Coimbra

Fernando Pessoa

O Arquivo do Livro do Desassossego já está online

Depois de seis anos de trabalho, o Arquivo Digital Colaborativo do "Livro do Desassossego" está pronto e permite consultar e comparar as quatro principais edições da obra de Bernardo Soares.
Fogo de Pedrógão Grande

Houve mortes por atraso no socorro em Pedrógão

116
O coordenador do relatório sobre Pedrógão Grande considerou que, se meios de socorro tivessem chegado aos locais mais rapidamente, "algumas vítimas que acabaram por falecer talvez sobrevivessem".
Sentença

Condutor que matou peregrinos condenado a 6 anos

142
O homem que atropelou cinco peregrinos em maio de 2015 foi condenado a seis anos de prisão. O condutor despistou-se à saída de uma curva no IC2.
Coimbra

Condutor que atropelou peregrinos conhece sentença

O acidente aconteceu em 2015, quando um grupo de 80 peregrinos caminhava de Mortágua até Fátima. Morreram cinco peões atropelados.
Incêndios

Fogo em prédio de Coimbra faz um ferido

Um incêndio ocorrido hoje num prédio do centro de Coimbra, freguesia de Santo António dos Olivais, provocou um ferido ligeiro e pelo menos dois desalojados, disse fonte dos bombeiros.
Naufrágios

Encontrado barco de pesca naufragado na Figueira

O pescador, ainda desaparecido, não estará dentro da embarcação com cerca de nove metros de comprimento e a família já foi informada disso, adianta fonte da Marinha.
Naufrágios

"Mayday!" Como evitar um naufrágio

443
O que se faz quando o mar apanha pescadores de surpresa? Como são emitidos e se recebem os alertas? Tudo começa com um mar aparentemente calmo. São emitidos mais de 400 alertas falsos por ano.
Acidentes e Desastres

Três mortos em naufrágio na Figueira da Foz

Três pessoas morreram esta quarta-feira depois de uma embarcação de pesca ter naufragado ao largo da Figueira da Foz, confirmou ao Observador o comandante Silva Rocha, da Polícia Marítima local.
Incêndios

Protestos contra medidas de apoio insuficientes

Dezenas de agricultores e produtores florestais do distrito de Coimbra afetados pelos incêndios de 15 de outubro manifestaram-se contra as "insuficientes" medidas de apoio anunciadas pelo Governo.
Legionela

Homem com legionela internado em Coimbra

Um homem está internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra com legionela. De acordo com fonte da Administração Regional de Saúde do Centro, trata-se de um caso isolado.
Crime

Homem barricado em supermercado já se entregou

Homem esteve barricado num supermercado em Vila Nova de Poiares durante cerca de 24 horas, motivado por uma disputa de terras. Entregou-se esta tarde às autoridades. Um dos funcionários ficou ferido.
Assaltos

Tiros em assalto a supermercado em Poiares

Assaltante terá disparado tiros em supermercado e feriu proprietário com a coronha da arma. CDOS admite possibilidade de existirem de vítimas.
Teatro

Estreia mundial de "Drácula ou o Desmortal"

O Teatro Gil Vicente, em Coimbra, recebe na quarta-feira a estreia mundial da peça "Drácula ou o Desmortal", pelo Coletivo Soul, do Brasil, uma reinvenção da figura criada em 1897 por Bram Stoker.
Incêndios

Pampilhosa da Serra perdeu 80% da floresta

332
Os incêndios de junho e outubro, que afetaram a Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, destruíram 80% da floresta do concelho e afetaram 500 habitações, cuja recuperação tarda em começar.
Incêndios

Árvores queimadas: "Outra tragédia para acontecer"

1.472
O fogo deixou milhares de árvores queimadas ao pé da estrada. No IP3, já várias caíram em zonas onde passam carros todos os dias. Os bombeiros admitem que pode acontecer um acidente a qualquer altura.
Incêndios

Incêndios. Três motoristas homenageados em Coimbra

349
Três motoristas de uma empresa de transporte rodoviário de passageiros fora homenageados pelo "mérito e profissionalismo" demonstrados em serviço nos incêndios que mataram 45 pessoas.
Moçambique

Cirurgiões de Coimbra em missão em Moçambique

Uma equipa do serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra operou com sucesso 17 doentes, a maioria crianças, em Moçambique.
Incêndios

Incêndios. Mais de 145 casas destruídas em Arganil

Mais de 145 casas foram destruídas pelos incêndios de outubro em Arganil, sendo 85 de primeira habitação. A Câmara Municipal diz que as obras de reabilitação vão custar 25 mil euros.
Fogo de Pedrógão Grande

EDP contesta relatório técnico sobre Pedrógão

Relatório técnico da Universidade de Coimbra conclui que os focos de incêndio foram causados por contacto entre vegetação e linha elétrica. A EDP defende que "não é possível sustentar" tal tese.
Incêndios

Fogos. 1.400 empregos postos em causa em Coimbra

Os incêndios florestais de dia 15 na área da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra puseram em causa 1.395 postos de trabalho e afetaram diretamente 55 empresas.
Incêndios

Costa visita zonas mais afetadas pelos incêndios

608
O primeiro-ministro visita, esta manhã, os feridos nos Hospitais da Universidade de Coimbra e terá reuniões com os autarcas dos locais atingidos pelos incêndios deste domingo.
Portos

Quase 9 milhões de toneladas nos portos

Nos primeiros oito meses do ano, os portos comerciais do continente movimentaram mais de 65,7 milhões de toneladas. O porto de Sines continua a ser o que tem mais volume de carga movimentada.
Justiça

Tomás Correia não vai a julgamento

O tribunal de Viseu decidiu não levar a julgamento os 14 arguidos do processo relacionado com a venda dos terrenos das Colinas de Vale Meão, em Coimbra, entre os quais Tomás Correia.
Bombeiros

Bombeiros feridos em Arganil já tiveram alta

Os dois bombeiros, de 41 e 38 anos, já tiveram alta do Hospital de Coimbra. Os dois homens ficaram feridos depois de um acidente com um camião tanque que caiu numa ribanceira de 20 metros.
Autárquicas 2017

Monte Real, Coimbra? Luta por aeroporto no Centro

872
Manuel Machado quer um aeroporto em Coimbra. Mas já defendeu a opção Monte Real. A história de um aeroporto no Centro é longa, mas não há consensos. Governo está disponível para estudar Monte Real.
Autárquicas 2017

Os melhores momentos dos 14 Carpool Autárquicas

Sustos, polémicas, gargalhadas e outras peripécias das entrevistas do Observador aos candidatos enquanto viajavam pelos seus concelhos. Um best of com as tiradas de Isaltino, Leal Coelho e companhia
Autárquicas 2017

Coimbra: o best of do debate no autocarro

Coimbra nos tesourinhos: as promessas de um aeroporto e um Meo Arena, mais a luta por ministérios. Um encontro de Natal. Os animais abandonados. A falta de cinto de segurança. E os dois amores
Rios

Desassoreamento do Mondego põe peixes em risco

A limpeza do rio Mondego, em Coimbra, e a construção de um dique no rio Vouga, em Aveiro, estão a pôr em risco os peixes migradores. Os especialistas dizem que se podem perder 10 milhões de euros.
Acidentes e Desastres

Acusado de atropelamento "não estava embriagado"

194
O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido "umas cervejas", não estava embriagado.
Meteorologia

Chuva provoca derrocada e corta Estrada da Beira

372
A Estrada Nacional 17 - Estrada da Beira, está cortada ao trânsito desde as 16h30, entre São Frutuoso e a EN 17-1 para Semide, na sequência de queda de pedras na via após uma chuvada.
Festivais

Festival FORTE: quatro dias em Montemor-o-Velho

O festival FORTE dá início, esta quinta-feira, a quatro dias de música eletrónica com artistas de 31 países. Evento decorre no castelo de Montemor-o-Velho.
Incêndios

Incêndio em Soure com uma frente ativa

O incêndio florestal no concelho de Soure, mantinha, às 22h15, uma frente ativa, com o combate a decorrer favoravelmente, segundo fonte dos bombeiros.
Incêndios

Incêndios. Seis feridos graves e 70 ligeiros

612
O fogo de Vila de Rei, que já se alastrou aos concelhos vizinhos de Sardoal e Mação, é o que mais preocupa as autoridades: há aldeias evacuadas e bombeiros feridos. A A23 e a EN3 foram cortadas.
Incêndios

Incêndios fazem 23 feridos ligeiros

175
O incêndio de Cantanhede cortou novamente a A14. Em Abrantes, a A23 também esteve cortada. O presidente da Câmara de Coimbra ativou o Plano de Emergência. Uma aeronave aterrou de emergência.
Incêndios

Reacendimento "complexo" em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, Coimbra, reacendeu esta quarta-feira às 14h22. Chegou a ser dado como dominado. Mobiliza 8 meios aéreos.
Coimbra

Fogos. Cáritas vai reconstruir 40 casas afetadas

A Cáritas de Coimbra vai reconstruir 40 habitações afetadas pelos incêndios que começaram em junho em Pedrógão Grande e em Góis, foi anunciado esta terça-feira.
Polícia Judiciária

V. Nova de Poiares. Detido suspeito de atear fogo

101
A PJ deteve no sábado um homem de 33 anos, desempregado, suspeito de ter provocado um incêndio em Vila Nova de Poiares, informou esta segunda-feira a Diretoria do Centro.
Saúde Pública

Esta máquina na Praia de Mira previne escaldões

175
É a praia recordista de bandeira azul e este ano apresenta uma novidade aos banhistas: a Praia de Mira, em Coimbra, tem um aparelho que ajuda a prevenir escaldões. Só tem de se submeter ao teste.
Drogas

Coimbra. Recluso tenta entrar em prisão com haxixe

Um homem de 33 anos foi detido pela Polícia Judiciária do Centro quanto tentava entrar no Estabelecimento Prisional de Coimbra com 100 doses de haxixe no ânus, depois de uma saída precária.
Universidade de Coimbra

Reitor critica "atentado contra a escola pública"

2.067
Decreto-lei sobre contratação de investigadores suscitou duras críticas por parte do reitor da Universidade de Coimbra. A investigação "fica praticamente inviável nas instituições de direito público".
Coimbra

Coimbra candidata-se a Capital Europeia da Cultura

383
O presidente da Câmara de Coimbra anunciou que o município quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027. O ministro da Cultura considerou que esta uma candidatura "muito forte".
Estivadores

Estivadores em greve dia 10 de julho

Os estivadores dos portos de Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal e Praia da Vitória vão fazer greve nas horas ímpares, entre 10 e 11 de julho.
Saúde

Fogos. Valor-limite de partículas no ar excedido

Os fogos de Pedrógão Grande e Góis fez com que o valor-limite diário de partículas suspensas na atmosfera, com efeitos na saúde, fosse ultrapassado na região Centro entre domingo e terça-feira.
Coimbra

12 mil brinquedos trocados desde 2011 em Coimbra

Desde 2011, foram trocados no Mercado de Trocas de Coimbra cerca de 12 mil brinquedos, uma iniciativa que "acaba por prolongar a vida dos brinquedos", de acordo com a organização.
Infraestruturas

10 milhões investidos na estação Coimbra B

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, anunciou a abertura de concurso público para o projeto de modernização da estação ferroviária Coimbra B.
Transportes

Mondego. Em vez do metro, um autocarro elétrico

199
Ministro Pedro Marques, apresenta estudo de mobilidade rodoviária entre Lousã e Coimbra para substituir o Metro do Mondego projetado há 21 anos. Autocarro elétrico vai ligar Coimbra à Lousã.
Figueira da Foz

Átoa e Azeitonas nas Festas de Figueira da Foz

Al Di Meola, Átoa e Azeitonas vão aturar nas Festas da Cidade de Figueira da Foz. Há ainda um desfile de marchas populares, torneios desportivos e um espetáculo de fogo de artifício.
Figueira da Foz

Figueira da Foz. Ferryboat vai quebrar isolamento

O presidente da região timorense de Oecusse-Ambeno disse que o ferryboat construído na Figueira da Foz, que vai operar na costa norte do país, marca uma rotura com o isolamento daquele enclave.
Coimbra

Pediatria de Coimbra desenvolve novos projetos

O Hospital Pediátrico de Coimbra quer desenvolver dois projetos inovadores para crianças com doenças complexas, que passam pelo atendimento e internamento domiciliário.
Tribunal

Inspetora acusada de homicídio diz-se inocente

A inspetora da PJ do Porto Ana Saltão reafirmou, no Tribunal de Coimbra, que está inocente no processo em que é acusada de matar a avó do marido.
Polícia Judiciária

PJ. Ana Saltão volta hoje a tribunal

A repetição do julgamento da inspetora da PJ Ana Saltão começa esta segunda-feira em Coimbra, num processo em que a arguida é acusada de matar a avó do marido.
Coimbra

PJ em operação de combate ao tráfico de droga

A Polícia Judiciária desencadeou, na manhã desta terça feira, uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro do Ingote, em Coimbra, disse fonte da Diretoria do Centro.
Hospitais

Coimbra ultrapassa os 3000 transplantes renais

O serviço de Urologia e Transplantação Renal do CHUC anunciou, esta terça feira, ter ultrapassado a barreira dos 3000 transplantes renais, um número "bastante representativo" à escala europeia.
Coimbra

A casa lego testada para receber peregrinos

Um protótipo de uma casa modular deu lugar ao Centro Municipal de Apoio aos Caminhantes, em Coimbra. O projeto que pretende ajudar peregrinos que por estes dias se dirigem a Fátima já foi inaugurado.
Alergias

Níveis de pólenes muito elevados nos próximos dias

Os níveis de pólenes em suspensão no ar vão estar muito elevados nos próximos dias em Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Évora e Portimão. O alerta foi lançado pela Sociedade de Alergologia.
Incêndios

Incêndios. Figueira da Foz preocupa autoridades

Em seis dias, a Figueira da Foz registou oito focos de incêndio em zona florestal. As autoridades estão preocupadas e desconfiam de fogo posto.
Exposições

36 retratos expostos na Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra vai dinamizar três exposições com fotografias retrato de funcionários, docentes, alunos e antigos alunos para dar "um rosto" à instituição.
Coimbra

ESTeSC é primeira escola no mundo a ser Centro OMS

154
A ESTeSC de Coimbra é, quinta-feira, designada Centro Colaborador da OMS para a Proteção contra a Radiação, tornando-se na "primeira escola de tecnologia de saúde do mundo" a ser distinguida.
PCP

PCP questiona falta de médicos especialistas

O PCP questionou o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a falta de especialistas em algumas áreas e a obsolescência de equipamentos no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Coimbra

Coimbra desenvolve um piso que desacelera carros

615
Um equipamento nas estradas que pode reduzir a velocidade dos carros e criar energia limpa, óleo transformado em sabonete... estas são algumas propostas deste novo projeto.
Ensino Superior

Estudantes de Coimbra querem turmas mais pequenas

177
Provedores dos estudantes de instituições de ensino superior de Coimbra sugerem uma redução do número de alunos por turma e um maior acompanhamento do docente como receitas para mais sucesso escolar.
PCP

PCP. Jornadas para debater emprego e euro

As jornadas parlamentares do PCP, que decorrem entre hoje e terça-feira em Coimbra, vão incidir sobre os temas da "produção, emprego, soberania e libertação de Portugal da submissão ao euro".
Inovação

Startup cria projeto IoT para prever cheias

Uma startup de Coimbra criou o projeto Rio Mondego para prever com antecedência a ocorrência de cheias. O projeto IoT utiliza sensores ultrassónicos para medir constantemente o nível da água do rio.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site