Mais de 40% dos jovens solteiros japoneses são virgens, indica um estudo que visa descrever as preocupações demográficas daquele país. O Japão é rotulado como o país com a população mais envelhecida do mundo e enfrenta um problema de natalidade, apesar dos incentivos do Governo.

O estudo, levado a cabo pelo Instituto Nacional de População e da Segurança Social japonês a cada cinco anos, conclui que 42% dos solteiros entre os 18 e os 34 anos nunca teve relações sexuais. Um número que está a aumentar, uma vez que em 2010 as conclusões apontavam para 36,2% de homens e 38,7% de mulheres que permaneciam virgens.

Os números mostram que os incentivos criados pelo Governo nos últimos anos, que passam pelos cuidados infantis à isenção de pagamento de taxas, não estão a gerar resultados.

O estudo mais recente aponta ainda para o facto de 90% dos inquiridos ter revelado intenções de casar, mas 30% dos 2706 homens e 26% das 2570 mulheres reconhecem não terem, para já, intenções de terem um relacionamento,

“Eles querem eventualmente dar o nó, mas tendem adiar essa intenção conforme vão encontrando lacunas entre os seus ideais e a realidade”, diz o investigador responsável pelo estudo, Futoshi Ishii, citado pelo The Telegraph. “É por isso que as pessoas casam mais tarde ou permanecem solteiras toda a vida, contribuindo para as baixas taxas de natalidade”, diz.

A taxa de natalidade no Japão tem vindo a decrescer nos últimos anos e o Governo tem tido dificuldades em reverter os números. Estatísticas de 2014 indicam que o número de crianças até aos 14 anos caiu a um nível recorde, enquanto o número de pessoas com mais de 65 anos aumenta. Até abril de 2014, foram registrados 16,33 milhões de jovens com menos de 15 anos — menos 160 mil que no ano anterior. É o 33.º ano consecutivo de retração.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR