O Papa Francisco colocou em causa as crenças cristãs de Donald Trump, após o candidato à presidência dos Estados Unidos ter sugerido a construção de um muro na fronteira com o México. “Uma pessoa que só pensa em erguer muros e não em construir pontes não é cristã”, disse o Papa numa entrevista durante o regresso para Roma, conta a CNN.

Donald Trump defendeu a expulsão de 11 milhões de imigrantes mexicanos sem documentos e apelidou-os de “violadores e criminosos para os Estados Unidos”. Mesmo assim, o Papa preferiu não se pronunciar ao responder à pergunta dos jornalistas que o questionavam sobre se os cristãos devem ou não votar pelo homem de negócios nova-iorquino. “Digo apenas que este homem não é cristão se diz coisas como aquelas. Devemos saber se ele disse as coisas com aquela interpretação e vou dar-lhe o benefício da dúvida”, acrescentou.

Ainda este mês, recorda a BBC, Trump adjetivou o Papa de “uma pessoa muito política” mas que não entende “o perigo da fronteira aberta com o México”. Estas questões podem ser importantes para as eleições norte-americanas porque os católicos nos Estados Unidos representam uma parte fundamental da população votante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR