As últimas sondagens de âmbito nacional sugerem que a popularidade do presidente-eleito Donald Trump está a diminuir. Segundo uma sondagem da ABC News/Washington Post, no primeiro dia em que assumir a governação dos Estados Unidos, Trump será o presidente menos popular dos últimos 40 anos (e dos últimos sete presidentes recém-eleitos).

A sondagem, divulgada esta terça-feira, mostra que 40% dos inquiridos está de acordo com a forma como Trump tem lidado com o período de transição, desde que foi eleito até ao dia em que assumir o cargo — um valor muito abaixo dos 80% que estavam a favor do trabalho de preparação de Obama antes de este tomar posse, por exemplo. A taxa de popularidade de Trump está, então, nos 40%, e é a mais baixa desde 1977.

A mesma sondagem mostra ainda que 61% dos inquiridos tem pouca confiança de que Donald Trump tomará as decisões certas, enquanto 52% continua a achar que o magnata não está qualificado para a posição que está prestes a assumir. Ainda assim, escreve o The Independent, esta sondagem revelou que a maioria dos americanos mostrou-se otimista quanto à forma como Trump irá lidar relativamente à economia e ao terrorismo.

Uma outra sondagem, agora da CNN/ORC, dá a Trump uma taxa de aprovação de 40%, relevando ainda que a maior parte dos norte-americanos acha que a conduta de Trump após as eleições gerou pouca confiança nas suas competências enquanto presidente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Donald Trump já reagiu ao escrever no Twitter que “as mesmas pessoas que fizeram sondagens falsas nas eleições, e que estavam tão erradas, estão agora a fazer sondagens de popularidade. Estão falsificadas, como antes”.