Logo Observador
Boas Festas

Consoada. Como ser saudável entre filhós e rabanadas

A quadra natalícia é, por norma, uma época onde os excessos alimentares são uma realidade. E por vezes o coração é o que sofre mais. Saiba como ser saudável na noite de Natal.

Getty Images

Com a quadra natalícia chega também à mesa dos portugueses saborosas receitas, pratos confecionados especialmente para a consoada do dia 24 de dezembro. No entanto apesar do bacalhau, das rabanadas, e das filhoses aquecerem o paladar e alma, podem não fazer nada bem ao coração.

A médica e nutricionista Dr. Sandra Alves elaborou uma lista de truques e conselhos a seguir para colmatar os excessos provocados pelo Natal e que podem colocar o nosso coração em risco. Com o mote “Mais um Natal na vida… e não menos uma vida neste Natal” a nutricionista começa por dizer que há sempre pequenas alterações mais saudáveis que podemos fazer nas tradicionais receitas que acompanham a quadra, ressalvando “ainda assim cheia de sabor”.

Dr.ª Sandra Alves

Dr.ª Sandra Alves Médica e Nutricionista membro da Sociedade Portuguesa do AVC

O Observador juntou todos os truques dados pela Dr. Sandra Alves numa tabela. Consulte-a aqui em baixo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Sexismo

Incursão da Ordem dos Médicos pela misoginia

Maria João Marques

O parecer da Ordem dos Médicos é filho dileto de sexismo puro e retinto. Pior: é misoginia. Mas vamos lá ignorá-lo e concentrarmo-nos no escândalo com o alegado sexismo do caracolinhos holandês.