Crime de Guerra
Nobel da Paz

Nobel. "Não fizeram nada para impedir violações"

276
Nadia Murad e Denis Mukwege receberam esta segunda-feira o Nobel da Paz, em Oslo. Apontaram a impunidade de quem comete crimes sexuais como ato de guerra e a inação da comunidade internacional.
Myanmar

Amnistia acusa Myanmar de incendiar aldeias

A Amnistia Internacional diz que em Myanmar se está a assistir a "uma conquista de terra pelos militares numa escala dramática" para abrigar as forças que cometem crimes contra os rohingyas.
Crime de Guerra

Crimes, fuga e os dias do fim do "Anjo da Morte"

Josef Mengele foi um dos criminosos de guerra nazis mais procurados. Nunca foi julgado e morreu afogado no Brasil. Outro médico, Sigmund Rascher, teve idêntico fim. Mas num campo de concentração.
Balcãs

Quem é o "carniceiro dos Balcãs"?

376
Ratko Mladic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade. Mas quem era o homem que se autointitulava Deus e dava às cabras os nomes de políticos que odiava?
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Auschwitz

Antigo guarda de Auschwitz morre aos 95 anos

Reinhold Hanning, um antigo sargento das SS condenado por 170.000 crimes de cumplicidade em homicídio enquanto guarda do campo de concentração nazi de Auschwitz, morreu na terça-feira com 95 anos.
Atentados de Paris

Autoridades belgas encontram novo suspeito

As autoridades belgas prenderam um novo suspeito de ligações aos ataques mortais de Paris a 13 de novembro, disse hoje a procuradoria belga.
Terrorismo

Cameron. Comentários de Trump são "inúteis"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou que os comentários sobre os muçulmanos feitos Donald Trump são "inúteis", criam "divisões" e são fruto de "equívocos".
Síria

Síria. ONU confirma uso de cloro e gás mostarda

A agência da ONU que controla o uso de armas químicas confirmou com "elevada certeza" o uso de gás mostarda em agosto na Síria e o "provável uso" de cloro em março.
Mundo

TPI adia julgamento do ex-PR da Costa do Marfim

O TPI anunciou que o julgamento do ex-Presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, acusado de crimes contra a Humanidade, foi remarcado para 28 de janeiro de 2016.
Terrorismo

Pelo menos 70 hotéis fecharam na Tunísia 

Pelo menos 70 hotéis fecharam na Tunísia desde setembro, após dois ataques jihadistas mortais contra turistas estrangeiros, esperando-se que outros venham a encerrar.
Crime de Guerra

Embaixador russo culpa Polónia por II Guerra

259
O embaixador russo acusou Varsóvia, na Polónia, de ter sido parcialmente responsável pela II Guerra Mundial. A acusação gerou uma tempestade de protestos no país.
Srebrenica

Sérvia indica 8 suspeitos por massacre na Bósnia

Os suspeitos estão indiciados por terem ordenado e participado no massacre de Srebrenica, onde foram mortos cerca de 8.000 muçulmanos bósnios em 1995.
MH17

Putin rejeita julgamento na ONU da queda do MH17

O Presidente da Rússia diz que a criação de um tribunal especial na ONU para julgar os responsáveis pela queda do voo MH17 da Malaysia Airlines na Ucrânia, há um ano, seria "contraproducente".
Genocídio

PM sérvio condena "monstruoso crime" de Srebrenica

O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, condenou "o monstruoso crime" de Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, que consistiu na morte de cerca de 8.000 muçulmanos pelas tropas servio bósnias.
Crime

Novos abusos sexuais na República Centro-Africana

A missão das Nações Unidas na República Centro-Africana foi informada de acusações de abusos sexuais cometidos pelos capacetes azuis "contra crianças de rua em Bangui".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel. Ações de guerra em Gaza foram "legítimas"

Um relatório governamental israelita defende a conduta do país durante o conflito em Gaza no verão de 2014, afirmando que as ações de guerra foram "legítimas" e "legais".
Tribunal Penal Internacional

Presidente do Sudão não pode deixar África do Sul

530
Omar Al-Bashir está na África do Sul para participar numa cimeira de dois dias da União Africana, mas o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura.
Estado Islâmico

EUA enviam mais 450 militares para o Iraque 

O Presidente Barack Obama autorizou o envio de 450 soldados norte-americanos suplementares para o Iraque e acelerar a formação das tropas iraquianas envolvidas na luta contra os ´jihadistas´.
Direitos Humanos

Amnistia Internacional. Hamas fez crimes de guerra

3156
Amnistia Internacional acusou o movimento palestiniano Hamas de praticar "uma campanha brutal de raptos, tortura e homicídios" contra alegados colaboradores de Israel e simpatizantes do Fatah.
Síria

Síria. Bombardeamento mata 14 pessoas, 6 crianças

Pelo menos 14 civis foram mortos hoje, incluindo seis crianças, vítimas de um bombardeio do regime sírio na cidade oriental de Deir el-Zur.
Iraque

13 mortos em ataque à bomba em Bagdade

Pelo menos 13 pessoas morreram num ataque com um carro bomba no Iraque este sábado, revelou a polícia ao salientar ter sido um dos mais sangrentos atentados este ano na capital iraquiana.
Crime de Guerra

Japão apresenta condolências por mortes da Guerra

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, apresentou "eternas condolências" pelos cidadãos norte-americanos que o seu país matou durante a Segunda Guerra Mundial.
Conflito na Síria

Guerra na Síria já matou mais de 220 mil pessoas

Desde o ínicio da revolta contra o regime de Bashar Al-Assad, já morreram mais de 220 mil pessoas na Síria, conta o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Nigéria

Boko Haram raptou pelo menos 2000 mulheres

O grupo terrorista Boko Haram raptou pelo menos 2.000 mulheres e raparigas na Nigéria desde o início do ano, estima a Amnistia Internacional, um ano após o rapto de 276 raparigas do liceu de Chibok.
Terrorismo

Nigéria. 800 mil crianças fogem do Boko Haram

Cerca de 800 mil crianças foram obrigadas a fugir das suas casas por causa do conflito no noroeste da Nigéria entre o grupo terrorista Boko Haram, o exército nigeriano e as milícias populares.
Futuro da Grécia

A prenda de Putin a Tsipras: ícone ortodoxo roubado pelos nazis

O Presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, um ícone ortodoxo roubado pelos nazis na Grécia durante a II Guerra Mundial, informou porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Crime de Guerra

Srebrenica: ONU confirma condenação

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia confirmou a condenação a prisão perpétua do general Zdravko Tolimir, pelo genocídio no massacre de Srebrenica, em 1995,l.
Conflito Israelo-palestiniano

Palestina já é membro do tribunal internacional

113
A Palestina torna-se hoje membro do Tribunal Penal Internacional, com a intenção de promover o julgamento de dirigentes israelitas por crimes de guerra ou ligados à ocupação de territórios.
Crime de Guerra

UNESCO condena destruição de Hatra

A UNESCO condenou hoje a "destruição" da antiga cidade de Hatra, situada no norte do Iraque, pelo movimento extremista Estado Islâmico (EI), que nas últimas semanas destruiu valioso património arqueológico iraquiano.
Estado Islâmico

Síria e Iraque. Kerry pede proteção do patrímónio

175
Chefe da diplomacia norte-americana reconheceu a necessidade de preservar os tesouros nacionais, depois do ataque do Estado Islâmico contra as ruínas de Nimrud no Iraque, na quinta-feira.
Terrorismo

EI queima vivas 43 pessoas

133
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) queimou hoje vivos mais 43 habitantes da zona de Al Bagdadiya, na província ocidental iraquiana de Al Anbar, revela a agência de notícias EFE com base em fontes de segurança.
Crime de Guerra

Tribunal da ONU rejeita processos por genocídio

O principal tribunal da ONU decidiu hoje que a Sérvia não cometeu genocídio contra os croatas e que a Croácia não cometeu genocídio contra os sérvios, na guerra que opôs os dois países de 1991 a 1995.
II Guerra Mundial

Sobreviventes assinalam hoje libertação de Auschwitz

198
Trezentos sobreviventes do antigo campo de exterminio nazi de Auschwitz-Birkenau participam hoje nas comemorações do 70.º aniversário da libertação daquele campo de concentração.
Crime

Corpos dos judeus mortos em França chegam a Israel

Os corpos de quatro judeus franceses assassinados na sexta-feira num ataque a um supermercado 'kosher' (judaico) em Paris chegaram esta madugrada a Israel onde serão enterrados.
Nações Unidas

Palestinianos pedem adesão ao TPI

Representante palestiniano junto da ONU apresentou a carta oficial de pedido de adesão da Palestina ao Tribunal Penal Internacional.
Terrorismo

Estado Islâmico decapita quatro sírios

Grupo ´jihadista´ do Estado Islâmico decapitou quatro homens na província de Homs, no centro da Síria, por insultar "Deus", indicou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Mundo

Passageiro do MH17 tinha máscara de oxigénio posta

Foi descoberto com a máscara posta o corpo de um dos passageiros do voo da Malaysia Airlines que se despenhou na Ucrânia em julho.
Tribunal

Sentença de Moubarak adiada para 29 de novembro

O antigo presidente egípcio, atualmente com 86 anos, está acusado de cumplicidade na morte de centena de manifestantes durante a revolta que acabou por o derrubar do poder, em 2011.
Mundo

Quem vai ajudar é cada vez mais vítima

Funcionários humanitários que tentam socorrer as vítimas de conflitos são eles próprios cada vez mais alvo de ataques, uma tendência que preocupa as organizações não-governamentais (ONG).
Crime

Camboja condena a prisão perpétua antigos khmer

O Tribunal do Camboja condenou a prisão perpétua os dois ex-líderes dos khmer vermelhos por crimes contra a humanidade, na 1ª sentença contra o regime que provocou a morte a 1,7 milhões de pessoas.
Mundo

Laurent Gbagbo vai ser julgado pelo TPI

Gbagbo é o primeiro ex-chefe de Estado a ser julgado pelo Tribunal Penal Internacional.
A página está a demorar muito tempo.