Diplomacia

Cabo Verde

Líder parlamentar do Luxemburgo visita Cabo Verde

Mars Di Bartolomeo inicia esta terça-feira uma visita oficial a Cabo Verde, cujo objetivo é fortalecer as relações de cooperação entre os dois países.
Nações Unidas

Guterres visita República Centro-Africana

António Guterres começa esta terça-feira a sua primeira visita a uma missão de manutenção da paz da ONU, na República Centro-Africana. Portugal está presente naquele país com 160 militares.
Coreia do Norte

Jimmy Carter disponível para regressar a Pyongyang

O antigo presidente dos Estados Unidos afirmou-se disponível para regressar a Pyongyang como emissário de Donald Trump, apesar da personalidade "imprevisível" do líder norte-coreano, Kim Jong-Un.
Coreia do Norte

Coreia do Norte rejeita diplomacia com EUA

126
A Coreia do Norte recusa a via diplomática com os EUA até que consiga atingir o seu objetivo: provar que tem arsenal militar para atingir solo norte-americano. O país diz-se pronto para contra-atacar.
Myanmar

Reunião na ONU para abordar crise dos rohingyas

França e Reino Unido são os países organizadores e o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan vai estar presente. Mais de 500 mil rohingyas, metade da população, já fugiram para o Bangladesh.
Arabia Saudita

O rei saudita está em Moscovo e levou 1500 pessoas

1.961
A visita oficial do rei Salman à Rússia tem números incríveis: 1.500 pessoas, dois hotéis reservados, 800 quilos de comida e três milhões de dólares. E ainda uma escada rolante dourada.
Política

Macau repudia relatório dos EUA que pede eleições

O Governo de Macau repudiou o último relatório sobre a China do Congresso dos Estados Unidos, no qual se pede eleições por sufrágio universal na região administrativa especial chinesa.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Estados Unidos da América

EUA expulsam 15 diplomatas cubanos por ataques

Os Estados Unidos expulsaram 15 diplomatas cubanos destacados em Washington. Em causa está a retirada de pessoal da embaixada norte-americana em Havana em reação a alegados ataques.
Guiné-Bissau

Reino Unido pede solução à Guiné

O embaixador do Reino Unido no país pediu aos atores políticos guineenses uma solução para o impasse político. George Hodgson disse que a comunidade internacional só pode acompanhar.
Timor-Leste

Embaixada portuguesa em Díli tem novas instalações

Três anos depois de Aníbal Cavaco Silva ter lançado a primeira pedra, a embaixada portuguesa vai mudar de morada. A nova sede fica perto do Palácio do Governo em Díli.
Coreia do Norte

Morte de estudante. Coreia acusa EUA de mentir

Pyongyang acusou EUA de mentir sobre o caso de Otto Warmbier, estudante americano que morreu em junho, nos Estados Unidos, após ter passado mais de um ano em coma na Coreia do Norte.
INTERPOL

Interpol aprova entrada da Palestina

A agência internacional aprovou a entrada da Palestina como estado-membro, motivando o desagrado de Israel e Estados Unidos. As Ilhas Salomão também entraram e o Kosovo retirou a candidatura.
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça lançar bomba H no Pacífico

104
O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano anunciou que esta pode ser a mais poderosa de todas as detonações no Pacífico. Na quinta-feira, Kim Jong-un ameaçou Donald Trump.
Coreia do Norte

Trump aplica mais sanções à Coreia do Norte

Donald Trump anunciou mais um conjunto de medidas para sancionar o regime norte-coreano. O Presidente dos EUA deu ordens para várias instituições financeiras acabarem com ligações à Coreia do Norte.
Nações Unidas

50 países assinam proibição de armamento nuclear

Cerca de 50 países deverão começar a assinar um tratado para impedir a produção e utilização de armas nucleares, mas o movimento ameaça ser apenas simbólico, já que nenhuma potência deverá aderir.
Presidente Marcelo

Marcelo: NATO não se tornou obsoleta

O Presidente da República usou uma expressão dita recentemente por Donald Trump, para a contrariar. Marcelo Rebelo de Sousa disse que os tempos mudaram, mas a NATO soube adaptar-se.
Augusto Santos Silva

Declaração do embaixador da Guiné é "inaceitável"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que as declarações do embaixador da Guiné Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP são "inaceitáveis", mas a situação já foi esclarecida.
Coreia do Norte

Espanha expulsa embaixador da Coreia do Norte

275
Governo espanhol considerou Kim Hyok Chol "persona non grata" e decidiu expulsá-lo do país, por causa da postura da Coreia do Norte, que tem levado a cabo testes com mísseis.
Myanmar

Amnistia. Líderes falharam com os 'rohingyas'

Num comunicado, a organização alerta que o êxodo dos rohingyas de Myanmar superou o número de refugiados que chegaram à Europa em 2016. O secretário-geral da Amnistia acusa os líderes mundiais.
Nações Unidas

ONU. Coreia do Norte em debate na quinta-feira

Ministros dos Negócios Estrangeiros do Conselho de Segurança da ONU vão reunir-se na próxima quinta-feira em Nova Iorque para discutir a proliferação de armas de destruição maciça.
Defesa

Outro filho de Lacerda Machado no Estado

2.176
Há quase dois anos, Francisco foi para os Negócios Estrangeiros. Agora, João Maria será contratado pela idD, uma empresa da esfera do Estado na área da Defesa. Vai ganhar cerca de 1.500 euros brutos.
Myanmar

Quem são os rohingyas e por que fogem de Myanmar?

206
Os muçulmanos rohingyas são das minorias mais perseguidas no mundo. Ao fim de séculos estabelecidos na ex-Birmânia, vêem-se a fugir da região que sempre foi sua. Quem são e o que está em causa?
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Cooperação delegada é uma "responsabilidade"

O ministro dos Negócios Estrangeiros diz que a cooperação delegada não é "ouro da Califórnia" mas sim uma "nova responsabilidade" tão crucial como outras para a política externa.
Sanções

Coreia do Norte: EUA vão propor sanções adicionais

Os Estados Unidos anunciaram a intenção de pedir uma reunião ao Conselho de Segurança da ONU, com o objetivo de submeter a votação uma resolução para "sanções adicionais" contra a Coreia do Norte.
Venezuela

UE poderá debater sanções contra a Venezuela

Os 28 Estados-membros da União Europeia poderão começar a debater a adoção de sanções contra a Venezuela "nos próximos dias", disse a chefe da diplomacia da UE, Federica Mogherini.
União Europeia

Coreia do Norte. UE prepara novas sanções

A chefe da diplomacia, Federica Mogherini, adiantou que estas novas medidas irão complementar as sanções das Nações Unidas e instou os países a evitarem "entrar numa espiral de confrontação militar".
Oceanos

Oceanos. 50 países no fórum que arranca em Lisboa

175
Delegações de mais de 50 países, incluindo 38 ministros e secretários de Estado, são esperados no fórum internacional sobre oceanos "Oceans Meeting" que começa esta quinta-feira, em Lisboa.
Vladimir Putin

Rússia ameaça reduzir diplomáticos americanos

Vladimir Putin ameaçou reduzir em mais 155 os funcionários diplomáticos americanos no país. É uma resposta do presidente russo às novas sanções aprovadas esta semana pelo Congresso norte-americano.
Coreia do Norte

Especial/ Coreia. Esta crise é mesmo séria? (em 6 questões)

199
Pode Trump lançar um ataque nuclear sem o Congresso? Estará Kim a querer irritar os chineses? Que trunfos restam à diplomacia? Seis respostas para entender a crise na Coreia do Norte.
Estados Unidos da América

Fumo negro a sair do consulado da Rússia nos EUA

102
Uma coluna de fumo negro ergue-se da chaminé do consulado russo em São Francisco, naCalifórnia, um dia após a administração Trump ter ordenado o seu encerramento.
Diplomacia

Brasil e China assinam 14 acordos

Brasil e China assinaram 14 acordos de cooperação, incluindo a abertura de uma linha de crédito de três mil milhões de dólares, no arranque da visita de Michel Temer à China.
Lituânia

Presidente lituana alerta para mísseis russos

A presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaité, alertou que a Rússia está a proceder a uma "militarização muito agressiva e rápida" através da colocação de "mísseis que podem também atingir Lisboa".
Terrorismo

Cabul. Cinco mortos em ataque à embaixada dos EUA

Pelo menos cinco pessoas morreram na sequência de um atentado à bomba perto da embaixada dos Estados Unidos em Cabul. O atentado suicida ocorreu por volta das 10h00 (6h30 em Lisboa).
Venezuela

Venezuela prepara resposta a sanções dos EUA

A Venezuela garante que vai responder às sanções recentemente impostas pelos EUA. "As forças imperiais fizeram um cerco para afetar o povo venezuelano", acusou presidente da assembleia constituinte.
Sanções

Sanções dos EUA são "a maior agressão" em 200 anos

A Casa Branca impôs novas sanções financeiras à Venezuela, que o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano considerou "a pior agressão à Venezuela nos últimos 200 anos".
Sanções

EUA impõem novas sanções financeiras à Venezuela

"Estas medidas foram cuidadosamente calibradas para privar a ditadura Maduro", diz o comunicado da Casa Branca. Proibição de comprar novas obrigações emitidas pelo Estado venezuelano é um delas.
Diplomacia

Embaixador compara Orbán a Estado Islâmico

172
O embaixador holandês em Budapeste, Gajus Scheltema, comparou a retórica do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán à dos terroristas do Estado Islâmico. A reação não tardou.
Coreia do Norte

EUA destacam "contenção" da Coreia do Norte

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, assinalou a “contenção” demonstrada nos últimos dias pelo regime norte-coreano, acreditando que este seja o início de uma mudança de atitude.
Sanções

EUA impõe mais sanções a russos e chineses

Os Estados Unidos da América vão penalizar 16 empresas e indivíduos suspeitos de ajudarem a Coreia do Norte a viabilizar o seu programa nuclear.
Pyongyang

Sanções da China custam 1.500 milhões a Pyongyang

As sanções impostas pela China a Pyongyang deverão custar 1.500 milhões à Coreia do Norte. De acordo com especialistas, isso não será suficiente para travar a ambição nuclear do país.
Estados Unidos da América

Washington suspendeu concessão de vistos na Rússia

A concessão de vistos para os Estados Unidos será suspensa temporariamente na Rússia a partir de quarta-feira devido à redução do pessoal diplomático ordenada por Moscovo.
Futebol

Organização do Mundial2022 desvaloriza crise

A crise diplomática que isola o Qatar dos seus vizinhos do Golfo teve um "impacto mínimo" nos preparativos para o Mundial2022 de futebol, que "continuam dentro dos prazos", garante a organização.
Diplomacia

EUA interessados em dialogar com a Coreia do Norte

A administração Trump mantém-se interessada num diálogo com o líder da Coreia do Norte, mas aguarda algum sinal de interesse. Já Kim Jung-un espera pelo que vão fazer os "tolos dos ianques".
Irão

Irão ameaça romper acordo nuclear com os EUA

Irão poderá sair do acordo nuclear caso os Estados Unidos continuem com a sua política de "sanções e coerção", ameaçou o Presidente. Hassan Rohani diz que Trump "não é um bom parceiro".
Diplomacia

Macron mostra-se solidário fogos em Portugal

Emmanuel Macron demonstrou solidariedade para com as vítimas dos incêndios em Portuga a António Costa. O presidente francês virá a Portugal em 2018 para uma cimeira sobre incêndios.
Rússia

Rússia fala em "confronto aberto" com os EUA

Kremlin reage com dureza às novas sanções aprovadas no Congresso dos EUA. Rússia exige que os EUA reduzam o número de diplomatas norte-americanos em Moscovo.
António Costa

Macron recebe Costa em Paris na sexta-feira

O encontro entre o Presidente francês e o primeiro-ministro, esta sexta-feira, coincide com uma conjuntura em que a França atingiu a primeira posição como gerador de receitas para a hotelaria.
Sanções

Berlim lamenta que EUA abandonem a linha comum

A ministra da economia alemã criticou o abandono dos EUA da "linha comum" em relação à Rússia.
Venezuela

EUA anunciam sanções contra 13 venezuelanos

EUA anunciaram hoje sanções contra 13 venezuelanos, numa tentativa de dissuadir o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de avançar com as eleições para uma Assembleia Constituinte.
China

China opõe-se a sanções dos EUA contra a Coreia

O Governo chinês disse opor-se à nova ronda de sanções contra a Coreia do Norte aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos.
Sanções

Kremlin diz que sanções são contraproducentes

As novas sanções contra a Rússia que o Congresso americano vai votar na terça-feira são prejudiciais e contraproducentes para ambos os países, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
Venezuela

Venezuela. Portugal espera acordo político

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, considerou que esta semana será "muito intensa" a nível político na Venezuela.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Reuniões europeias. Santos Silva contraria Cristas

145
O ministro dos Negócios Estrangeiros negou acusação da líder do CDS-PP, garantindo ter participado em cinco das oito reuniões do Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia realizadas.
Venezuela

Portugal contra sanções a Maduro? Governo desmente

5.188
Portugal será o único país da UE que rejeita aplicar sanções à Venezuela caso Nicolás Maduro convoque uma assembleia constituinte, afirma o El País. O Governo português desmente a informação.
Estados Unidos da América

Irão. Trump mantém acordo mas ameaça com sanções

O Presidente dos Estados Unidos decidiu manter o acordo com o Irão sobre o programa nuclear. A administração de Donald Trump considerou que Teerão "cumpriu as condições" do acordo de não-proliferação.
Brasília

CPLP discute implantação da agenda de 2030

Os chefes das diplomacias dos países da Comunidade de Língua Portuguesa reúnem-se quinta-feira em Brasília para discutir a implantação da agenda 2030 da organização.
Pyongyang

UE ameaça Pyongyang com novas sanções

A União Europeia avisou que poderá adotar novas sanções contra a Coreia do Norte devido aos programas nuclear e de mísseis balísticos e que representam uma "séria ameaça à paz e segurança".
Diplomacia

RTP. CPLP confia na maturidade de Lisboa e Bissau

A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa afirmou que Portugal e Guiné-Bissau têm "maturidade política" para resolver a suspensão das emissões da RTP e RDP.
Sanções

Sanções à China. A culpa é da Coreia do Norte

133
Os Estados Unidos da América preparam-se para aplicar sanções à China por o país não estar a fazer o suficiente para controlar os impulsos belicistas da Coreia do Norte.
Venezuela

Venezuela. EUA pronto para impor sanções severas

Os EUA vão impor sanções severas contra a Venezuela se for aprovada a Assembleia Constituinte promovida por Nicolás Maduro. Segundo Marco Rubio, o objetivo da oposição venezuelana "não é a vingança".
Brexit

UE "bem pode esperar sentada" se cobrar demasiado

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico disse que a União Europeia "bem pode esperar sentada" se reclamar ao país uma fatura "extorsiva" pela saída do bloco europeu.
Ucrânia

Conflito na Ucrânia "acordou" a NATO

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirmou que "a agressão russa" contra o seu país fez acordar a NATO que tem cada vez mais peso face aos desafios à segurança internacional.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site