Foi em Odessa, Texas, nos EUA, que um conjunto de cerca de 100 mil pneus pegou fogo. A zona do incêndio é tão isolada que o local com bocas de incêndio mais próximo estava a mais de seis quilómetros de distância. Segundo conta a Gizmodo, o fumo tóxico propagou-se em largas proporções durante bastante tempo, como aparece na filmagem de um drone.

“Continua a arder. O incêndio foi muito além do que os nossos meios para o extinguir, na noite passada”, declarou um bombeiro voluntário na segunda-feira, de acordo com os meios locais. O fogo começou por volta das 15h de domingo e continuou pela noite dentro. Devido à falta de bocas de incêndio para ajudar no combate ao fogo, os bombeiros locais tiveram de regressar para procurar mais recursos e, nesse tempo, o fogo só cresceu. Sem os meios necessários, não havia como extingui-lo.

Nós nem sequer conseguimos descer até ao local do incêndio, porque estava demasiado quente”, afirmou Ellis, o bombeiro voluntário, continuando: ‘A borracha dos pneus continua quente e acaba por se colar às nossas botas’, continuou.

Foi no início do dia de segunda-feira que a EPA (United States Environmental Protection Agency), agência pública para a saúde e ambiente, foi chamada ao local para ajudar na extinção do fogo com meios adicionais. Os moradores foram avisados para não saírem de casa e para manterem as janelas fechadas. Várias estradas foram cortadas enquanto o fumo negro, que pode ver no vídeo, ainda pairava intensamente no ar, por quilómetros.

Quando os pneus ardem, soltam um conjunto muito grande de poluentes tóxicos. A inalação destes mesmos componentes pode implicar inúmeros efeitos adversos para a saúde. Até agora, a razão do início do fogo ainda é conhecida e não há registo de feridos, segundo a imprensa local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR