O chef Mario Batali despediu-se da sua cadeia de restaurantes e do programa televisivo que passa no canal ABC depois de ser acusado de assédio sexual.

As denúncias surgiram numa publicação feita no Eater, onde quatro mulheres acusam o famoso chef de as ter “tocado de forma inapropriada”. Uma delas é também chef e diz ter sido apalpada por Batali. As outras três trabalharam com o chef em alguma fase das suas carreiras. Os nomes de todas elas foram mantidas sob anonimato.

Batali respondeu às acusações, pedindo desculpa às pessoas que maltratou e magoou.

Esse comportamento foi errado e não há desculpas. Eu assumo a responsabilidade e lamento profundamente qualquer dor, humilhação ou desconforto que tenha causado aos meus colegas, empregados, clientes, amigos e família”, afirmou Batali.

O chef norte-americano diz que construiu o império de restaurantes para que os clientes se divirtam e passem um bom tempo, mas que o seu comportamento foi demasiado longe.

Ainda que as identidades [das mulheres] mencionadas nestas acusações não me tenham sido reveladas, a maioria dos comportamentos descritos coincidem, de facto, com comportamentos que eu tive”, admitiu Batali.

O grupo, The Batali and Bastianich Hospitality (B&B), que detém a cadeia de restaurantes do chef, confirmou à CNNMoney que Batali se despediu depois das denúncias, acrescentando que levou estas acusações muito a sério e que se orgulha da sua empresa ser um local onde os empregados “podem crescer” livres de “qualquer discriminação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nós temos políticas muito sólidas no que diz respeito ao assédio sexual. Incutimos essas políticas aos nossos funcionários e aplicamo-las, incluindo a rescisão”, afirmou o grupo.

Acusações recentes

Em outubro, a companhia recebeu uma queixa sobre o comportamento de Batali, mas o caso foi imediatamente investigado e, segundo o grupo, esta foi a única queixa alguma vez apresentada.

Uma empregada acusou Batali de “comportamento inapropriado” e o chef foi repreendido e iniciou um programa de tratamento. Depois do sucedido, o próprio Batali decidiu não voltar ao restaurante onde essa empregada trabalhava.

O chef despediu-se agora do seu cargo nos restaurantes, mas também foi despedido pelo ABC o programa televisivo “The Chew”, do qual tem feito parte nos últimos anos.

Nós pedimos ao Mario Batali que saísse do [programa] The Chew, enquanto revemos as alegadas acusações que recentemente chamaram a nossa atenção”, disse o porta-voz, acrescentando que “a ABC leva estes assuntos muito a sério”.

Ainda que o grupo não tenha conhecimento de nenhuma situação semelhante, que envolva o chef norte-americano, no programa televisivo, cabe-lhe “abordar qualquer alegada violação dos nossos padrões de conduta”.

As redes sociais, mais uma vez, foram invadidas por comentários relativamente a estas acusações e Mario Batali foi criticado por vários utilizadores do Twitter.

https://twitter.com/honestOCgirl/status/940412611253780480

https://twitter.com/heatherinsocal/status/940233510517743617

A onda de acusações de assédio sexual parece não ter fim à vista. O silêncio começou a ser quebrado quando o poderoso produtor de Hollywood Harvey Weinstein foi acusado de assédio sexual.