Zona Euro

Zona Euro

Balança corrente da zona euro com maior excedente

A balança corrente da zona euro registou um excedente de 32.500 milhões de euros em novembro de 2017. Em novembro de 2016, o excedente tinha sido de 32.200 milhões de euros.
Mercado Imobiliário

Preços das casas. Portugal com 3ª maior subida

Entre junho e setembro últimos, os preços das habitações subiram, em termos homólogos, 4,1% na zona euro e 4,6% na UE. A quarta maior subida foi observada em Portugal (3,5%).
Investimento

Investimento das empresas na zona euro recua

A taxa de investimento das empresas na zona euro recuou no terceiro trimestre de 2017. Ainda assim, os lucros das empresas aumentaram para os 41,4%.
Poupança

Poupança das famílias na zona euro recua

A taxa de poupança das famílias da zona euro recuou no terceiro trimestre de 2017. A taxa de poupança das famílias na zona euro recuou para os 12,0% entre julho e setembro.
António Costa

Zona Euro. Estabilidade só com maior convergência

António Costa afirmou, esta quarta-feira, num encontro dos sete países do Sul da UE, em Itália, que só aproximando as economias e os níveis de desenvolvimento "daremos estabilidade à zona euro".
Desemprego

Desemprego na zona euro cai para 8,7%

A taxa de desemprego na zona euro caiu para os 8,7%, um novo mínimo desde janeiro de 2009. Portugal teve a segunda maior quebra homóloga no desemprego.
União Europeia

Sentimento económico com novos máximos

O sentimento económico acelerou no mês de dezembro na zona euro e na União Europeia, atingindo novos máximos. Ainda assim, o indicador recuou em Espanha.
Economia

Preços na produção industrial crescem 2,8% 

Os preços na produção industrial aumentaram em novembro e na comparação homóloga 2,8% na zona euro e 3,1% na União Europeia, divulgou o Eurostat.
BCE

Zona euro tem alto nível de empréstimos duvidosos

Banco Central Europeu alerta para a necessidade das entidades da zona euro conseguirem progressos em 2018 na redução dos empréstimos duvidosos.
Bolsa

Bolsas europeias em alta

As principais bolsas europeias abriram esta segunda-feira em alta, à espera da inflação de novembro na zona euro e na União Europeia. A bolsa de Lisboa abriu alinhada com as restantes europeias.
Emprego

Emprego acelera na zona euro e UE

107
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, a Lituânia e a Polónia foram os únicos Estados-membros a assinalar quebras relativamente ao emprego.
Zona Euro

Economias da zona euro crescem 2,6%

As economias da zona euro e da União Europeia cresceram 2,6% no terceiro trimestre, face ao mesmo período de 2016. Em Portugal o PIB aumentou 2,5%.
Emprego

Criação de emprego na zona euro a subir

A criação de emprego na zona euro cresceu em novembro ao maior ritmo dos últimos 17 anos, devendo-se ao aumento das encomendas que levou a empresas a contratar mais trabalhadores.
Bolsa

Bolsas europeias em baixa

As Bolsas europeias arrancaram esta semana em baixa. A Bolsa de Lisboa seguia com o principal índice, o PSI20 a cair 0,05%.
Zona Euro

Construção: produção no setor cresceu em setembro

A produção no setor da construção aumentou, em setembro e face ao mesmo mês de 2016, 3,1% na zona euro e 2,6% na União Europeia (UE), segundo o Eurostat.
Eurostat

Zona Euro: 1,4% de inflação anual em outubro

A taxa de inflação anual fixou-se em outubro nos 1,4% na zona euro e nos 1,7% na União Europeia (UE), acima da homóloga mas aquém da registada em setembro, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Zona Euro. Excedente comercial de bens subiu

O excedente da balança do comércio externo de bens na zona euro subiu, em setembro, para os 26,4 mil milhões de euros, face aos 24,3 mil milhões homólogos, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Crescimento da zona euro mantém-se forte

O crescimento da zona euro manteve-se forte no início do último trimestre, com o ritmo da criação de emprego a aumentar ao nível mais alto da década, segundo dados divulgados pelo índice PMI.
Economia

Indústria na zona euro acelera em outubro

O setor industrial na zona euro acelerou em outubro para o valor mais alto desde fevereiro de 2011, com as empresas a receberem mais encomendas e o emprego a crescer, segundo a consultora Markit.
Economia

Economia da zona euro cresce 2,5% no 3º trimestre

O crescimento da economia da zona euro e dos 28 Estados-membros da União Europeia atingiu, em termos homólogos, os 2,5% no terceiro trimestre do ano, segundo uma estimativa rápida do Eurostat.
Zona Euro

Sentimento económico atinge níveis elevados

O sentimento económico acelerou, em outubro, para os 114,0 pontos na zona euro e os 114,2 na União Europeia (UE), atingindo os níveis mais elevados desde outubro de 2000 e junho de 2007.
Défice

Défice na zona euro cai para 1,2%

O défice caiu no segundo trimestre mas agravou-se em relação ao trimestre anterior. Na União Europeia o défice recuou para 1,3%.
União Europeia

Produção no setor da construção subiu na zona euro

A produção no setor da construção aumentou, em agosto e face ao mês homólogo de 2016, 1,6% na zona euro e 3,1% na União Europeia, segundo o Eurostat.
Economia

Taxa de inflação anual estável na zona euro

A taxa de inflação anual estabilizou nos 1,5%, em setembro, na zona euro e subiu para os 1,8% na União Europeia, face a agosto, divulga esta terça-feira o Eurostat.
Mercado Imobiliário

Preço das casas em Portugal a subir acima da média

O preço das habitações aumentou 1,5% na zona euro, 1,8% na União Europeia - e 3,2% em Portugal. Foi a oitava maior subida da União Europeia.
Wolfgang Schäuble

Schäuble avisa para risco de nova crise financeira

512
Wolfgang Schäuble, o ainda ministro das Finanças alemão, disse ao Financial Times que a escalada global da dívida e o excesso da liquidez podem levar a nova crise.
Crise na Zona Euro

Se Portugal tem cumprido regras, não teria crise

195
Jean-Claude Trichet, antigo presidente do Banco Central Europeu, defende que Portugal tem de fazer mais reformas estruturais e evitar voltar a cometer os mesmos erros de 2010.
Desemprego

Desemprego recua na zona euro e na UE

A taxa de desemprego caiu em todos os Estados-membros da União Europeia, à exceção da Finlândia, e atingiu o número mais baixo desde 2008. Espanha e Grécia mantêm os valores mais altos.
Zona Euro

Inflação anual estável nos 1,5% em setembro

A taxa de inflação anual manteve-se estável nos 1,5%, em setembro e face a agosto, na zona euro, segundo uma estimativa rápida divulgada esta sexta-feira pelo Eurostat.
União Europeia

As ideias-chave de Macron para a Europa

Presidente francês discursou esta terça-feira na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde apresentou a sua visão para o futuro da União Europeia e os planos para a tornar mais unida.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Zona Euro

Economia da zona euro recupera em setembro

A economia da zona euro recuperou em setembro o impulso que perdeu no início do terceiro trimestre, ao registar um máximo desde maio, de 56,7 pontos, contra 55,7 pontos em agosto.
BCE

Expansão da zona euro continua sólida

A expansão económica da zona euro continua a ser sólida, apesar da volatilidade da taxa de câmbio criar incerteza devido às implicações na estabilidade dos preços.
Zona Euro

Costa defende união económica na zona euro

O primeiro-ministro defendeu a conclusão da união económica e monetária e deu o exemplo português. António Costa propôs ainda um orçamento para a zona euro.
Zona Euro

Países do sul a usar fundos do MEE para investir?

Schäuble estará a preparar proposta que permitiria aos países do euro financiamento do fundo de resgate para investir em tempos de recessão. O fundo passaria a controlar orçamento e dívida nacionais.
Bolsa

Bolsas europeias seguem negativas

As bolsas europeias seguiam esta segunda-feira em baixa. As principais bolsas europeias estavam a transacionar entre as perdas de 0,18% de Madrid e as de 0,35% de Frankfurt.
Inflação

Taxa de inflação estável na zona euro em julho

A taxa de inflação anual manteve-se nos 1,3% na zona euro, em julho, relativamente ao valor do mês anterior. Em Portugal, a taxa de inflação foi 1% em julho, o mesmo valor de junho.
Zona Euro

PIB da zona euro cresce no segundo trimestre

O PIB da zona euro cresceu 2,1% no segundo trimestre relativamente ao mesmo período do ano passado, segundo uma estimativa rápida da Eurostat.
Eurostat

Taxa de desemprego volta a recuar na Europa

Desemprego voltou a baixar, em junho, nas médias da zona euro e da União Europeia, segundo o Eurostat. O país a registar menor taxa de desemprego entre as pessoas com menos de 25 anos foi a Alemanha.
Zona Euro

Há 5 anos, Mario Draghi tirou o euro do precipício

Foi a 26 de julho de 2012 que o presidente do BCE apanhou (quase) todos desprevenidos com a promessa de "fazer o que for necessário" para preservar o euro. Foi suficiente para tirar o euro do abismo.
Zona Euro

Economia da zona euro cresce 1,9% este ano

O FMI reviu em alta as estimativas de crescimento económico da zona euro. No documento, destaca as estimativas de crescimento de quatro países: Alemanha, França, Itália e Espanha.
Emmanuel Macron

Zona Euro. Alemanha "deve mudar", diz Macron

Numa entrevista publicada esta quinta-feira ao no jornal Ouest France, Emmanuel Macron falou dos "mecanismos de solidariedade mais importantes para o futuro" que passam por um "orçamento" da zona euro
OCDE

OCDE perspetiva crescimento estável

A OCDE perspetiva um crescimento estável nos países membros mas também da zona euro. Esta perspetiva é ainda apontada para os Estados Unidos, Reino Unido, Japão e China.
Entrevista

Especial/ Como vencer populistas? "Crescimento faz milagres"

426
Em entrevista ao Observador, Jeffry Frieden, professor de Economia Política em Harvard, diz que o erro na Europa foi dizer que resposta à crise foi resgatar alguns países. Resgatados foram os bancos.
Economia

Zona euro. Economia cresce 1,7% no 1º trimestre

As economias da zona euro e da União Europeia cresceram, respetivamente, 1,7% e 1,9% no primeiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2016, segundo uma estimativa divulgada pelo Eurostat.
Zona Euro

Zona Euro. Rendimento das famílias cai 0,2%

O rendimento real 'per capita' das famílias na zona euro recuou 0,2% no quarto trimestre de 2016, depois de ter crescido 0,2% no período homólogo e no trimestre anterior, divulgou o Eurostat.
Zona Euro

Preços na zona euro sobem 1,9% em abril

A taxa de inflação homóloga na zona euro situou-se, em abril, nos 1,9%, face aos 1,5% em março, segundo uma estimativa divulgada esta sexta feira pelo Eurostat.
BCE

BCE: recuperação na zona euro cada vez mais sólida

Mario Draghi defende que a recuperação económica da zona euro "é cada vez mais sólida", mas considerou que a inflação terá ainda de mostrar-se resistente a longo prazo.
Zona Euro

Dijsselbloem não quer criar divisões na zona euro

Dijsselbloem reforça que as suas declarações foram mal interpretadas e que nunca pretendeu ofender os países do sul da Europa, declarou o presidente do Eurogrupo esta quinta-feira, em Bruxelas.
Zona Euro

Excedente da balança comercial recua

A zona euro registou em fevereiro um excedente de 17,8 mil milhões de euros na balança comercial externa, face a um excedente de 18,2 mil milhões no mês homólogo de 2016, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Sair do Euro?

1.042
O que determina a nossa competitividade, o que determina o nosso nível de vida não é o nome da moeda que usamos, nem a cor do papel que utilizamos para fazer compras. É a nossa produtividade.
Presidenciais em França

Fillon defende que Alemanha não pode pagar tudo

O candidato da direita às eleições presidenciais francesas, François Fillon, disse em Paris, que "não se pode pedir aos alemães para pagar" a dívida dos outros países europeus.
País

Eurostat. Portugueses ganham 13,7 euros à hora

1.516
Os portugueses ganham, em média, 13,7 euros à hora, mais 2,5% do que em 2015. É menos de metade da média dos parceiros da zona euro e três vezes menos do que na Bélgica, revela o Eurostat.
Euro

Nova nota de 50 euros entra hoje em circulação

A nova nota de 50 euros, a mais usada na zona euro, entra esta terça-feira em circulação, com as autoridades a acreditarem ser mais segura do que a atual nota do mesmo valor que é mais falsificada.
União Europeia

Por uma Europa que não seja para Catarina Martins

740
Catarina Martins exige a saída portuguesa da moeda única – para defender o que chama “Estado social”. Mas não sabe ela que o abandono do euro significaria o colapso venezuelano do seu Estado social?
Eurogrupo

Rajoy defende espanhol para líder do Eurogrupo

O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, é apontado como potencial sucessor de Dijsselbloem. Mariano Rajoy destaca que o seu ministro é dos mais "competentes" do Eurogrupo.
Jeroen Dijsselbloem

Gastamos assim tanto em "álcool e mulheres"?

1.066
Além de se gastar dinheiro em "mulheres", o presidente do Eurogrupo falou em gastos com "álcool" para se referir ao suposto esbanjamento dos países que foram resgatados. Mas o que dizem os números?
Zona Euro

Dijsselbloem. Comentários não foram infelizes

562
Ao Observador, o porta-voz do presidente do Eurogrupo diz que a mensagem é clara e para todos os países do euro. Dijsselbloem mantém declarações e rejeita que tenha sido um comentário infeliz.
Eurogrupo

Eurogrupo. Países membros com o futuro nas mãos

O presidente do Eurogrupo admitiu em Bruxelas que, quando houver um novo ministro das Finanças holandês, caberá aos países da zona euro tomar uma decisão sobre o seu cargo, mas sublinhou que tal ainda poderá "levar alguns meses".
Zona Euro

Euro. Balança Comercial com défice de 600 milhões

A zona euro registou em janeiro um défice de 600 milhões de euros na balança comercial externa, face a um excedente de 4,8 mil milhões no mês homólogo de 2016, segundo o Eurostat.
Zona Euro

Reação a Schäuble: Contra factos não há argumentos

445
Primeiro-ministro responde com dados económicos positivos ao aviso de Schäuble a Portugal, de que se deve certificar que não tem novo resgate. Costa diz que contra factos, não há argumentos.
Zona Euro

Ritmo de crescimento económico na Europa melhorou

O ritmo de crescimento económico na zona euro "melhorou intensamente" em fevereiro, até ao valor máximo em seis anos, e a criação de emprego foi a maior observada nos últimos nove anos.
Zona Euro

Alemanha e Itália crescem abaixo das expetativas

Alemanha e Itália registaram um crescimento económico aquém das estimativas iniciais, numa altura em que os analistas temem os efeitos do Brexit e da política da administração Trump na Zona Euro.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site