Diplomacia

Diplomacia

UE apoia desenvolvimento rural em Timor-Leste

A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, salientou que a UE "continua a apoiar a democracia" e a prestar assistência à "boa governação" e ao "desenvolvimento rural".
Diplomacia

Reis dos belgas visitam Portugal em outubro

O Rei Filipe e a Rainha Matilde, da Bélgica, deslocam-se a Portugal em outubro, numa "muito importante visita de Estado", segundo Augusto Santos Silva.
Angola

Relações com Portugal "não podem ser substituídas"

O chefe da diplomacia angolana garantiu que as relações com Portugal são insubstituíveis e disse acreditar que o caso do julgamento do ex-vice-Presidente Manuel Vicente terá um "desfecho favorável".
País

Um em cada três vistos foi para angolanos

Portugal "continua a ser largamente procurado por múltiplas nacionalidades", mas, em 2017, os nacionais angolanos foram os que mais vistos receberam, beneficiando perto de 80 mil pessoas.
Angola

Angola encerra embaixadas devido à crise

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar nove embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal.
Diplomacia

Terrorismo e Jerusalém na agenda do "Diálogo 5+5"

Terrorismo, imigração e o estatuto de Jerusalém foram as questões que marcaram a reunião dos chefes da diplomacia do grupo "Diálogo 5+5" para o Mediterrâneo em Argel (Argélia).
Angola

Cooperação com países só com "respeito mútuo"

O Presidente angolano, João Lourenço, anunciou que estão programados "encontros ao mais alto nível" com os governos de países com que Angola pretende "intensificar" a cooperação.
Defesa

Defesa. Arábia Saudita paga 500 milhões aos EUA

A operação proporcionará à Arábia Saudita "assistência e apoio técnico" para os seus sistemas de vigilância e engenharia. Em 2017 a Arábia Saudita foi o melhor cliente nos Estados Unidos neste setor.
São Tomé e Príncipe

MNE chinês elogia São Tomé por amizade com Pequim

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros saudou o regresso de São Tomé e Príncipe à "família de amizade entre China e África", depois de o país ter deixado de reconhecer a independência de Taiwan.
São Tomé e Príncipe

MNE chinês visita São Tomé e Príncipe

O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi, foi recebido à chegada pelo homologo são-tomense, Urbino Botelho, de onde se dirigiram para a cidade, para uma cerimónia de cumprimentos de boas vindas.
Diplomacia

Costa anuncia acordo com Andorra

António Costa assinou com Antoni Martí, chefe do Governo de Andorra, um acordo que permite "um melhor acesso, por via digital, aos serviços fundamentais da nossa rede de serviços públicos."
Presidente Trump

Trump adia sanções contra Teerão

A administração de Trump terá de tomar nova decisão sobre as sanções contra o Teerão em 60 dias. Até lá, Washington pretende "trabalhar com os parceiros europeus" sobre novos termos do acordo".
Legionela

Governo avança com lei para prevenir legionela

A proposta de lei determina obrigações e sanções diferenciadas consoante o grau de risco de propagação da bactéria e de infeção e as características dos equipamentos.
Moçambique

Exonerada embaixadora de Moçambique em Portugal

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou Fernanda Lichale do cargo de embaixadora de Moçambique em Portugal, informa um comunicado da Presidência enviado à Lusa.
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição questiona venda de terreno

O vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde afirmou que está em causa "a lisura e a transparência em torno" do processo da venda do terreno ao ex-embaixador da UE.
China

Ministro chinês visita Angola e São Tomé

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês vai visitar Angola e São Tomé e Príncipe. A viagem de Wang Yi a África inclui ainda paragens no Ruanda e Gabão.
Justiça

Manuel Vicente. Parecer jurídico continua retido

Governo português tem há 5 semanas um parecer jurídico sobre Manuel Vicente, solicitado à PGR, sobre a eventual imunidade do antigo dirigente. Presidente angolano voltou a criticar ação portuguesa.
Diplomacia

UE convida MNE iraniano para debater manifestações

Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão anunciou que, juntamente com a UE, convidou homólogo iraniano para falar sobre os recentes protestos no Irão, onde 21 pessoas morreram.
China

China promete lidar com infratores de sanções

A China prometeu "lidar seriamente" com infratores das sanções impostas à Coreia do Norte, depois de um jornal sul-coreano ter avançado que barcos chineses estão a fornecer petróleo a Pyongyang.
Coreia do Norte

Coreia do Norte aceita conversações com Seul

As conversações entre Coreia do Norte e Seul vão realizar-se dia 9 de janeiro, em Panmunjom, aldeia na fronteira entre os dois vizinhos, onde foi assinado o armistício da Guerra da Coreia.
Diplomacia

Cooperação entre francofonia e CPLP será reforçada

Portugal vai integrar a Organização Internacional da Francofonia, por proposta de França, que passará também a fazer parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
CPLP

Governo pede mais atenção dos diplomatas na CPLP

O ministro dos Negócios Estrangeiros pediu maior atenção da diplomacia portuguesa à cooperação da sociedade civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Jogos Olímpicos

Coreia do Norte reabre comunicações com o Sul

A Coreia do Norte anunciou que vai reabrir o canal de comunicações intercoreano, um dia depois de ter recebido a proposta sul-coreana para negociar a presença de atletas do norte nos Jogos de Inverno.
Presidente Trump

Trump: Sanções à Coreia começam a dar resultado

O presidente dos Estados Unidos acredita que as sanções impostas à Coreia do Norte começaram a dar resultado. Donald Trump destacou a abertura do país em relação aos Jogos Olímpicos de inverno.
Coreia do Norte

ONU: Banido acesso de navios coreanos a portos 

Conselho de Segurança baniu o acesso a todos os portos do mundo de quatro navios norte-coreanos suspeitos de transportar mercadorias interditas pelas sanções contra a Coreia do Norte.
Venezuela

Que empresa é esta que vende pernil à Venezuela?

3.309
Tem ligações a figuras políticas influentes e só em 2016 teve um crescimento de mais de 40% no volume de negócios. A rápida ascensão deu origem a um inquérito no Ministério Público há um ano.
Síria

Síria. Erdogan diz que Assad é um "terrorista"

103
O presidente da Turquia, Erdogan, disse que o presidente sírio, Basharal-Assad é "um terrorista implicado em terrorismo de Estado" e não deve fazer parte do futuro da Síria.
Diplomacia

Canadá expulsa diplomatas venezuelanos

141
Canadá proíbe regresso do embaixador venezuelano e expulsa o seu substituto. Medida é retaliação a decisão semelhante tomada por Caracas um dia antes.
Sanções

ONU vota sanções mais "duras" à Coreia do Norte

O Conselho de Segurança das Nações Unidas votou em impor sanções mais duras à Coreia do Norte em resposta aos seus recentes testes de mísseis balísticos, avança a BBC.
Estados Unidos da América

EUA. Secretário da Defesa visita Guantánamo 

Jim Mattis, Secretário da Defesa dos EUA, visitou Guantánamo, onde se localiza o centro de detenção de suspeitos de terrorismo. É a primeira deslocação de um chefe do Pentágono à região, desde 2002.
Economia

Portugal assina acordos com Ucrânia

Portugal e Ucrânia assinam acordos para "aprofundar a cooperação, no ano em que se assinala o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas" bilaterais.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia elogia apoio de Portugal

Petro Poroshenko elogiou o apoio português à "soberania e integridade territorial" da Ucrânia. O presidente ucraniano está em Portugal para uma visita oficial.
Reino Unido

Diplomata britânica assassinada em Beirute

Rebecca Dykes tinha 30 anos e foi encontrada na berma de uma autoestrada em Beirute. A diplomata britânica foi estrangulada. Um suspeito já foi detido.
Ucrânia

Presidente da Ucrânia visita Portugal

Petro Poroshenko realiza esta segunda-feira uma visita oficial a Portugal. O presidente ucraniano vai encontrar-se com Marcelo Rebelo de Sousa, Eduardo Ferro Rodrigues e António Costa.
Timor-Leste

Timor. Fuga do casal português causa tensão

Primeiro-ministro timorense diz que a fuga do casal português, Tiago e Fong Fong Guerra, pode afetar a relação dos países "irmãos". As tensões junto à embaixada portuguesa em Díli têm aumentado.
Coreia do Norte

Japão impõe novas sanções à Coreia do Norte

As sanções impostas pelo Japão às 19 empresas norte-coreanas pretendem travar o desenvolvimento do programa de armas nucleares e de mísseis.
União Europeia

UE aprova extensão das sanções à Rússia

Os líderes da União Europeia aprovaram a extensão, por mais seis meses, das sanções económicas à Rússia. As sanções afetam os bancos russos, as empresas do setor da defesa e as companhias de petróleo.
Brexit

Início da segunda fase negocial do Brexit

Os eurodeputados irão debater e votar a resolução sobre o ponto de situação das negociações entre a União Europeia (UE) e Londres sobre os termos do 'divórcio'.
NATO

Soltenberg na NATO por mais dois anos

Jens Stoltenberg é secretário-geral da NATO desde 1 de outubro 2014 e vai continuar a ser até 30 de setembro de 2020.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
Jerusalém

Santos Silva esteve reunido com Netanyahu

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal transferirá a embaixada em Israel para Jerusalém no "exato dia" em que transferir também para esta cidade a representação na Palestina.
Jerusalém

Rússia, China e Índia apelam a respeito de acordos

China, Índia e Rússia defenderam que a solução do conflito israelo-palestiniano passa pelo respeito das resoluções das Nações Unidas e das "fronteiras mutuamente reconhecidas".
Jerusalém

Somália: EUA tomaram "decisão perigosa"

"Estamos a instar o Governo dos EUA a reconsiderar os riscos que esta decisão pode ter no futuro do Médio Oriente e no mundo em geral", referiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Somália.
Angola

Agropecuária. Angola tenta financiamento do Brasil

Esta é uma das medidas que visam o aumento da produção não petrolífera constantes do plano intercalar do Governo a seis meses.
Nações Unidas

Enviado da ONU reúne-se com ministro coreano

O secretário-geral adjunto da ONU para os Assuntos Políticos reuniu-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano em Pyongyang. É a visita de mais alto nível da ONU à Coreia desde 2010.
CPLP

Maior cooperação entre membros da CPLP  

Os parlamentos lusófonos defendem que é necessário aprofundar a cooperação entre os Estados-membro, um pilar fundamental para a afirmação da organização e reforço dos laços.
China

Macau na lista de paraísos fiscais é inconsistente

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, frisou a inconsistência da decisão da UE, apoiando o Governo de Macau, que nega ser verdade.
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
Energias Alternativas

Costa promete baixar fatura energética

224
Portugal vai manter a aposta no desenvolvimento das energias renováveis para atingir as metas do Acordo de Paris, disse António Costa no final da 13ª Cimeira Luso-Marroquina, em Rabat.
Presidente Trump

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel 

988
Donald Trump já desfez o tabu e vai mesmo mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital de Israel. A tensão na região aumenta e os líderes mundiais estão em alerta.
Mundo

Embaixada dos EUA em Jerusalém preocupa Macron

O Presidente francês expressou a sua preocupação perante a possibilidade de Donald Trump mudar a embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém.
Venezuela

Maduro anuncia criação de moeda virtual

239
O chefe de Estado da Venezuela anunciou este domingo a criação de uma moeda virtual: o petro. A oposição recebeu a notícia com algum desdém.
CPLP

Deputados da CPLP reúnem-se em Lisboa

Os deputados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão discutir várias propostas de cooperação entre os países, nomeadamente no que diz respeito à educação.
Brasil

Portugal quer reforçar oferta consular no Brasil

321
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, anunciou a intenção de criar um escritório consular permanente em Santos, no Brasil, com funcionários do ministério.
Angola

Angola quer caso de Vicente na justiça angolana 

123
O chefe da diplomacia angolana defendeu a transferência do processo que envolve Manuel Vicente para a justiça daquele país. O diplomata garantiu que Angola sobrevive a uma crise com Portugal.
África

Costa: "Construir pontes em vez de criar muros"

144
António Costa defendeu, num discurso na cimeira União Europeia - União Africana, que é necessário dar os recursos necessários aos jovens para reduzir "a distância, o isolamento e a desigualdade".
Rússia

Rússia rejeita cortar laços com Pyongyang 

A Rússia rejeitou o apelo dos EUA relativamente à suspensão dos laços entre a comunidade internacional e a Coreia do Norte. O apelo surgiu depois do lançamento do míssil balístico na terça-feira.
Barack Obama

Com quem vai Obama reunir-se na Ásia

147
Barack Obama continua a encontrar-se com líderes mundiais, apesar de já não estar na Casa Branca. Esta quarta-feira vai estar na China, de onde segue depois para Nova Deli.
Diplomacia

Presidente suíça. Economia portuguesa a crescer

A Presidente suíça, Doris Leuthard, está em Portugal, em visita oficial, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa. Doris Leuthard felicitou Portugal pelo sucesso económico.
Suíça

Presidente da Suíça em Portugal na terça-feira

494
A presidente da Suíça, Doris Leuthard, vai realizar uma visita de Estado a Portugal na próxima terça-feira. A chefe de Estado vai fazer um passeio de elétrico e visitar a Fundação Champalimaud.
Empresas

Encontro com empresários chineses em Portugal

O próximo encontro de empresários entre a China e países lusófonos deverá acontecer em Portugal "no segundo trimestre" do ano e deverá juntar mais participantes dos dois países.
António Costa

Costa recebido na Tunísia com fado e Ronaldo

O primeiro-ministro foi recebido no Liceu Sadiki, em Tunes, por dezena e meia de alunos de português, numa conversa em que Cristiano Ronaldo foi tema central e onde se cantou o fado.
Entrevista

Especial/ “Cantei o hino para um casal de amantes em Cabul"

325
Da infância em Évora aos corredores da diplomacia, José Cutileiro teve uma vida recheada. Aos 83 anos, numa entrevista de vida, o embaixador fala sobre política, fé e os amigos como Mário Soares.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site