Eleições

Alemanha

Merkel e Schulz convocados para reunião

O presidente da Alemanha convocou a chanceler Angela Merkel, Horst Seehofer, e Martin Schulz, para uma reunião, no sentido de discutir a formação de um novo governo.
Global Shapers

Ou os partidos se abrem ou ficam a falar sozinhos

490
A introdução de eleições primárias para candidatos a primeiro-ministro é um modelo com virtudes: os candidatos passam a falar para fora, em vez de se focarem apenas em questões internas.
Eleições

Chilenos escolhem o novo presidente

As eleições presidenciais chilenas realizam-se hoje, com uma lista de oito candidatos, num escrutínio em que também se renova a Câmara dos Deputados e parte do Congresso. Pode haver uma segunda volta.
África

Irregularidades nas eleições da Guiné Equatorial?

Resultados "inaceitáveis", por serem "extremamente desproporcionais e antidemocráticos". É este o motivo que levou o CI a questionar o resultado as eleições legislativas.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Partido no poder volta a vencer

O Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), no poder há 40 anos, ganhou de novo, sem surpresa, as eleições legislativas, para o Senado e municipais de 12 de novembro.
Catalunha

Primeira audiência de Puigdemont esta tarde

A primeira audiência na Justiça belga para analisar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, e quatro seus ex-conselheiros realiza-se esta quinta-feira.
Catalunha

Puigdemont vai liderar "Juntos pela Catalunha"

O presidente exonerado do governo catalão, Carles Puigdemont, refugiado na Bélgica, vai ser o cabeça de lista do seu partido às eleições regionais de 21 de dezembro próximo.
CPLP

CPLP elogia eleições na Guiné Equatorial

A CPLP elogiou as eleições na Guiné Equatorial, um dia depois da União Africana as criticar. A CPLP visitou 52 mesas eleitorais, englobando um universo de aproximadamente 11 mil eleitores.
Catalunha

Rajoy trabalha para que catalães percam eleições

Mariano Rajoy, afirmou que vai trabalhar para que independentistas catalães percam as eleições regionais de 21 de dezembro próximo, tendo apelado a uma participação "massiva" na consulta.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial vai a votos no domingo

A coordenadora eleitoral da campanha do Partido Democrático da Guiné Equatorial criticou esta sexta-feira a "política de agressão" dos partidos da oposição.
Guiné Equatorial

CPLP espera eleições "justas e livres"

O líder da missão de observadores da CPLP, nas autárquicas e legislativas na Guiné Equatorial, disse esta sexta-feira esperar "uma participação elevada" e que as eleições sejam "justas e livres".
Proteção Civil

Mourato Nunes promete Proteção Civil "mais forte"

O novo presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes, prometeu uma instituição "mais forte e qualificada", avançando que "a grande reforma" não se pode basear "na simples exigência" de mais meios.
Vladimir Putin

Putin. EUA querem influenciar presidenciais russas

Vladimir Putin denunciou esta quinta-feira as intenções dos EUA em influenciar as eleições presidenciais na Rússia, em 2018, relacionando-as com a "imaginária ingerência" russa que elegeu Trump.
Proteção Civil

Presidente da ANPC toma posse esta quinta-feira

O tenente-general Mourato Nunes toma posse esta quinta-feira como presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil. A indigitação acontece no seguimento da demissão de Joaquim Leitão, em outubro.
Venezuela

Maduro anuncia Presidenciais para 2018

Nicolás Maduro anunciou que as forças afetas ao regime estão a preparar eleições presidenciais para 2018. O presidente venezuelano acredita que naquele país "reina a democracia participativa".
Autárquicas 2017

PS faz acordo com PSD: há bloco central em Almada

2.185
Depois de 41 anos de governação "comunista" em Almada, o bastião da CDU perdido nas autárquicas para o PS vai agora passar a ser um bloco central. PSD aceitou pelouros e vai integrar executivo.
Venezuela

Maduro quer punir partidos que faltem às eleições

Nicolás Maduro pediu ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para "inabilitar" os registos eleitorais dos partidos políticos que "se ausentem dos processos democráticos e eleitorais".
Autárquicas 2017

Processo disciplinar para juiz de Oeiras

O Conselho Superior de Magistratura anunciou que o inquérito instaurado ao juiz Nuno Cardoso, em agosto, foi transformado em processo disciplinar. Juiz tinha recusado candidatura de Isaltino Morais.
Eleições

Quénia: oposição contesta resultado das eleições

O líder da oposição do Quénia, Raila Odinga, rejeitou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais, favoráveis ao Presidente cessante Uhuru Kenyatta e defendeu uma nova votação.
Estados Unidos da América

Posts russos chegaram a 126 milhões de americanos

O conteúdo, que pretendia fomentar divisões políticas, chegou diretamente a 29 milhões de americanos, que amplificaram a audiência através da sua atividade na rede social Facebook.
Estados Unidos da América

Rússia nega ingerência nas Presidenciais

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, disse esta terça-feira que "não existe uma única prova" sobre ingerência da Rússia nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Catalunha

Eleições: Separatistas catalães admitem participar

A Candidatura de Unidade Popular não põem de parte candidatarem-se às eleições de 21 de dezembro, referindo que a decisão final terá de ser dos seus militantes.
Catalunha

Sondagem: independentistas não vão ter maioria

916
Uma sondagem publicada no El Mundo refere que os partidos independentistas não conseguirão ter a maioria necessária para formar Governo na Catalunha, nas eleições de 21 de dezembro.
Catalunha

Puigdemont candidato às eleições? "Seria bom"

Para o Governo espanhol, uma candidatura do presidente destituído da Catalunha seria uma forma de os catalães julgarem as ações do último ano do Governo da Generalitat.
Quénia

Quénia. Apenas um terço votou nas presidenciais

A Comissão Eleitoral queniana indicou que cerca de um terço dos registados votou na repetição das eleições presidenciais de quinta-feira no Quénia, boicotadas pela grande coligação da oposição.
Quénia

Três mortos no dia das Presidenciais

Três pessoas morreram esta quinta-feira no Quénia e pelo menos 20 ficaram feridas em confrontos no dia das eleições presidenciais, segundo fontes hospitalares e policiais.
Eleições Presidenciais

Quénia repete eleições presidenciais

O eleitorado queniano repete esta quinta-feira as eleições presidenciais realizadas em agosto que foram anuladas devido às várias irregularidades constatadas. A oposição considera-as de "farsa".
República Checa

Babis à frente nas eleições na República Checa

A populista Aliança dos Cidadãos Descontentes, do milionário Andrej Babis, deverá ganhar as eleições na República Checa com cerca de 32% dos votos.
Incêndios

Presidente "reerguer Oliveira de Frades"

Paulo Ferreira, o único presidente eleito pelo movimento Nós, Cidadãos! em todo o país, tomou posse este sábado, num dos concelhos mais fustigados pelos incêndios do passado fim de semana.
Catalunha

Catalunha. Governo e PSOE marcam eleições

O governo espanhol e o principal partido da oposição chegaram a acordo para convocar eleições na Catalunha em janeiro. O governo reúne-se no sábado em Conselho de Ministros extraordinário.
Rússia

Como influenciar americanos? Ver "House of Cards"

207
Funcionários russos de uma empresa encarregue de influenciar as eleições presidenciais eram obrigados a ver a popular série do Netflix para compreenderem como funciona o sistema político americano.
Autárquicas 2017

Autárquicas. Aberto inquérito em Montalegre

Foi aberto um inquérito ao caso da suspeita de fraude eleitoral em Montalegre, onde centenas de emigrantes foram recebidos por um autarca no aeroporto e transportados para a autarquia onde votariam.
Áustria

Áustria elegeu o PM mais novo do mundo

1.257
Sebastian Kurz tem 31 anos, ganhou as eleições legislativas austríacas e defende a proibição da entrada de refugiados no país. A extrema-direita vai, muito provavelmente, integrar o governo.
Venezuela

Venezuela. Oposição rejeita resultado das eleições

A aliança opositora venezuelana MUD rejeitou os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral, que dão conta de que o chavismo elegeu 17 dos 23 governadores nas eleições de domingo.
Venezuela

Venezuela. Oposição rejeita resultado das eleições

A Mesa de Unidade Democrática rejeitou os resultados das eleições venezuelanas para governadores e afirmou que este sistema eleitoral não é confiável. O partido do governo venceu 17 dos 23 Estados.
Libéria

Weah na 2ª volta das presidenciais na Libéria

O senador George Weah, lenda do futebol africano, e o vice-presidente Joseph Boakai vão defrontar-se na segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, anunciou a comissão eleitoral do país.
Política

PSD. Ferreira Leite com Rio, Relvas com Santana

199
Contagem de espingardas no PSD: no comentário na TVI, Manuela Ferreira Leite explicou o porquê de preferir Rui Rio; em entrevista à SIC, Miguel Relvas fez o mesmo em relação a Santana Lopes.
São Tomé e Príncipe

São Tomé. PM diz que não ganhar maioria é derrota

O primeiro-ministro de São-Tomé e líder do partido no poder, Patrice Trovoada, espera ganhar as eleições legislativas de 2018 com nova maioria absoluta, senão será uma derrota.
PSD

PSD. Duarte Marques propõe Congresso pré-eleitoral

232
Duarte Marques quer uma alteração ao modelo de eleições diretas, que passa pela realização de um congresso prévio com debate entre candidatos. Direção propõe diretas a 9 de dezembro ou 13 de janeiro.
Venezuela

Venezuela. Opositores presos apelam ao voto

18 opositores venezuelanos que estão detidos pediram ao povo para votar "em massa" nas eleições regionais do próximo domingo e para se expressarem "com rebeldia" contra os candidatos do governo.
Holanda

208 dias depois, Holanda tem Governo de coligação

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou que foi alcançado um acordo para um governo de coligação entre quatro partidos, com o apoio de 76 deputados dos 150 que compõem o parlamento.
Autárquicas 2017

Candidatou-se à revelia do pai-presidente e ganhou

5.106
Isabel Guedes votou pela primeira vez nas autárquicas e foi eleita presidente da junta aos 21 anos. Sucede ao pai, que ocupou o cargo durante 12 anos. E que não queria que a filha fosse autarca.
Autárquicas 2017

PCP não vai "alimentar arranjos artificiais"

151
O secretário geral do PCP afirmou que não vai contribuir para "replicar" soluções para as autarquias como as do Governo e acusou a comunicação social de "criar falsos conflitos" entre o PCP, PS e BE.
Autárquicas 2017

Fraude: centenas de emigrantes vieram votar?

3.677
Centenas de emigrantes foram filmados no aeroporto Sá Carneiro quando iam para Montalegre e Chaves para votar PS. A CNE irá promover comunicação ao Ministério Público para investigação.
Autárquicas 2017

Presidente insulta ex-vereador

Em plenas celebrações da vitória do PSD nas eleições autárquicas, o ainda presidente de Póvoa de Lanhoso interrompeu o discurso do presidente eleito para insultar o ex-vereador da Cultura.
Autárquicas 2017

Presidente insulta ex-vereador durante discurso

122
No discurso de vitória do presidente eleito na Póvoa de Lanhoso, o ainda presidente rouba-lhe o microfone e diz: "E o Dr. Armando que vá apanhar no c*", referindo-se ao ex-vereador da Cultura.
Almada

Inês de Medeiros: as polémicas antes da vitória

Inês de Medeiros, nova presidente da Câmara de Almada, foi alvo de polémica em 2010 por o Parlamento lhe pagar viagens semanais para Paris. E por ter desvalorizado uma eventual mentira de Sócrates
Política

Macau repudia relatório dos EUA que pede eleições

O Governo de Macau repudiou o último relatório sobre a China do Congresso dos Estados Unidos, no qual se pede eleições por sufrágio universal na região administrativa especial chinesa.
Catalunha

Governo espanhol apela a eleições na Catalunha

O Governo espanhol apelou aos catalães a dissolverem o seu parlamento e convocarem eleições para ultrapassar a crise entre Madrid e Barcelona, que ameaça declarar unilateralmente a independência.
Autárquicas 2017

Medina reuniu-se com BE e PCP para tentar acordo

744
Já começaram as negociações para um acordo em Lisboa. O socialista Fernando Medina teve uma reunião "exploratória" com o BE e também com o PCP. As conversas vão seguir nas próximas semanas.
Autárquicas 2017

PCP: a culpa é sempre dos outros

2.680
A derrota autárquica do PCP tem outras explicações, nomeadamente o facto de os autarcas eleitos por este partido não serem todos “santinhos” e não estarem livres da acusação de corrupção ou compadrio.
Autárquicas 2017

Vídeo. Autarca celebra reeleição com gesto obsceno

894
Manuel Garcez Trindade mostrou o dedo médio à oposição enquanto gritava para os seus apoiantes: "Eles queriam a chave daquilo ali. Eles queriam a chave que eu tenho aqui no bolso!" Veja o vídeo.
Autárquicas 2017

Especial/ Vida e polémicas da mulher que tirou Almada ao PCP

2.082
Do cinema para a política, Inês de Medeiros ficou marcada pela revolução, pela família Portas e até por Sócrates. Agora, aconteceu o que ninguém previa: vai liderar uma câmara que sempre foi comunista
Autárquicas 2017

Um exercício aritmético

877
O que poucos notaram é que os resultados sintéticos das autárquicas de 2013 e de 2017 foram, respectivamente, 50,2% e 51,5% para a «esquerda» e 34,8% e 34,5% para a «direita». «Derrota catastrófica»?
Política

BE reúne Mesa Nacional a 14 de outubro

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo do partido entre convenções, reúne-se em 14 de outubro, para debater a proposta de Orçamento do Estado para 2018 e as recentes eleições autárquicas.
Autárquicas 2017

Medina não revela se já fez contactos para acordos

Fernando Medina diz-se disponível para procurar "acordos o mais abrangentes possíveis" para governar a Câmara de Lisboa, mas não revela se já dirigiu contactos a eventuais parceiros partidários.
Autárquicas 2017

PS vai analisar resultados das autárquicas

A Comissão Política Nacional do PS reúne-se na quarta-feira para analisar os resultados das eleições autárquicas de domingo, nas quais os socialistas obtiveram o melhor resultado desde sempre.
Autárquicas 2017

Presidente de Pedrógão usou fogos como propaganda

801
Valdemar Alves, agora reeleito, usou meios do município durante a campanha eleitoral para lançar uma carta sobre os incêndios em que se auto-promovia, alegam o Tribunal Constitucional e a CNE.
Autárquicas 2017

O impacto local das estratégias nacionais

Existe um efeito nacional no voto local, que se traduz num prémio (positivo ou negativo) em relação à maioria dos candidatos. É esta grelha de análise que permite ler e aprender com os seus resultados
Autárquicas 2017

Assunção

1.644
Enquanto o PSD não se reorganizar, os cidadãos que não se revêem neste governo podem contar com Assunção Cristas, que não só revelou fibra política, como tem armas para o combate e gosto neste combate
PSD

Passos vs Rui Rio

1.163
Rui Rio não me convence. Não desejo ver à frente do PSD alguém que aspira ser número dois de Costa. Um PSD liderado por ele vai competir com o PCP e com o BE para ver quem é o aliado do PS no governo.
Pedro Passos Coelho

Passos Coelho, Ulisses e os porcos

2.735
Passos Coelho representa na política portuguesa aqueles que não se querem adaptar ao domínio do governo pelos ex-ministros de José Sócrates. Vai um PSD pós-Passos desistir dessa causa?
Autárquicas 2017

PS/Porto. Disputa pela liderança à vista?

A derrota eleitoral do PS no Porto precipitou a contestação interna a Pizarro, que se começa a organizar no terreno. Socráticos e seguristas unem-se contra costista. Apoio de Costa será fundamental.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site