Conflito na Síria

Estado Islâmico

Estado Islâmico perde Raqqa, a capital do califado

O Estado Islâmico perdeu aquela que era a capital do califado, Raqqa. As milícias sírias e curdas, lideradas pelos Estados Unidos, reconquistaram a cidade e vão agora reconstruí-la.
Síria

Batalhas mais duras contra Estado Islâmico

As forças que combatem o Estado Islâmico travam esta segunda-feira as batalhas mais duras desde que entraram em Raqqa. Três mil civis fugiram da cidade este sábado à noite.
Conflito na Síria

Especial/ Como Assad controla o futebol sírio

A Síria defronta esta terça a Austrália no play-off asiático de qualificação para o Mundial. Vencendo, fica mais próxima de uma participação inédita. Mas o futebol sírio vive tudo menos dias felizes.
Estado Islâmico

Líder do Estado Islâmico pode não estar morto

O líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi pode, afinal, não estar morto, como tinha avançado a Rússia. O grupo terrorista divulgou um áudio de Baghdadi - a primeira comunicação feita num ano.
Conflito na Síria

Novo aumento da violência contra civis na Síria

A ONU alertou para um novo aumento da violência contra civis na Síria, com uma série de ataques contra civis, ambulâncias, hospitais e voluntários na província de Idlib na última semana.
Conflito na Síria

Síria. Ataques da coligação fizeram 2.800 mortos

Pelo menos 2.800 civis foram mortos em bombardeamentos da coligação internacional contra o Daesh na Síria até agora, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Israel ataca alvos militares na Síria

207
Órgãos de comunicação árabes e israelitas avançam que Israel bombardeou durante a noite um centro de pesquisa associado ao programa de armas químicas de Assad. Dois soldados terão morrido.
Conflito na Síria

Estado Islâmico matou forças governamentais sírias

O grupo islâmico armado Estado Islâmico matou 34 elementos das "forças pró-regime" na Síria durante um contra-ataque na província de Raqa.
Conflito na Síria

Desconhecidos matam sete Capacetes Brancos 

Desconhecidos mataram sete membros dos Capacetes Brancos após entrarem no centro desta organização de resgate e abrirem fogo contra os socorristas, no noroeste da Síria.
Crise dos Refugiados

Mais de 600 mil sírios regressaram a casa

Mais de 600.000 sírios, na maioria deslocados internos, regressaram a casa entre janeiro e junho de 2017, mas os que partem continuam a ser em maior número, mais de 800.000.
Conflito na Síria

29 civis mortos em bombardeamentos em Raqa

Pelo menos 29 civis morreram desde a noite de segunda-feira em Raqa, no norte da Síria, na sequência de bombardeamentos da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.
Conflito na Síria

Turquia reforça presença militar na fronteira

A Turquia reforçou a presença militar na fronteira síria, numa área onde as forças de Ancara e as milícias curdas se encontram regularmente, noticiou a agência de notícias pró-governamental Anadolu.
Conflito na Síria

Síria anuncia fim dos combates em enclave rebelde

O exército sírio anunciou o fim dos combates nas zonas de Ghouta Oriental, algumas horas após o comunicado, por Moscovo, de um acordo de segurança para o enclave rebelde, localizado perto de Damasco.
Conflito na Síria

Síria. Fuga de informação pode trazer riscos

A divulgação do mapa com posições militares norte-americanas no norte da Síria pode acarretar riscos. O aviso veio dos Estados Unidos que diz que essas informações interferem nas operações.
Conflito na Síria

Rússia anuncia cessar-fogo no sul da Síria

Russos e norte-americanos concordaram com o estabelecimento de um cessar-fogo a partir das 09:00 de domingo (10:00 de Lisboa) no sul da Síria, anunciou o chefe da diplomacia de Moscovo.
Conflito na Síria

641 mortos na Síria no último mês

Pelo menos 641 pessoas morreram no primeiro mês da ofensiva lançada a 6 de junho pelas Forças Democráticas da Síria e aliados para recuperar Raqa, bastião do grupo Estado Islâmico na Síria.
Estado Islâmico

Forças sírias apoiadas pelos EUA no sul de Raqqa

Forças de combate sírias apoiadas pelos Estados Unidos entrarampela primeira vez Raqqa, capital do autoproclamado Estado Islâmico, informou o Observatório dos Direitos Humanos Sírio.
Conflito na Síria

Macron e Trump "têm resposta comum" para a Síria

Emmanuel Macron e Donald Trump sublinharam juntos a necessidade de "trabalhar numa resposta comum em caso de ataque químico na Síria".
Conflito na Síria

EUA abatem segundo drone armado iraniano

Os Estados Unidos abateram esta terça-feira um drone armado com origem iraniana, em mais um episódio que demonstra a frição entre a coligação e as forças próxima do regime sírio.
Conflito na Síria

Austrália suspende missões na Síria

A Austrália suspendeu esta terça-feira as missões aéreas na Síria. A decisão surge no seguimento do abate de um caça sírio pelos Estados Unidos, que foi condenado pela Rússia.
Conflito na Síria

Rússia denuncia "ato de agressão" dos EUA

A Rússia denunciou como "um ato de agressão" dos Estados Unidos a destruição no domingo de um caça-bombardeiro do exército sírio por um caça norte-americano.
Conflito na Síria

Negociações para a paz recomeçam a 10 de julho

As negociações para a paz na Síria vão recomeçar, em Genebra, em julho. Será a sétima ronda de conversações — e já estão agendadas outras duas para agosto e setembro. Guerra já matou mais de 320 mil.
Estado Islâmico

Estado Islâmico. Quem é Abu Bakr al-Baghdadi?

102
A Rússia diz ter abatido o líder do Estado Islâmico na Síria, Abu Bakr al-Baghdadi, um dos mais esquivos e brutais líderes jihadistas de sempre. Quem é Baghdadi e como chegou onde chegou?
Conflito na Síria

Ofensiva contra Estado Islâmico já fez 79 mortos

Pelo menos 79 pessoas, das quais 16 crianças e nove mulheres, morreram na ofensiva terrestre contra o Estado Islâmico, na cidade síria de Raqa, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Vídeo mostra o menino sírio que emocionou o mundo

Lembra-se deste rapaz de 5 anos cheio de ferimentos sentado numa ambulância em Aleppo? Tornou-se um símbolo do conflito na Síria. Aparece num novo vídeo divulgado hoje
Reino Unido

Navio de guerra russo intercetado por Londres

Há dias, fez uma passagem "normal" por Lisboa. Na viagem rumo a norte, passou pelo Canal da Mancha e foi intercetado e seguido de perto pelos navios da Marinha britânica.
França

Rússia vai discutir Ucrânia com França e Alemanha

Macron e Putin encontraram-se pela primeira vez e a Rússia acedeu a falar sobre a Ucrânia no grupo da Normandia. Putin recusa tentativa de influenciar eleições, Macron ataca Russia Today e Sputnik.
Conflito na Síria

Sírio condenado a perpétua por crimes de guerra

Um tribunal austríaco condenou a prisão perpétua um requerente de asilo sírio por crimes de guerra cometidos no seu país.
Estado Islâmico

Estado Islâmico decapita coronel russo na Síria

Foi divulgado um vídeo, cuja autenticidade ainda não foi confirmada, em que aparece um coronel russo a ser decapitado por um membro do Estado Islâmico.
Conflito na Síria

Começa a retirada de rebeldes em Damasco

O regime sírio esta cada vez mais perto de recuperar a capital Damasco aos rebeldes. Esta segunda-feira o governo deu passagem a um grupo de cerca de 1000 pessoas que deverão estabelecer-se em Idlib
Conflito na Síria

Síria. Calma após acordo sobre "zonas seguras"

Oposição e os meios de comunicação do governo sírio relatam situação de calma relativa nas áreas abrangidas pelo acordo para a criação de "zonas seguras" na Síria, que entrou em vigor este sábado.
Conflito na Síria

Trump e Putin voltaram a discutir a paz na Síria

Contacto direto entre os líderes da Rússia e dos Estados Unidos estava interrompido desde que os norte-americanos responderam ao ataque com armas químicas de Assad com um bombardeamento.
Conflito na Síria

ACNUR condena ataque do EI a refugiados

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Síria condenou o ataque do grupo radical Estado Islâmico contra um campo de refugiados no nordeste do país.
Estado Islâmico

Do FBI para Estado Islâmico. A história de Daniela

Daniela Greene era uma tradutora do FBI mas fugiu para a Síria em 2014, para casar com um militante do Estado Islâmico. Arrependeu-se e voltou para os EUA, para a prisão. Foi libertada no ano passado.
Conflito na Síria

O ataque de Trump à Síria

110
Depois do ataque à Síria vamos esperar para ver, pois feliz ou infelizmente não podemos fazer nada. O mundo está perigoso, se é que alguma vez deixou de estar. E não vai lá com “afectos”.
Conflito na Síria

Israel ataca Hezzbollah na Síria

Israel terá odenado um ataque aéreo a um depósito de armas controladas pela milícia libanesa Hezzbollah, perto do aeroporto de Damasco, capital da Síria.
Conflito na Síria

Reino Unido deve acompanhar EUA em novos ataques

O Reino Unido acompanhará os EUA em futuros ataques militares contra a Síria, mesmo sem autorização parlamentar, admitiu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson.
Conflito na Síria

Ataque israelita. "Enorme" explosão em Damasco

Uma "enorme explosão" ocorreu, esta quinta-feira, perto do aeroporto de Damasco. Informações já confirmadas pelos meios de comunicação do país dão conta de um ataque israelita.
Conflito na Síria

Número de mortos em ataques turcos sobe para 28

O número de mortos causados pelos ataques da aviação turca contra forças rebeldes curdas, no nordeste da Síria, subiu para 28, indicou esta quarta-feira o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.
Conflito na Síria

Síria. Comprovado uso de gás sarin em ataque

280
Organização para a Interdição das Armas Químicas disse que testes comprovam de forma "irrefutável" que gás sarin ou substância similar foi usado durante um presumível ataque químico na Síria em abril.
Conflito na Síria

Fotógrafo sírio larga câmara para salvar crianças

606
Confrontado com o velho dilema, Abd Alkader Habak escolheu parar de capturar o momento e ajudar. Ele próprio foi atingido pela bomba que matou 126 pessoas num subúrbio de Alepo, no passado sábado.
Conflito na Síria

Papa apela à paz na Síria, onde reina o "horror"

101
O papa Francisco apelou hoje, no Vaticano, à paz na Síria, um país onde a guerra semeia "horror e morte", e considerou um "ataque ignóbil" o perpetrado sábado contra civis.
Síria

Rússia quer investigação a ataque químico na Síria

A Rússia criticou a Organização para a Proibição de Armas Químicas por investigar "à distância" o presumível ataque com armas químicas na Síria e exigiu que o faça no terreno.
Conflito na Síria

França acusa Assad de "falsidade" e "cinismo"

O MNE francês acusou o Presidente sírio de demonstrar "100% de falsidade" e de "cinismo", quando afirmou que o ataque com armas químicas na Síria foi "uma história fabricada a 100%".
Bashar al-Assad

Assad. Ataque químico foi "100% fabricado"

247
O presidente da Síria, Bashar al-Assad, diz que o ataque químico que matou 87 pessoas na Síria, na semana passada, foi "100% fabricado" e que o exército sírio já abandonou todas as armas químicas.
Conflito na Síria

Alemanha critica veto russo sobre ataque químico

A Alemanha criticou a oposição russa a um acordo no Conselho de Segurança da ONU para condenar o ataque químico na Síria e apelou ao regime sírio para colaborar com a investigação.
Presidente Trump

Trump, Xi, uma sobremesa e o ataque... ao Iraque?

Trump e o presidente chinês estavam a comer um bolo de chocolate quando começou o ataque à base síria de al-Shayrat. Ao contar o episódio, Trump enganou-se no nome do país que bombardeou.
Vladimir Putin

"Baixos níveis de confiança" entre EUA e Rússia

Numa conversa "franca", o secretário de Estado dos EUA admitiu ao presidente russo os "baixos níveis de confiança" entre os dois países. A Síria e as eleições norte-americanas estiveram em debate.
Conflito na Síria

A culpa é de Putin ou não?

116
Não bastam as declarações da Administração norte-americana de comparar Assad a Hitler, são necessárias provas claras e inequívocas de que foi o dirigente sírio que empregou as armas químicas.
Conflito na Síria

Spicer: "Nem Hitler utilizou gás como Assad"

415
O homem forte da comunicação da Administração Trump disse que Assad está a utilizar gás contra o próprio povo de uma forma que nem Adolf Hitler. Pelosi já pediu a demissão de Sean Spicer.
Conflito na Síria

Washington acusa Rússia de encobrir ataque químico

Washington acusa Moscovo de tentar encobrir responsabilidade de Assad no ataque com armas químicas, lançando "confusão" com "narrativas falsas" sobre o que se passou.
Conflito na Síria

G7 sem acordo para aplicar novas sanções à Rússia

Os chefes da diplomacia dos países do G7 consideraram ataque dos EUA proporcional e "adequado" como resposta a ataque com armas químicas. Mas não chegaram a acordo quanto a novas sanções à Rússia.
Estados Unidos da América

Ataque dos EUA destruiu 20% dos aviões sírios

O Pentágono explica que o ataque dirigido à base aérea de al-Shayrat destruiu 20% dos aviões do exército sírio e inutilizou os armazéns de combustível e de armamento daquela base.
Médio Oriente

A minha estrada de Damasco

2.193
Na Síria, no Líbano, habituaram-se ao sofrimento. Muito sofrimento. No nosso canto ocidental da Europa não imaginamos como a morte violenta e injusta faz parte da vida quotidiana nesta parte do mundo.
Conflito na Síria

O regresso do Ocidente?

As reacções à acção na Síria foram como que um regresso a uma boa tradição: a extrema-esquerda e a extrema-direita condenaram-na; as forças moderadas e os líderes das democracias ocidentais apoiaram.
Conflito na Síria

Embaixada russa sugere "guerra" em tweet

O Twitter oficial da embaixada russa no Reino Unido sugere que um ultimato do G7 sobre o envolvimento no conflito sírio pode ter como resultado uma "guerra convencional".
Conflito na Síria

Ataque à Síria. Rússia e Irão avisam EUA

148
Aliados do presidente sírio, incluindo Rússia e Irão, lançam avisos aos Estados Unidos que ultrapassaram "linhas vermelhas". Ameaçam responder em caso de novo ataque contra forças de Bashar al-Assad.
Conflito na Síria

EUA. Afastar Assad do poder é uma prioridade

134
A embaixadora dos EUA na ONU disse que Washington tem várias prioridades para a Síria e que uma "mudança de regime" é uma delas. Esta postura contrasta com ideias inicialmente defendidas prioridades.
Conflito na Síria

Explicador/ Porque é que os EUA atacaram a Síria?

120
Explicador. Ao atacar uma base militar do regime sírio, Trump pode ter mudado de forma irreversível o rumo da guerra. Leia as perguntas (e as respostas) que importa fazer nesta altura.
Conflito na Síria

A linha vermelha que foi pisada duas vezes

214
A intervenção na Síria é um ataque punitivo. Não foi por acaso que os bombardeamentos aconteceram no dia em que o Ministério da Saúde turco confirmou que as vítimas foram atingidas por armas químicas.
Conflito na Síria

Síria: Hillary Clinton em sintonia com Trump

128
Horas antes da investida dos Estados Unidos contra base militar de Assad, a candidata derrotada nas últimas eleições defendeu o ataque armado ao regime sírio.
Conflito na Síria

Gama previu “operação militar robusta” de Trump

Esta semana, no “Conversas à Quinta” do Observador, ao discutir a nova política externa dos EUA, Jaime Gama considerou que Trump estava a chegar ao momento em que tinha “de passar à prova dos factos”.
Síria

Navio russo entrou na direção de navios dos EUA - como aconteceu

2.658
Um navio russo entrou no Mediterrâneo onde se encontram os navios americanos que lançaram ataque contra a Síria, avança a Fox News. Rússia assume que relações entre os dois países foram "arruinadas".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site