A Amnistia Internacional tornou públicas imagens obtidas por satélite onde é bem visível o rasto de destruição deixado pelo grupo terrorista Boko Haram, que desde o início do mês já atacou 16 aldeamentos piscatórios perto de Baga, na Nigéria. Estima-se que existam, já, 2.000 mortos – vítimas do grupo fundamentalista islâmico.

Nas imagens, captadas a 2 de janeiro e a 7 para melhor notar as diferenças, percebe-se como cerca de 3.700 edifícios, nas localidades de Baga e Doron Baga, foram completamente destruídos. “Estas imagens detalhadas mostram a devastação de proporções catastróficas em duas cidades, uma das quais quase desapareceu do mapa em quatro dias”, revela Dabiel Eyre, investigador da organização, ao espanhol ABC.

No início do mês, os rebeldes nigerianos desencadearam uma série de ataques contra 16 localidades do estado de Borno, ao longo do lago Chad. A nova investida começou em Baga, cidade onde o Exército nigeriano dispõe de uma base militar importante. Fontes locais dizem que estão desaparecidas milhares de pessoas e que há centenas de cadáveres nas ruas, por identificar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR