Afeganistão

Defesa

Missões portuguesas na ONU e NATO aprovadas

O Conselho Superior de Defesa Nacional prolongou a participação portuguesa na missão da ONU na República-Centro Africana e autorizou o envio de forças para a missão da NATO no Afeganistão.
Militares

Próxima missão na NATO tem risco "reduzido"

O ministro da Defesa afirmou que o próximo destacamento português na missão da NATO no Afeganistão tem o risco "mais reduzido possível".
Afeganistão

Afeganistão. Pelo menos quatro mortos em atentado

Explosão num mercado em Khost, no sudeste do país, causou pelo menos quatro mortos e 14 feridos. Atentado ainda não foi reivindicado. Talibãs estão muito presentes na região.
Afeganistão

Afeganistão. Portugal prepara envio de militares

113
Portugal está a preparar o envio de 160 homens para o Afeganistão a partir de abril do próximo ano. O ministro da Defesa frisa que a presença portuguesa em missões de paz é um objetivo político.
Terrorismo

Cabul. Cinco mortos em ataque à embaixada dos EUA

Pelo menos cinco pessoas morreram na sequência de um atentado à bomba perto da embaixada dos Estados Unidos em Cabul. O atentado suicida ocorreu por volta das 10h00 (6h30 em Lisboa).
Terrorismo

Afeganistão. Ataque a mesquita faz 20 mortos

O ataque desta sexta-feira a uma mesquita no Afeganistão fez mais de 20 mortos e deixou dezenas de feridos. Depois de uma explosão suicida, vários atacantes entraram a disparar no templo.
Afeganistão

EUA. Tropas no Afeganistão em "poucas semanas"

O reforço da presença militar norte-americana no Afeganistão anunciada na segunda-feira à noite pelo presidente Donald Trump deverá chegar ao país "em poucos dias ou poucas semanas".
Presidente Trump

Afeganistão. Talibãs respondem a Trump

129
Os talibãs afegãos avisaram esta terça-feira que Donald Trump está a "desperdiçar" a vida de soldados norte-americanos se avançar com o envio de mais tropas para a região. "Será um novo cemitério."
Presidente Trump

Trump quer reforço militar no Afeganistão

Trump quer reforçar presença no Afeganistão para evitar "previsíveis e inaceitáveis" resultados de uma saída rápida do país, contradizendo posição anterior. "Não digo quando, mas vamos atacar."
Afeganistão

29 mortos em atentado no Afeganistão

Um atentado suicida provocou 29 mortos e 63 feridos numa mesquita xiita em Herat, oeste do Afeganistão, um dia após um ataque contra a embaixada do Iraque em Cabul reivindicado pelo Estado Islâmico.
António Guterres

ONU condena atentados no Afeganistão e Paquistão

NO secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os atentados ocorridos na capital afegã, Cabul, e em Lahore, no Paquistão, e manifestou o seu apoio aos governos dos dois países.
Afeganistão

Cabul: Ataque suicida faz pelo menos 24 mortos

Um bombista suicida fez-se explodir, esta segunda-feira, em Cabul (Afeganistão). O ataque, reivindicado pelos talibãs, fez pelo menos 24 mortos e mais de 40 feridos.
Nações Unidas

Aumento de vítimas civis no Afeganistão

O Afeganistão registou, no primeiro semestre de 2017, um novo aumento de vítimas civis, com 1.662 mortos e 3.581 feridos entre a população civil, sobretudo na região de Cabul.
Talibãs

Talibãs afegãos matam 13 combatentes pró-Governo

Insurgentes talibã emboscaram uma milícia na província afegã de Balkh matando 13 combatentes pró-Governo, indicaram este domingo as autoridades.
Afeganistão

20 mortos e 50 feridos em atentado suicida

Pelo menos 20 pessoas, na maioria civis, morreram e outras 55 ficaram feridas na consequência de um atentado suicida organizado por um carro carregado de explosivos à entrada de um banco.
Afeganistão

Comando afegão fere 7 soldados dos EUA e é abatido

Um comando afegão abriu fogo e feriu sete militares norte-americanos que integram a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos. O atacante foi abatido.
Afeganistão

Afeganistão. Atentado-suicida em mesquita xiita

Um bombista suicida fez-se explodir no interior de uma mesquita xiita em Cabul, no Afeganistão. O atentado ainda não foi reivindicado, mas os bairros da minoria xiita têm sido alvo do Estado Islâmico.
Pentágono

Pentágono decide sobre reforços no Afeganistão

O secretário da Defesa americano alertou na terça-feira que os talibãs estão a progredir no Afeganistão e diz que recebeu 'carta branca' para decidir sobre eventuais reforços militares no país.
Explosão

Explosão perto de mesquita afegã mata 7 civis

Pelo menos 7 civis foram mortos e outros 16 ficaram feridos, esta terça-feira, numa explosão no Oeste do Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. 4 mortos em explosões em funeral

Pelo menos quatro pessoas morreram este sábado em Cabul devido a explosões ocorridas durante o funeral de um homem morto na sexta-feira numa manifestação pela demissão do Governo afegão.
Cabul

Cabul. Polícia dispersa centenas de manifestantes

A polícia afegã disparou para o ar e com canhões de água durante um protesto que juntou cerca de 500 manifestantes em Cabul na sequência do atentado de quarta-feira.
Cabul

Paquistão nega envolvimento no atentado de Cabul

O governo do Paquistão negou qualquer participação dos seus serviços secretos no atentado de quarta-feira em Cabul, uma acusação que partiu dos serviços de informação do Afeganistão.
Afeganistão

Explosão em Cabul faz 90 mortos

142
Um carro armadilhado explodiu, em Cabul, no Afeganistão, perto da embaixada alemã. A explosão fez pelo menos 90 mortos. 400 pessoas ficaram feridas, algumas delas são funcionárias do governo dos EUA.
Afeganistão

Em 24 horas, mais de 30 mortos no Afeganistão

Um total de 31 pessoas, incluindo 10 polícias afegãos e 10 rebeldes talibãs, foram mortas nas últimas 24 horas no Afeganistão em três incidentes em diferentes zonas do país.
Afeganistão

Ataque a televisão afegã faz seis mortos

Cinco homens armados atacaram esta manhã a Rádio Televisão do Afeganistão. Do ataque, que ainda não foi reivindicado, resultaram seis mortos.
Estado Islâmico

Morreu o líder do Estado Islâmico no Afeganistão

646
O exército afegão confirma a morte do líder do Estado Islâmico no país, Abdul Hasib, durante uma operação conjunta do exército com as forças americanas na província de Nangarhar.
Estados Unidos da América

Fotógrafa regista o momento da sua morte

245
Uma fotógrafa do exército americano, Hilda Clayton, morreu em 2013 no Afeganistão. A sua câmara, porém, registou o momento em que uma bomba lhe tirou a vida. A fotografia foi agora relevada.
Estado Islâmico

Atentado contra a NATO em Cabul reivindicado

O Estado Islâmico assumiu esta quarta-feira a autoria do atentado suicida quando passava uma caravana de veículos da missão da NATO no Afeganistão que causou pelo menos nove mortos.
Estado Islâmico

Fotos questionam danos da 'mãe de todas as bombas'

211
Imagens captadas por fotógrafo da Reuters contrariam versão dos EUA sobre os danos causados no Afeganistão pela "mãe de todas as bombas": túneis do Estado Islâmico podem não ter sido destruídos.
Afeganistão

ONU denuncia aumento da tortura no Afeganistão

O uso da tortura no Afeganistão está a aumentar, denunciou a ONU, alertando que tal situação, que surge no âmbito da luta contra os insurgentes islâmicos naquele país, também abrange prisioneiros menores de idade.
Afeganistão

Dezenas de mortos em ataque a base militar afegã

Um ataque contra a base militar de Mazar-i-Sharif, no norte do Afeganistão, provocou mais de uma centena de mortos. Autoridades locais falam em números ainda mais elevados.
Afeganistão

60 mortos em ataque a quartel no Afeganistão

Mais de 50 soldados afegãos e dez talibãs morreram e cerca de 70 militares ficaram feridos esta sexta-feira num ataque rebelde contra a base do Exército afegão, no norte do Afeganistão.
Estados Unidos da América

EUA prometem mais apoio ao Afeganistão

Três dias depois do lançamento da mais potente bomba não nuclear, o assessor de Segurança Nacional de Trump chegou de surpresa ao Afeganistão e esteve reunido com o presidente Ashraf Gani.
Afeganistão

Bomba dos EUA matou 94 combatentes do EI

164
As autoridades afegãs adiantaram ainda que três túneis "onde os combatentes tinham tomado posições na altura do ataque foram destruídos". Não há vítimas civis.
Afeganistão

Vídeo mostra bomba dos EUA a cair no Afeganistão

436
A informação é do Ministério da Defesa do Afeganistão que adianta que foram destruídos "esconderijos estratégicos" do auto-proclamado Estado Islâmico. Estado Islâmico nega as mortes.
Afeganistão

Afeganistão. EUA lançam a "Mãe de Todas as Bombas" - como aconteceu

1.194
Os Estados Unidos bombardearam esta quinta-feira o Afeganistão, de acordo com quatro oficiais. Foi a primeira vez que esta bomba não-nuclear foi utilizada. O objetivo era atingir o ISIS.
Guerra

EUA. Cão militar ajuda a superar traumas de guerra

O marine americano Jeff De Young combateu no Afeganistão. Voltou com traumas. Mas conseguiu superá-los com uma grande ajuda: um cão, que esteve também ao serviço dos EUA.
Cabul

Atacantes vestidos de médicos fazem 30 mortos

Vários homens vestidos com batas de médicos entraram no maior hospital militar de Cabul e começaram a disparar sobre os funcionários e os pacientes. Há pelo menos 30 mortes confirmadas e 50 feridos.
Afeganistão

Atentado suicida faz seis mortos no Afeganistão

Pelo menos seis pessoas foram mortas e 21 ficaram feridas este sábado num atentado suicida na capital da província afegã de Helmand, um ataque reivindicado pelos talibãs.
Cabul

Atentado em Cabul fez 19 mortos e 41 feridos

Pelo menos 19 pessoas morreram esta terça-feira e 41 ficaram feridas num atentado bombista suicida perto do Supremo Tribunal em Cabul, no Afeganistão.
Afeganistão

Recorde de vítimas civis no Afeganistão em 2016

O ano de 2016 foi o mais mortífero para a população civil no Afeganistão, com o registo de quase 11.500 civis, dos quais um terço crianças, mortos ou feridos.
Desastres Naturais

Avalanches no Paquistão e Afeganistão matam 200

Neve e avalanches no Afeganistão mataram mais de 200 pessoas e fizeram dezenas de feridos. Na fronteira com o Paquistão morreram 53 pessoas, numa pequena aldeia em Nuristan, após a última derrocada.
Afeganistão

Vítimas civis no Afeganistão aumentaram 3%

A missão das Nações Unidas no Afeganistão afirmou que o número de vítimas civis no conflito naquele país aumentou três por cento em 2016.
Afeganistão

Avalanches no Afeganistão fazem mais de 100 mortos

Mais de 100 pessoas foram mortas numa série de avalanches no Afeganistão provocadas por dias consecutivos de queda de neve. As avalanches ocorreram após três dias de fortes nevões.
Afeganistão

Queda de neve causa 28 mortos no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram em diferentes partes do Afeganistão devido à forte queda de neve das últimas 48 horas, com os trabalhos de resgate a serem dificultados pelo fecho de muitas estradas.
Sexualidade

Linha telefónica sexual para jovens afegãos

Sexo, amor e libido: eis a temática da nova linha de ajuda no Afeganistão. Num país cheio de tabus, surge uma linha de ajuda aos jovens, para que possam tirar as suas dúvidas sobre problemas sexuais.
Nações Unidas

ONU pede 550 milhões para ajuda ao Afeganistão

As Nações Unidas reclamaram 550 milhões de dólares de assistência internacional para responder às necessidades mais urgentes de um terço da população afegã em situação de emergência.
Afeganistão

Reféns surgem em vídeo dos talibãs do Afeganistão

Um norte-americano e um australiano, professores universitários, surgiram num vídeo de reféns dos talibãs cinco meses depois de terem sido sequestrados em Cabul.
Afeganistão

Afeganistão. Explosões fazem 22 mortos

Duas explosões junto ao Parlamento afegão terão feito, pelo menos, 22 mortos e 70 feridos, em Cabul, afirmam os oficiais de segurança, citados pela AFP News Agency.
Afeganistão

Primeira mulher afegã piloto pede asilo aos EUA

392
Era bem nova quando começou a tentar seguir o sonho que era do seu pai: pilotar aviões. Tornou-se a primeira mulher piloto no Afeganistão, é um símbolo de emancipação feminina mas não se sente segura.
Afeganistão

Acidente de viação faz 14 mortos no Afeganistão

Pelo menos 14 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas depois de um acidente com um autocarro e um camião cisterna no oeste do Afeganistão.
Afeganistão

Ataque suicida em mesquita de Cabul faz 27 mortos

Pelo menos 27 pessoas morreram e 35 ficaram feridas num ataque suicida a uma mesquita em Cabul, a capital do Afeganistão.
Talibãs

John Kerry condena ataque a base dos EUA

O secretário de Estado norte-americano considerou o ataque contra a base de Bagram, perto de Cabul, "cobarde e hediondo".
Afeganistão

Quatro mortos em ataque a base no Afeganistão

Bombista atacou a maior base dos Estados Unidos e dos aliados no Afeganistão, em Bagram. Atentado foi reivindicado por talibãs, fez quatro mortos e, pelo menos, dezassete feridos.
Afeganistão

Consulado alemão atacado no Afeganistão

O ataque começou com a explosão de um carro armadilhado contra o muro do edifício do consulado pelos talibãs que acusam a Alemanha te estar relacionada com crimes na província de Kunduz.
Afeganistão

Ataque contra consulado alemão na Afeganistão

Pelo menos duas pessoas morreram e 80 ficaram feridas num ataque talibã com um carro armadilhado contra o consulado da Alemanha em Mazar-i-Sharif, no Afeganistão, disseram as autoridades locais.
Afeganistão

Presidente do Afeganistão recebeu Sharbat Gula

O presidente do Afeganistão deu as boas vindas a Sharbat Gula, a afegã que em criança foi capa da revista National Geographic, apenas algumas horas após ter sido deportada do Paquistão.
Afeganistão

EUA admitem ter "muito provavelmente" matado civis

Ataque norte-americano, lançado em retaliação pela morte de dois soldados americanos e três afegãos num ataque talibã, terá matado pelo menos 30 civis, entre os quais várias crianças.
Afeganistão

Cultivo de ópio no Afeganistão aumentou 10%

O cultivo de papoila do ópio no Afeganistão subiu 10%, um aumento impulsionado pelas boas condições meteorológicas, crescente insegurança e uma queda no apoio internacional a operações antidroga.
Afeganistão

Meio milhão de refugiados afegãos já regressaram

456 mil refugiados afegãos abandonaram o Paquistão e regressaram a casa desde o início do ano, a maioria nos últimos 3 meses, face ao ultimato do governo de Islamabad para que deixassem o país
Afeganistão

Deslocados em Kunduz chegam aos 24 mil

O número de civis deslocados em Kunduz mais do que duplicou, fixando-se em 24 mil pessoas, anunciou a ONU, numa altura em que continuam os conflitos nesta cidade afegã, uma semana depois da chegada dos talibãs.
União Europeia

UE entrega 200 milhões de euros ao Afeganistão

A União Europeia vai financeira rapidamente o Afeganistão com uma verba de 200 milhões de euros para "apoiar a estabilidade e a boa governação no país".
Cabul

Cabul. Tiroteio em universidade faz 16 mortos

Um grupo de homens armados entrou no edifico da Universidade Americana em Cabul e foram ouvidos vários disparos bem como uma explosão, de onde resultaram 16 mortos.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site