS quer encontrar o "6º homem" na comissão do BES

395
Partidos da oposição consideram "um embuste" o relatório da comissão de inquérito às compras militares e não desistem de investigar dinheiro de "luvas" nos submarinos.
Comissão de Inquérito

Submarinos: relatório derrapa 

Prazo para entrega do relatório sobre sete contratos de equipamento militar terminou às 0h de sexta-feira, mas documento não foi entregue. Relator fez maratona de trabalho durante a madrugada.
Submarinos

"Há uma parte que teve de ser entregue a alguém"

3756
Ricardo Salgado disse aos membros da família que houve uma sexta pessoa a receber uma fatia dos cerca de 30 milhões pagos à Escom pelo negócio dos submarinos.
Submarinos

Oposição lamenta “rapidinha"

168
PSD e CDS rejeitaram pedido dos partidos da oposição para prolongar o prazo dos trabalhos da comissão de inquérito a sete contratos de reequipamento militar, incluindo os submarinos.
Submarinos

Submarinos: clã Espírito Santo recebeu 5 milhões

3132
Jornal i diz que Ricardo Salgado falou de uma comissão no Conselho Superior do GES. A família Espírito Santo terá recebido cinco dos cerca de 30 milhões pagos à Escom por serviços de consultoria.
Inquérito

Barroso não sabia do BES na compra dos submarinos

282
Nas respostas à comissão parlamentar de inquérito, Durão Barroso afirma que só acompanhou a compra dos submarinos em "termos gerais".
Comissão de Inquérito

As 16 verdades de Portas sobre os submarinos

A maioria PSD-CDS chumbou um pedido do PS para ouvir de novo no Parlamento Paulo Portas sobre a compra dos submarinos. CDS publicou no seu site as 16 respostas principais do ex-ministro da Defesa.
Comissão de Inquérito

PS envia 26 questões a Barroso sobre submarinos

Socialistas querem saber se ex-primeiro-ministro foi pressionado pela empresa alemã que vendeu os submarinos ou mesmo pelo Governo alemão. E relaciona submarinos com financiamento partidário.
Comissão de Inquérito

Submarinos com papéis e arquivos "perdidos" 

371
Advogados envolvidos na venda dos submarinos alemães admitiram o desaparecimento de documentação em audição no Parlamento.
Parlamento

PS quer ouvir Portas de novo sobre os submarinos

Socialistas querem confrontar ex-ministro com declarações de ex-responsável do fabricante dos submarinos alemães e com auditoria do Tribunal de Contas sobre contrato de 2004.
Reino Unido

Militares grávidas poderão trabalhar em submarinos

Sistema de filtragem do ar permite controlar os níveis de dióxido de carbono - potencialmente nocivo para mulheres e fetos - a bordo destas embarcações.
Comissão de Inquérito

Submarinos: Barroso e Guterres chamados a depor

175
BE pediu audição de Durão Barroso sobre concurso de submarinos, mas maioria só viabilizou impondo também o nome de António Guterres, anterior primeiro-ministro.
Caso dos Submarinos

Negociação forçou baixa do preço dos submarinos

O ex-secretário-geral do Ministério da Defesa reconheceu que a proposta que financiou a compra de submarinos era mais elevada do que a que foi feita pela banca alemã. Negociação forçou baixa do preço.
Submarinos

Ana Gomes sobre Portas: "Errei", mas não em tudo

151
A eurodeputada está a ser ouvida no Parlamento. Confrontada pelo CDS, admitiu que errou em algumas acusações a Paulo Portas, mas insistiu que "há suspeitas de corrupção sobre Paulo Portas".
Submarinos

Substituição de contrapartidas sem penalização

107
Atual Governo prorrogou em 2012 prazo a grupo alemão GSC que vendeu submarinos e permitiu a substituição de contrapartidas sem penalizações, revela contrato entregue a deputados.
Parlamento

Submarinos: Bónus e prémios da Escom sob fogo

Presidente da Escom foi curto nas respostas em audição parlamentar sobre o contrato de contrapartidas. Diz-se de consciência tranquila, garantindo ter colaborado com Ministério Público no processo.
Submarinos

Advogado do Ministério da Defesa impedido de falar

271
Bernardo Ayala, coordenador da equipa jurídica no processo de compra dos submarinos, foi impedido pela Ordem dos Advogados de contar o que sabe no Parlamento.
Comissão de Inquérito

Deputada não quis "contaminar" debate

Francisca Almeida nega conflito de interesses por colaborar com Cuatrecasas, que trabalha para a entidade que controla contrapartidas de contratos militares, em carta a que o Observador teve acesso.
Submarinos

Estado "limitou-se" nos contratos que assinou

Ex-ministro da Defesa do PS considera que Estado "impediu-se a si próprio" de defender "os seus interesses" no contrato que assinou em 2004 para a compra de submarinos.
Comissão de Inquérito

Ex-ministro diz que submarinos não eram prioridade

Nuno Severiano Teixeira considera que Navio Polivalente Logístico devia ter sido comprado antes dos submarinos e, ao contrário de Portas, diz que nunca se cruzou em Munique com ex-cônsul corrupto.
Submarinos

Portas 'fugiu' de cônsul condenado por corrupção

Vice-primeiro-ministro foi confrontado com processo de corrupção de venda de submarinos a Portugal pelo PS, PCP e BE. E rejeitou conflito de interesses de empresas do Grupo Espírito Santo na compra.
Submarinos

Portas: "Aguentei muita coisa que não era verdade"

Portas criticou todo o processo de contrapartidas dos submarinos. "Tem deficiências desde o início", afirmou, culpando o PS por ter demorado dois anos a negociar contrapartidas com os concorrentes.
Parlamento

Submarinos: Portas defende-se com passado PS

739
Ex-ministros socialistas da Defesa arrasaram negócios feitos com base em contrapartidas. Chega a vez de Portas, que vai usar o caos que se vivia no setor para defender os contratos que assinou.
Submarinos

Rui Pena: Alemanha "ofereceu mundos e fundos" 

Ex-ministro da Defesa de António Guterres revelou ter recebido pressões tanto da Alemanha como da França para decidir compra de submarinos.
Defesa

Submarinos: deu-se "prevalência a contrapartidas"

O ex-ministro da Defesa do Governo de António Guterres disse sentir "desconforto" por em concursos de compra de material militar dar-se "prevalência" a contrapartidas e a "interesses de terceiros".
Submarinos

Castro Caldas vê conflito de interesses do GES 

Ex-ministro da Defesa apontou o conflito de interesses de uma antiga empresa do Grupo Espírito Santo (GES) no negócio dos submarinos alemães e respetivas contrapartidas negociadas com o Estado.
Submarinos

António Vitorino manteve decisão de Cavaco Silva

Ex-ministro da Defesa do PS manteve a hipótese de Portugal comprar submarinos usados em vez de novos. No Parlamento, sublinhou ter mantido decisão de Cavaco Silva de modernizar a esquadrilha.
Militares

Gama, Vitorino e Amado ouvidos no Parlamento

Comissão de inquérito à compra de equipamentos militares deve começar pelos chefes militares e ex-ministros da Defesa.
A página está a demorar muito tempo.