456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crime de Guerra

Gabinete de Guerra

Ataques a Kiev. Que mensagem quer enviar Putin?

"Lembrar que o resto da Ucrânia continua vulnerável". Investigação de crimes de guerra comprometida pelas fragilidades do Conselho de Segurança da ONU. Análise de Bruno Cardoso Reis e Arnaut Moreira.
Noticiário

17h. Crise alimentar. UE envia carta a África

Josep Borrel diz que Moscovo está a usar um sistema de propaganda para convencer a comunidade internacional de que a União Europeia é a responsável pelo aumento dos preços dos alimentos e da energia.
Guerra na Ucrânia

Kiev. Áudio expõe alegados crimes de soldado russo

Kiev partilhou o áudio de uma alegada conversa entre um soldado russo e a mulher no qual este admite que o exército de Moscovo usa granadas para "limpar" caves onde os civis ucranianos se refugiam.
Noticiário

23h. "Próximas semanas de guerra vão ser difíceis"

Em vésperas de se assinalarem três meses de invasão russa, Volodymyr Zelensky volta a acusar a Rússia de promover uma guerra brutal em território ucraniano e apela à resiliência da população.
Observador na Ucrânia

Mikolaiv. "Em média, são 12 crimes de guerra/dia"

Os enviados especiais do Observador entrevistaram o procurador local de Mikolaiv, que coordenada investigações sobre ataques. Há 982 casos contra civis, 141 mortes, incluindo a de um bebé.
Guerra na Ucrânia

Vídeo mostra tortura a soldados russos

Investigação do jornal francês Le Monde comprova que prisioneiros de guerra russos foram vítimas de tortura por militares ucranianos.
Noticiário

8h. Julgamento por crimes de guerra na Ucrânia 

Militar russo responde em tribunal por matar civil em Sumy. A reportagem do Observador revela que para circular em Odessa tem de se ter uma password.
Observador na Ucrânia

Uma aldeia recuperada, "um cemitério a céu aberto"

João Porfírio conta o "cenário de horror" descoberto depois de uma aldeia libertada. Valas comuns de soldados russos e civis na estrada. O retrato feito pelo enviado especial nos arredores de Kharkiv.
Fact Check

Imagens de massacre em Bucha são encenação?

Rússia e vários perfis nas redes sociais acusam a Ucrânia de encenar o massacre em Bucha. Há vídeos em que um corpo parece mexer-se. Mas quais as imagens falsas e quais as verdadeiras?
Noticiário

8h. Human Rights Watch fala de tortura em Bucha

É o primeiro organismo independente a comprovar que aconteceu um massacre na cidade ucraniana. Neste jornal ainda recordamos os destaques do debate entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen.
Gabinete de Guerra

"Objetivo é limitar bases de apoio ucranianas"

Tanto o historiador e especialista em segurança internacional Bruno Cardoso Reis, como o general Carlos Mendes Dias, consideram que ataque a Lviv surge para "aumentar pressão sobre tropas de Zelensky"
Gabinete de Guerra

"Termo 'genocídio' tem sido usado exageradamente"

O historiador Bruno Cardoso Reis concorda com cautela de Macron quanto ao uso do termo "genocídio". Já o militar Proença Garcia questiona: o que irá acontecer às armas doadas no pós-guerra?
Gabinete de Guerra

OSCE. "Intencionalidade de ataques é indiscutível"

OSCE diz que a "Rússia é responsável e cometeu crimes de guerra". A análise da jornalista do Observador Rita Pereira Carvalho ao relatório da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa.
Gabinete de Guerra

Bucha? "Ainda não vimos os horrores de Mariupol"

Major-general Arnaut Moreira lembra que realidade de Mariupol "não deve ser diferente de Bucha". O historiador Bruno Cardoso Reis diz que expulsão de funcionários russos "dificultará espionagem".
Gabinete de Guerra

Bucha. "300 pessoas enterradas numa vala comum"

A jornalista Inês André Figueiredo traça o cenário da cidade. Relatos são de "destroços por todo o lado". Muitos "corpos caídos à beira da estrada, pessoas de mãos atadas e enterros em valas comuns".
Cassete 60

Crimes de guerra? Recorde o carniceiro dos Balcãs

Joe Biden acusou Vladimir Putin de ser um criminoso de guerra. À boleia, recuamos até ao homem que se sentou no banco dos réus no TPI e foi condenado por genocídio e crimes contra a humanidade
Zoom

Usar armas termobáricas é um crime de guerra?

Daniel Pinéu, especialista em terrorismo e relações internacionais, explica que o uso destas armas "não é considerado crime de guerra". Apenas "quando não distinção entre militares e civis", lamenta. 
Gabinete de Guerra

Amnistia Internacional investiga crimes de guerra

Pedro Neto, diretor da Amnistia Internacional Portugal, diz que "o que constitui crimes de guerra está a corresponder à verdade". Fala de "ataques indiscriminados e utilização de munições proibidas".
Crime de Guerra

UE pede a PR da Guiné-Bissau para condenar invasão

"Viemos solicitar, a sua Excelência o senhor Presidente da República, a sua magistratura de influência para se associar também à voz da União Europeia e dos seus Estados-membros", afirmou Sónia Neto.
África

Ex-ditador do Chade morre de Covid-19

Foi o primeiro ex-chefe de Estado a ser condenado por crimes contra a humanidade por um tribunal africano. Pelo menos 40.000 pessoas foram mortas durante a sua administração, entre 1982 e 1990.
Nações Unidas

Etiópia. ONU com informação sobre crimes de guerra

Para além dos múltiplos conflitos que têm ocorrido na região etíope, mais de 136 casos de violação foram também notificados em hospitais. A comunicação social tem pressionado para ter acesso a Tigray.
Crime de Guerra

Onde ficou Nuremberga?

Nestas bodas de diamante, o sangue ainda derramado não nos permite ter as mãos limpas e acenar ou comemorar com pompa e circunstância.
Óbito

Morreu condenado pelos crimes no Khmer Vermelho

O antigo carcereiro Kaing Guek Eav, primeiro homem condenado pelos crimes dos Khmer Vermelhos por um tribunal internacional, em 2010, morreu aos 77 anos, na capital do Camboja.
Crime de Guerra

Ratko Mladic pede absolvição

O antigo chefe militar sérvio-bósnio Ratko Mladic, condenado a prisão perpétua pelo massacre de Srebrenica e outros crimes, pediu a absolvição com base em alegados erros judiciais cometidos.
Educação

Escolas no Burkina Faso alvo de ataques jihadistas

Grupos islâmicos mataram, espancaram, raptaram e ameaçaram professores, intimidaram estudantes e pais e, segundo a ONG, estão a "anular anos de progresso na melhoria do acesso das crianças à educação"
Atualidade

Nobel. "Não fizeram nada para impedir violações"

Nadia Murad e Denis Mukwege receberam esta segunda-feira o Nobel da Paz, em Oslo. Apontaram a impunidade de quem comete crimes sexuais como ato de guerra e a inação da comunidade internacional.
Myanmar

Amnistia acusa Myanmar de incendiar aldeias

A Amnistia Internacional diz que em Myanmar se está a assistir a "uma conquista de terra pelos militares numa escala dramática" para abrigar as forças que cometem crimes contra os rohingyas.
Crime de Guerra

Crimes, fuga e os dias do fim do "Anjo da Morte"

Josef Mengele foi um dos criminosos de guerra nazis mais procurados. Nunca foi julgado e morreu afogado no Brasil. Outro médico, Sigmund Rascher, teve idêntico fim. Mas num campo de concentração.
Balcãs

Quem é o "carniceiro dos Balcãs"?

Ratko Mladic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade. Mas quem era o homem que se autointitulava Deus e dava às cabras os nomes de políticos que odiava?
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Auschwitz

Antigo guarda de Auschwitz morre aos 95 anos

Reinhold Hanning, um antigo sargento das SS condenado por 170.000 crimes de cumplicidade em homicídio enquanto guarda do campo de concentração nazi de Auschwitz, morreu na terça-feira com 95 anos.
Atentados de Paris

Autoridades belgas encontram novo suspeito

As autoridades belgas prenderam um novo suspeito de ligações aos ataques mortais de Paris a 13 de novembro, disse hoje a procuradoria belga.
Terrorismo

Cameron. Comentários de Trump são "inúteis"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, considerou que os comentários sobre os muçulmanos feitos Donald Trump são "inúteis", criam "divisões" e são fruto de "equívocos".
Síria

Síria. ONU confirma uso de cloro e gás mostarda

A agência da ONU que controla o uso de armas químicas confirmou com "elevada certeza" o uso de gás mostarda em agosto na Síria e o "provável uso" de cloro em março.
Mundo

TPI adia julgamento do ex-PR da Costa do Marfim

O TPI anunciou que o julgamento do ex-Presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, acusado de crimes contra a Humanidade, foi remarcado para 28 de janeiro de 2016.
Terrorismo

Pelo menos 70 hotéis fecharam na Tunísia 

Pelo menos 70 hotéis fecharam na Tunísia desde setembro, após dois ataques jihadistas mortais contra turistas estrangeiros, esperando-se que outros venham a encerrar.
Crime de Guerra

Embaixador russo culpa Polónia por II Guerra

O embaixador russo acusou Varsóvia, na Polónia, de ter sido parcialmente responsável pela II Guerra Mundial. A acusação gerou uma tempestade de protestos no país.
Srebrenica

Sérvia indica 8 suspeitos por massacre na Bósnia

Os suspeitos estão indiciados por terem ordenado e participado no massacre de Srebrenica, onde foram mortos cerca de 8.000 muçulmanos bósnios em 1995.
MH17

Putin rejeita julgamento na ONU da queda do MH17

O Presidente da Rússia diz que a criação de um tribunal especial na ONU para julgar os responsáveis pela queda do voo MH17 da Malaysia Airlines na Ucrânia, há um ano, seria "contraproducente".
Genocídio

PM sérvio condena "monstruoso crime" de Srebrenica

O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, condenou "o monstruoso crime" de Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, que consistiu na morte de cerca de 8.000 muçulmanos pelas tropas servio bósnias.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.