460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crise financeira

Turquia

Lira afunda e ministro das Finanças demite-se 

O ministro tinha rejeitado em privado a estratégia monetária de Erdogan. Nebati, que assumiu esta quinta-feira a pasta das finanças, é o terceiro ministro desde novembro.
Venezuela

Maduro responsabiliza empresários pela crise

O Presidente venezuelano Nicolás Maduro acusou os empresários de serem responsáveis pela crise do país e relembra que "já estão devidamente identificados" e que "não existem intocáveis".
União Europeia

PRR. Ecofin aprova plano de recuperação português 

O PRR português foi o primeiro a receber o aval da Comissão Europeia e prevê projetos de 16,6 mil milhões de euros, dos quais 13,9 mil milhões de euros dizem respeito a subvenções a fundo perdido.
G7

Johnson insta G7 a aprender com as últimas crises

O primeiro-ministro britânico instou os líderes do G7 a "retirarem os ensinamentos" dos erros cometidos durante a pandemia e da crise de 2008, no discurso de abertura da cimeira.
Comentário

Madoff: "Conhecido, não pelas melhores razões"

Bernie Madoff foi autor de uma das maiores fraudes fiscais de sempre. Foi condenado a 150 anos de prisão. A análise de Paulo Ferreira: "Com a crise de 2008, caiu tudo".
Groundforce

Presidente da Groundforce apela ao "diálogo" 

O presidente do Conselho de Administração da Groundforce e dono da Pasogal faz um um apelo de diálogo a todos os envolvidos para que se possa resolver rapidamente a frágil situação de tesouraria.
Explicador

GameStop. Os "pequenos justiceiros e vingadores"

A internet uniu os millenials que ameaçam fundos de investimento para vingar vítimas da crise. Steven Santos, gestor do BiG, explica o fenómeno e lembra os riscos do acesso pouco regulado à bolsa.
Explicador

"Economia portuguesa está desajustada"

No Explicador, Miguel Coelho, economista e especialista em finanças, antecipa consequências da pandemia na economia: "O grande drama vai ser o desemprego estrutural."
Explicador

"Prolongar moratórias pode atrasar recuperação"

"Moratórias não devem acompanhar a crise no tempo", alerta economista e professora na Nova SBE. "Quanto mais durarem, maior a probabilidade de empresas e famílias não recuperarem saúde financeira."
Timor-Leste

Timor-Leste quer "estabilidade económica e social"

Em termos gerais, Rui Gomes explicou que uma das prioridades é "avançar logo com o enquadramento orçamental", que tem de ser adaptado à nova realidade de Timor-Leste.
Economia

Dombrovskis: Portugal deve reguardar-se

No início deste mês, o executivo comunitário melhorou a previsão para a queda da economia portuguesa em 2020, esperando agora uma contração de 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.
Resposta Pronta

"A cultura vive de pessoas, não de robots"

Novas medidas de combate à pandemia são "injustas e não dão tempo de adaptação às restrições", diz Álvaro Covões, empresário e promotor. "Vai ser uma catástrofe para o setor."
Coronavírus

Portugal está "melhor preparado" para a crise

"Portugal começou o ano numa posição melhor do que no começo da anterior crise", mas estima que a dívida pública supere os 130% do PIB este ano, considerou a DBRS Morningstar.
Coronavírus

Pacote de estímulo? Não há garantias, diz Merkel

Angela Merkel, a Chanceler da Alemanha, afirmou esta segunda-feira: "Não sei se chegaremos a um acordo". Conversas europeias sobre a abordagem ao impacto da pandemia continuam.
Crise financeira

Costa defende união entre países da UE

António Costa deixou um aviso aos parceiros europeus sobre o caminho a seguir na recuperação da pandemia de Covid-19, frisando que a única via é uma "resposta global".
Coronavírus

"Esperemos conseguir evitar uma crise financeira"

As previsões do economista português da Reserva Federal dos EUA, Miguel Faria e Castro, correram mundo. São números impressionantes, mas tudo depende da duração da pandemia. E na Europa?
Nações Unidas

Crise na ONU: Guterres ordena medidas de contenção

O secretário-geral das Nações Unidas ordenou medidas de contenção devido às dificuldades financeiras da organização. Entre as medidas estão a paragem das escadas rolantes e redução ao ar condicionado.
Wolfgang Schäuble

Schäuble e austeridade. "Podia ter sido diferente"

Ex-ministro das Finanças de Merkel, Wolfgang Schäuble, reconhece hoje viver com alguma "tristeza", por ter "tido papel em tudo isso", referindo-se à crise da dívida e à pressão sobre países do sul.
Crise financeira

Uma crise que esconde outra

Não foi o colapso do Lehman Brothers em 2008, mas o colapso das fronteiras em 2015 que provocou a verdadeira crise contemporânea.
Economia

Roubini prevê crise financeira em 2020

O economista norte-americano assina, em conjunto com Brunello Rosa, um artigo no Financial Times em que prevê uma nova crise financeira mundial em 2020. Há um "território de bolha", avisam.
Eurogrupo

Eurogrupo. Há acordo para último resgate da Grécia

Na reunião do Eurogrupo de quinta-feira chgeou-se a acordo sobre as modalidades da saída da Grécia do terceiro programa de assistência. A saída deverá consumar-se a 20 de agosto.
Banca

Bancos europeus ainda lutam por recuperação

A consultora The Boston Consulting Group considera que os bancos europeus ainda estão a recuperar da crise financeira, uma década depois. O elevado crédito malparado é um dos principais problemas.
Crise financeira

O colapso afinal não chegou, mas vai chegar

Estão em diferentes quadrantes ideológicos e partiram de pressupostos académicos distintos. Mas César das Neves e Francisco Louçã concordam que há sinais de risco de uma nova crise.
Banca

O que falhou na banca? Tudo e pode voltar a falhar

Falharam os supervisores, falharam os auditores, mas falhou sobretudo o modelo de gestão na banca portuguesa, concluíram especialistas em conferência sobre crise financeira. E pode voltar a acontecer.
Crise financeira

Banca não gera lucros para pagar custo de capital

A banca em Portugal ainda não gera rentabilidade para pagar o custo de capital, diz Paulo Macedo. Numa conferência sobre crise bancária, presidente da Caixa avisa que exigências de capital vão subir.
Angola

Venda de divisas a bancos angolanos volta a cair

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola continua a atingir mínimos anuais. O país atravessa uma grave crise financeira desde o fim de 2014, principalmente devido à queda do valor do petróleo.
Crise financeira

9 de agosto de 2007. O dia em que "o mundo mudou"

Foi o primeiro sinal de que a crise financeira não se limitaria aos EUA. A 9 de agosto de 2007, um banco francês soou o alarme e os bancos centrais vestiram o fato de bombeiro, que ainda não despiram.
Crise financeira

BCE, bancos e governos: lições da crise

Agora que a urgência da crise passou é importante refletir sobre a criação de uma instituição Europeia para apoiar os Estados em dificuldades (ilíquidos, mas não insolventes) de forma permanente.
Banca

O dinheiro dos portugueses e o poder dos políticos

O regime em Portugal consiste num complexo político-financeiro, em que os governos usam os bancos como instrumento de poder. É duvidoso que o governo deixe agora desenvolver-se outro tipo de banca.
Deutsche Bank

Deutsche Bank continua a negociar com autoridades

Ações estão a cair na bolsa de Frankfurt depois de ter sido noticiado que o presidente não conseguiu fechar acordo nos EUA sobre a multa. Bloomberg diz que as negociações continuam.
Angola

Governo angolano quer cortar nos carros do Estado

A atribuição de carros a entidades e funcionários do Estado angolano vai ser regulamentada com nova legislação, que limitará o acesso aos veículos, devido à crise económica que o país atravessa.
Estreia da Semana

“A Queda de Wall Street”: o grande estoiro

O filme de Adam McKay com Steve Carell, Christian Bale e Brad Pitt é o primeiro feito em estilo de comédia "pop" e "cool" sobre a crise financeira de 2008. Vale quatro estrelas, diz Eurico de Barros.
União Europeia

Da crise financeira à crise dos refugiados

Qual poderá ser a mais-valia europeia na crise dos refugiados? Quase nenhuma. Cabe a cada país, individualmente, acolher os refugiados, com todos os custos financeiros e sociais que isso acarreta.
União Europeia

Mario Monti: "Euro ultrapassou risco de colapso"

O ex-primeiro ministro italiano Mario Monti defende que a União Europeia já ultrapassou o risco de um colapso do euro, mas alertou para os perigos dos populismos e nacionalismos.
Itália

Roma, retrato de uma cidade ao abandono

A cidade italiana está em declínio crónico: corrupção, dívidas, administração danosa, gastos excessivos, estradas com buracos ou jardins descuidados. Os empresários estão em estado de alerta.
Crise financeira

Islândia acaba controlo de capitais 7 anos depois

Primeiro país europeu a cair no início da crise financeira, devido a um setor financeiro demasiado grande, só agora deve acabar com o controlo de capitais que impôs em 2008.
Crise financeira

Angola não joga taça africana devido à crise

A Federação Angolana de Futebol (FAF) anunciou hoje que a seleção nacional não vai participar na edição de 2015 da Taça Cosafa, que abrange nações da África austral, devido às dificuldades financeiras sentidas no país.
Economia

Vivemos uma nova "Exuberância Irracional"?

A 1ª edição do livro (2000) centrou-se na Bolsa - e ela caiu. A 2ª (2005) incluía um capítulo sobre o mercado de habitação nos EUA - o gatilho da crise. Esta tem um capítulo sobre títulos do Tesouro.
Economia

Crise maior do que 2008. É para lá que caminhamos

Agência de "rating" chinesa Dagong alerta que a economia global pode estar a caminhar para uma grave crise e que esta pode estalar nos próximos anos. De quem é a culpa? Da "máquina impressora".
Economia

Crise financeira global foi "entusiasmante"

Reagir à crise financeira internacional foi "entusiasmante e fascinante", diz Mervyn King, o antigo governador do Banco de Inglaterra, o homem que liderou o banco central entre 2003 e 2013.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.