A concentração de ozono no ar deverá ultrapassar os níveis definidos como passíveis de afetar a saúde na região de Lisboa e Vale do Tejo no fim de semana, alertou hoje a autoridade regional.

Segundo uma nota da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo, nos dias 13 e 14 de agosto prevê-se “a ocorrência de níveis elevados de ozono na região”, que podem “ultrapassar o valor de concentração de ozono de 180 µg/m3 (microgramas por metro cúbico), definido como limiar de informação ao público para este poluente”.

A CCDR esclareceu que, para estes valores, “o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, tais como crianças, idosos, asmáticos” e pessoas “com outras doenças respiratórias ou cardíacas”.

“A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos”, avisou a Divisão de Avaliação e Monitorização Ambiental da CCDR.

No comunicado, salienta-se ainda que os níveis mais elevados de concentração de ozono estão previstos “para o período da tarde, durante o qual é recomendável que os grupos mais sensíveis da população reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior”.

Os valores de ozono foram hoje ultrapassados nas regiões de Aveiro e Ílhavo, enquanto na quarta-feira se registaram concentrações elevadas deste poluente nas estações dos concelhos de Montemor-o-Velho e de Leiria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR