16/01

“Sim, há outras formas de vida no espaço”

Nasceu a primeira flor criada no espaço. A planta nasceu a bordo da Estação Espacial Internacional e é um dos primeiros seres vivos nascidos e criados no universo. A fotografia foi partilhada por Scott Kelly nas redes sociais e pela NASA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Scott Kelly/ NASA

22/01

“A vida selvagem em Chernobyl”

Um cavalo Przewalsk anda pela neve na zona exclusiva de Chernobyl, onde os níveis de radiação se tornaram mortais para os humanos depois do acidente nuclear em 1986. Com a evacuação dessas regiões, vários animais selvagens encontraram um ambiente mais próspero para a vida.

AFP/Getty Images

09/02

“Para onde quer que vás, eu sigo-te”

Duas raposas vermelhas correm, já no final do inverno. Esta é a altura em que começam à procura de parceiros para acasalar. A imagem venceu a categoria “Natureza” do concurso “Travel Photographer of the Year”.

Hiroki Inoue

05/07

Morreu o urso mais triste do mundo

Arturo, o “urso mais triste do mundo” — que vivia num jardim zoológico sul-americano — morreu aos 30 anos depois de anos a lutar para ser transferido para um parque com mais condições na China. Depois de a companhia ter morrido de cancro, Arturo nunca mais foi o mesmo.

AFP/Getty Images

07/08

“O que acontece nos EUA quando a água desaparece?”

Um raio cai junto ao rio Wood, Nebraska, nos Estados Unidos, enquanto 413 mil grous se alimentam junto às margens do rio.

RANDY OLSON

16/08

O polvo “de brincar”

Este pequeno polvo púrpura arrancou suspiros aos cientistas. Os olhos grandes e os pequenos tentáculos parecem saídos de um filme de desenhos animados. Foi encontrado na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.

EVNautilus/YouTube

06/09

Panda gigante deixa de ser espécie em perigo de extinção

O panda gigante, um símbolo típico da conservação da vida selvagem, já não é uma espécie em perigo de extinção, de acordo com o União Internacional para a Conservação da Natureza.

VCG via Getty Images

01/10

“Mais um dia no escritório”

Uma raposa salta e escava na neve em busca de comida debaixo da camada de gelo no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos da América. A fotografia venceu o concurso “Comedy Wildlife Photography Awards”.

Angela Bohlke

23/10

“A raposa de Bristol”

Uma raposa vermelha espreita por cima de um muro em Bristol, Inglaterra. Curiosa, adaptável e inteligente, a raposa vermelha é um sobrevivente nato em ambiente citadino. A fotografia venceu o concurso “Wildlife Photographer of the Year” do Museu de História Natural em Londres (Inglaterra).

Sam Hobson

28/10

Criada maior reserva de aves do mundo na Antártida

Foi criada a maior reserva marinha do mundo para proteger a vida selvagem da Antártida num acordo da Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos da Antártida em Hobart, Austrália.

AFP/Getty Images

14/12

A seca no Parque da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa começa agora a recuperar a vida selvagem que se perdeu quase por completo durante a guerra civil em Moçambique.

AFP/Getty Images

15/12

“Corrida das Sardinhas”

A migração de sardinhas ao longo da costa sul-africana, que se tornam presas fáceis dos pássaros e golfinhos. As técnicas dos golfinhos comuns são muito apuradas e os pássaros fazem-se valer da sua excelente visão. Esta imagem venceu o concurso “Nature Photographer of the Year” da National Geographic.

G. Lecoeur

15/12

“Arrastando-te para a floresta profunda”

Uma paranabóia com vinte centímetros de comprimento corre pela floresta húmida de Amboli, Maharashtra, na Índia numa manhã de extremo nevoeiro. Foi a fotografia vencedora da categoria “Retratos de Animais” do concurso “Nature Photographer of the Year” da National Geographic.

varun aditya

19/12

“Tubarão-fantasma filmado pela primeira vez”

Em águas profundas, ao largo das costas da Califórnia e do Havai, um Hydrolagus trolli (também conhecida como quimera azul de nariz pontiagudo) foi filmado pela primeira vez por cientistas do Centro de Pesquisa do Aquário de Monterey Bay, na Califórnia, a cerca de 2 mil metros de profundidade.

National Geographic/ YouTube