790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

No dia 1 de janeiro vão nascer mais de 200 crianças em Portugal

Este artigo tem mais de 5 anos

O novo ano vai começar com cerca de 386 mil nascimentos em todo o mundo. Embora tenham sido avaliados 185 países, mais de metade dos nascimentos acontecerá em apenas nove deles.

Sebastian nasceu no Hospital de Cobán, na Guatemala, em 2012. A Unicef, em parceria com o Ministério da Saúde, dão apoio ao hospital
i

Sebastian nasceu no Hospital de Cobán, na Guatemala, em 2012. A Unicef, em parceria com o Ministério da Saúde, dão apoio ao hospital

© UNICEF/UNI139096/Markisz

Sebastian nasceu no Hospital de Cobán, na Guatemala, em 2012. A Unicef, em parceria com o Ministério da Saúde, dão apoio ao hospital

© UNICEF/UNI139096/Markisz

Neste dia 1 de janeiro vão nascer em Portugal cerca de 200 crianças. A estimativa foi divulgada esta segunda-feira pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Em todo o mundo, estima-se que nasçam cerca de 386 mil crianças.

Prevê-se que o primeiro bebé nasça na pequena ilha de Kiribati, no Pacífico, onde poderão nascer mais oito crianças no dia 1 de janeiro. O último bebé nascerá nos Estados Unidos, depois dos outros 11.282. Em Portugal, as estimativas apontam para 213 crianças nascidas no dia 1 de janeiro.

A esperança média de vida também é muito variável. Se para as crianças nascidas no Kiribati é 67 anos, nos Estados Unidos é de 80 anos. A esperança de vida para as crianças nascidas em Portugal é um pouco maior — 82 anos —, mas para as crianças nascidas na Serra Leoa é de apenas 52 anos — a esperança de vida mais baixa dos dados divulgados.

Para a Unicef, a principal preocupação é a mortalidade infantil. Apesar de nas últimas duas décadas o número de crianças que morre antes dos cinco anos ter reduzido para metade — cerca de 5,6 milhões, em 2016 —, a Unicef afirma que 46% destas crianças morre logo no primeiro mês.

“A resolução de Ano Novo da Unicef é ajudar todas as crianças a viverem mais do que uma hora, mais do que um dia, mais do que um mês – mais do que mera sobrevivência,” afirmou Beatriz Imperatori, diretora executiva da Unicef Portugal.

Para cumprir esta resolução de Ano Novo, a Unicef vai lançar em fevereiro uma campanha (Every Child Alive) que pretende minimizar as principais causa da mortalidade infantil antes do primeiro mês — mais de 80% dos recém-nascidos morre na sequência de um nascimento prematuro, de complicações durante o parto ou de infeções. As soluções propostas incluem fornecimento estável de água limpa e eletricidade nas unidades de saúde, presença de pessoal de saúde qualificado durante o nascimento, desinfeção do cordão umbilical, aleitamento materno na primeira hora após o nascimento e contacto pele com pele entre a mãe e filho, refere o comunicado da organização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora