O rei da Arábia Saudita Salman bin Abdulaziz visitou recentemente o Egito e falou no parlamento prometendo ajuda ao país vizinho. Mas a visita ficou marcada por um anuncio polémico: o governo egípcio informou que vai transferir a soberania das ilhas Tirán e Sanafir para a Arábia Saudita, noticia a BBC Mundo. As duas pequenas ilhas situam-se no Mar Vermelho e “estão tão perto de ambos os países que a legislação internacional sobre fronteiras marítimas não se pode aplicar”, explicou Edgar Jallad, editor do serviço árabe da BBC.

A medida ainda vai a votação no parlamento egípcio, onde o presidente Abdel Fatah al Sisi tem maioria. A oposição já se apressou a mostrar o desacordo com esta medida, que considera “inconstitucional”. Hamdeen Sabahy, o único opositor a Al Sisi nas eleições presidenciais de 2014, pediu aos mandatários que rescindam o acordo. Para além da inconstitucionalidade da proposta, Sabahy alega também que esta medida irá aumentar a tensão entre os dois países.

Os protestos já chegaram, também, às ruas do Cairo onde 11 ativistas foram detidos por mostrarem-se contra o acordo.

As duas ilhas são áridas e estão desabitadas, mas encontram-se numa posição estratégica no Golfo de Aqaba. Tanto a Jordânia como Israel têm portos importantes no Golfo. As ilhas chegaram mesmo a ser ocupadas por Israel em 1967, durante a Guerra dos Seis Dias. Na altura, o então presidente do Egito Gamal Abdel Naser usava as ilhas para bloquear a passagem a barcos israelitas. Tirán e Sanafir mantiveram-se sobre o controlo de Israel até que, em 1982, foi aplicado um Tratado de Paz. O estreito de Tirán é essencial para Israel, uma vez que é o único acesso que tem para o Mar Vermelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ilhas

Hossam al-Queish, porta-voz do governo egípcio, afirma que este acordo foi o resultado de 11 rondas de negociações feitas ao longo de seis anos. A concessão das ilhas foi negociada em 16 acordos e memorandos ratificados durante a visita do rei saudita ao Egito.

O governo egípcio lembrou ainda que as ilhas estavam sob a tutela temporária do Egito por petição do então rei da Arábia Saudita Abdul-Aziz em 1950.

O Egito é um aliado crucial para a Arábia Saudita na luta contra os países aliados sunitas face à crescente influência do Irão, país xiita. Ainda assim, esta visita vem numa altura de tensão entre os dois países já que a Arábia Saudita condena a posição branda tomada por Al Sisi em relação ao presidente sírio Bashar al-Assad. A Arábia tem também pedido mais apoio ao Egito na guerra contra os rebeldes no Iémen.

O monarca saudita anunciou que vai construir uma ponte que una os dois países pelo Mar Vermelho. Sisi considerou este anúncio como “um novo capítulo no caminho da ação conjunta árabe.”