806kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Médicos

Ministério da Saúde

Ordem dos Médicos reconhece abertura do Ministério

Bastonário da OM anunciou que a Ordem vai enviar ainda esta semana um contributo sobre a carreira médica.
Serviço Nacional de Saúde

Plano de Emergência com incentivos para médicos

Conjunto de peritos já tem o plano fechado. Segundo o Observador apurou, estão previstos incentivos para fixar médicos de família e obstetras. Especialidade de Medicina de Urgência vai mesmo avançar.
Resposta Pronta

Médicos. "Claro que já cumpriram 150 horas limite"

Helena Treleira, do Movimento Médicos em Lutam, reitera que "não surpreende" que mais de mil médicos tenham ultrapassado o limite anual de horas em 3 meses, dada a dificuldade em completar as escalas.
Noticiário

11h. Defesa. Governo pede auditoria desde 2015

Depois de terem sido detetadas irregularidades, o Governo vai analisar o cumprimento da lei relativamente aos licenciamentos para as atividades de comércio e indústria de bens e tecnologias militares.
Noticiário

10h. Governo lamenta morte de embaixador português

O ministro português dos Negócios Estrangeiros manifesta profundo pesar pela morte de Paulo Lourenço. Num comunicado, Rangel fala num diplomata exemplar, que alcançou reconhecimento e prestígio.
Noticiário

8h. Médicos esgotam limite de horas extra

Até ao mês de março, 1274 médicos já tinham realizado em serviço de urgência mais de 150 horas extraordinárias. Governo de Cabo Verde expressou condolências pela morte do embaixador.
Médicos

Governo não discute aumentos. Sindicatos opõem-se

Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional dos Médicos recusaram-se a assinar protocolo negocial proposto pelo Ministério da Saúde por este não conter o tema dos aumentos salariais.
Médicos

Gandra D'Almeida, um homem "bom" e que faz pontes

Especialista em Medicina de catástrofe, o cirurgião António Gandra D'Almeida vai suceder a Fernando Araújo na Direção-Executiva. Bastonário dos Médicos espera que consiga "humanizar" o SNS.
Serviço Nacional de Saúde

Elevado número de reformas deixa SNS em alerta

Entre os profissionais que se vão reformar quase dois mil são médicos o que torna a necessidade de cativar médicos recém-especialistas e médicos que estejam fora do SNS "crítica".
Serviço Nacional de Saúde

Araújo: nomeação de dirigentes do SNS "é um fardo"

Questionado sobre a demora na nomeação do diretor clínico da ULS de São José, uma notícia avançada pelo Observador, Fernando Araújo garante que não nomeará ninguém "sob pressão da comunicação social".
Noticiário

9h. SNS. Sindicatos alertam para trabalho difícil

Estruturas sindicais admitem que não conhecem António Gandra D'Almeida, mas esperam que consiga fazer um bom trabalho. Ainda, conferência de líderes parlamentares discute liberdade de expressão.
Sudão

Darfur do Norte: 85 mortos em duas semanas

Além da falta de pessoal, os Médicos Sem Fronteiras alertaram para a falta de material médico e pediram às partes em conflito que deixem a ajuda humanitária circular sem entraves.
Saúde

SNS. Médicos temem "tempestade perfeita" no verão

Carência crónica e crescente de médicos no verão, somada à entrega de escusas a mais trabalho extra, vai criar muitas dificuldades neste verão, dizem os médicos, que criticam falta de planeamento.
Serviço Nacional de Saúde

Lisboa. DE-SNS deixa hospitais sem diretor clínico

A ULS São José está sem diretor clínico há 11 meses, uma situação sem paralelo. Direção Executiva não nomeia ninguém porque terá ficado desagradada com saída do ex-responsável, acusam fontes internas.
Noticiário

8h. Multiplicam-se reações à morte de Raisi

Chefes de Estado da Venezuela, Índia, Paquistão e Iraque já apresentaram condolências pela morte de Raisi. Ainda neste jornal, 1 em cada 4 utentes de Lisboa e Vale do Tejo não têm médico de família.
Resposta Pronta

Reforma ULS. "Estamos a ter dificuldades"

Carlos Cortes diz que a articulação entre cuidados de saúde primários e hospitalares não está a funcionar. Bastonário da Ordem dos Médicos defende comissão de acompanhamento para a reforma das ULS. 
Saúde

ULS: Médicos pedem comissão que acompanhe reforma

O bastonário da Ordem dos Médicos defende que o Ministério da Saúde deve criar uma comissão de acompanhamento das ULS "para perceber se as coisas estão a correr bem".
Saúde

Gastroenterologista: avisos sobre consultas  

Gastrenterologistas e doentes com doenças inflamatórias do intestino alertam para as dificuldades no acesso a consultas da especialidade e à realização de exames complementares.
Ordem dos Médicos

Aumento a médicos tarefeiros é "transitório"

Governo autorizou um aumento de 40% no valor/ hora máximo a pagar pela aquisição de serviço médicos "em situações excecionais devidamente fundamentadas", que inclui os chamados médicos tarefeiros.
Médicos

Hospitais voltam a pagar mais 40% a tarefeiros

Despacho publicado há uma semana é apenas "a repetição de um despacho idêntico do anterior secretário de Estado da Saúde que caducou com a mudança de Governo", esclarece o Ministério da Saúde.
Ordem dos Médicos

ULS quebraram ligação de cuidados de saúde

A criação das Unidades Locais de Saúde danificou a integração dos cuidados de saúde em hospitais e centros de saúde. O alerta é feito pela ordem dos médicos que diz que algumas áreas foram esquecidas.
Médicos

Médicos alertam para a aceleração das carreiras 

Aceleração das carreiras dos médicos deveria ser aplicada desde o início do ano, mas a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denuncia que tal não está a acontecer nas ULS e institutos oncológicos.
Ordem dos Médicos

Açores. Governo central tem de apoiar hospital 

Bastonário da Ordem dos Médicos salientou que o incêndio do Hospital do Divino Espirito Santo provocou uma crise que obriga a medidas excecionais por parte do Governo regional e central.
Ponta Delgada

Ordem dos Médicos apoia hospital de Ponta Delgada

A Ordem dos Médicos está pronta para apoiar o Serviço Regional de Saúde dos Açores, depois do incêndio de sábado no hospital de Ponta Delgada. Ainda não foram contabilizados os estragos do fogo.
Serviço Nacional de Saúde

SIM quer explicações sobre concursos de colocações

O sindicato pretende que a ministra esclareça "qual é a entidade que fará a abertura de concursos de Medicina Geral e Familiar e de Saúde Pública" e se estes concursos serão de âmbito nacional.
Porto

Médicos acusam IPO de Porto de cortar suplemento

Um grupo de 14 médicos acusa a instituição de impor um horário de 52 horas semanais e ameaça recorrer à tutela e à ACT. Já o IPO do Porto garante que só pode pagar aos profissionais que cumpram a lei.
IVA

Tratamentos estéticos sujeitos a pagamento de IVA

A isenção da taxa de 23% de IVA não inclui procedimentos estéticos como "peelings", aplicações de botox ou mesoterapia facial, mesmo sendo realizados por médicos.
Saúde

Quatro centros de saúde vão funcionar 24 horas 

Serviço Regional de Saúde da Madeira pretende garantir "acesso adequado aos cuidados de saúde, evitando a deslocação de doentes para o serviço de urgência hospitalar".
Médicos

FNAM garante que continuará a defender médicos

Em comunicado, a FNAM sublinhou que esses direitos são ainda o resultado da luta de várias gerações e devem continuar a ser defendidos por todos e pelas gerações futuras.
Saúde

DGS preocupada com falta de médicos do trabalho

De acordo com o documento do Sistema de Indicadores de Saúde Ocupacional, o número estimado de médicos do trabalho em Portugal passou dos 1.300 em 2014 para os 1.359 em 2022.
Serviço Nacional de Saúde

Médicos expectantes nas negociações com o Governo 

Movimento Médicos em Luta diz que não há necessidade de começar um novo movimento reivindicativo, ainda que a maioria dos médicos já tenha ultrapassado as 150 horas extraordinárias.
Fact Check

AVC. Miguel Guimarães promove prevenção com limão?

Uma publicação alega que Miguel Guimarães promoveu um método à base de limão para prevenir a formação de coágulos sanguíneos e o AVC. Declarações terão sido feitas à RTP. Mas é tudo falso.
Ministério da Saúde

Médicos saúdam abertura. Enfermeiros mantêm greve

Médicos esperam para ver e FNAM sublinha que nova equipa ministerial tem "postura mais séria" que a anterior. Já o Sindicato dos Enfermeiros não quer esperar mais e decidiu manter greve de dia 10.
Médicos

Médicos. Maioria já fez 150 horas extraordinárias

A presidente da FNAM alerta para a necessidade de respostas rápidas para evitar situações "caóticas" nas urgências este verão. Joana Bordalo e Sá elogia postura negocial "mais séria" da nova ministra.
Noticiário

9h. Crime. PJ detém suspeito de branquear fortunas

A detenção foi feita em coordenação com as autoridades norte-americanas ao abrigo da Operação Samurai. Ainda, a Federação Nacional dos Médicos garante que está disponível para diálogo com o governo.
Resposta Pronta

"Há que criar condições para reter médicos no SNS"

Maria João Tiago revela-se otimista para a reunião com a ministra da Saúde. A secretária-geral do SIM prioriza o aumento do poder de compra para manter médicos no Serviço Nacional de Saúde.
Noticiário

8h. Saúde. FNAM rejeita "perda de direitos"

A ministra da Saúde recebe hoje, pela primeira vez, os sindicatos do setor. Ainda neste jornal, uma pessoa foi detida no desfile do 25 de Abril na Avenida da Liberdade.
Resposta Pronta

Carlos Cortes: "Demissão era expectável"

O bastonário da Ordem dos Médicos diz que a direção-executiva do SNS e a ministra da Saúde têm visões diferentes sobre o setor. Carlos Cortes afirma que Fernando Araújo defendeu o SNS.
Noticiário

23h. SNS. “Fernando Araújo demite-se em má altura"

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares lamenta a demissão da direção-executiva do SNS. Xavier Barreto defende que a saúde precisa de estabilidade.
Ordem dos Médicos

Demissão de Fernando Araújo "era expectável"

Carlos Cortes considerou que era visível que havia visões diferentes entre Fernando Araújo e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, sobre o caminho a seguir no Serviço Nacional de Saúde.
Serviço Nacional de Saúde

Sindicato lamenta a demissão de diretor do SNS

O secretário-geral do SIM afirma que "as estruturas técnicas e as instituições devem fazer o seu trabalho independentemente da cor política do Governo" e "pode estar em causa uma nova reestruturação".
Noticiário

22h. PR condecora militares, Alberto Martins e RR

Numa cerimónia no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou três militares, a Rádio Renascença, a Universidade do Minho e Alberto Martins, o rosto da revolta académica de 1969.
Noticiário

21h. SNS. Médicos dizem que demissão era esperada

O bastonário dos médicos diz que a direção-executiva do SNS e a ministra da Saúde têm visões diferentes do setor. Carlos Cortes afirma que Fernando Araújo defendeu os cuidados de saúde de qualidade.
Noticiário

20h. Direção-executiva do SNS demite-se

O ainda diretor executivo do SNS diz não quer ser um obstáculo e que a decisão vai permitir à tutela executar as políticas que ache necessárias. E ainda, a reação da Federação Nacional dos Médicos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

19 MAIO 2024 - SEDE OBSERVADOR

Atos de vandalismo não nos calarão.

Apoie o jornalismo que há 10 anos se pauta pela liberdade de expressão e o nunca vergar por qualquer tipo de intimidação.

Assine 1 ano / 29,90€

MELHOR PREÇO DO ANO