Eleições

CDS-PP

"Tudo se alterou". CDS quer ir sozinho a Europeias

376
"Tudo se alterou" e o CDS "não tem medo". Nuno Melo quer CDS a ir sozinho a votos nas europeias. Vinca diferenças face ao PSD, mas diz que, juntos, devem ter mais eurodeputados do que a esquerda.
Rússia

Opositor russo Navalny foi libertado

O opositor russo Alexei Navalny, que foi detido esta quinta-feira, já foi libertado, mas pode ser ainda condenado a até 30 dias de prisão.
Rússia

Rússia não autoriza observadores norte-americanos

Os diplomatas e funcionários norte-americanos acreditados na Rússia não vão poder atuar como observadores nas presidenciais de março. Os norte-americanos já foram informados.
Timor-Leste

Oposição timorense confirma coligação

Os três partidos da oposição de Timor-Leste uniram-se numa coligação pré-eleitoral. A Aliança de Mudança para o Progresso vai apresentar-se às eleições antecipadas de 12 de maio.
Venezuela

Maduro quer todas as eleições no mesmo dia

O Presidente da Venezuela propôs que no dia das eleições presidenciais se vote também para um novo parlamento, para o poder legislativo dos Estados e municipal.
Venezuela

Oposição não participa nas presidenciais

A aliança de oposição Unidade Democrática anunciou que não apresentará candidatos às eleições presidenciais antecipadas, na Venezuela, as quais consideram ser ilegítimas.
Venezuela

Regime quer legislativas no dia das presidenciais

O vice-presidente do partido no poder anunciou que vai pedir à Assembleia Constituinte que convoque eleições legislativas para data em que se realizarão presidenciais antecipadas.
Angola

Angola realiza autárquicas antes de 2022

João Lourenço anunciou que o Executivo vai preparar as condições para que as eleições autárquicas se realizem antes das eleições gerais de 2022. O anúncio foi feito esta segunda-feira.
Estados Unidos da América

Facebook envia postais para evitar anúncios russos

Quem quiser comprar um anúncio onde seja referido um candidato às eleições intercalares de 6 de novembro, terá de comprovar que vive nos EUA. Verificação será feita através do envio de postais.
Venezuela

Maduro: eleições a 22 de abril com ou sem oposição

O Presidente venezuelano garante que haverá eleições presidenciais antecipadas a 22 de abril e um chefe de Estado eleito de maneira legítima, independentemente de a oposição se candidatar ou não.
Moçambique

Nampula. Determinada 2ª volta nas intercalares

O Conselho Constitucional de Moçambique determinou a realização de uma segunda volta das eleições intercalares de Nampula entre os candidatos da Frelimo e da Renamo.
Timor-Leste

Presidente timorense convoca eleições antecipadas

Francisco Guterres Lu-Olo convocou eleições parlamentares antecipadas para 12 de maio, num voto do qual sairá a nova composição do Parlamento Nacional e o VIII Governo constitucional.
Venezuela

Eleições presidenciais na Venezuela a 22 de abril

A convocatória foi anunciada pela presidente do CNE, Tibisay Lucena, que explicou que as eleições foram marcadas sem oposição e Governo terem assinado "o acordo necessário e tão esperado pelo país".
Chipre

Presidente do Chipre reeleito para segundo mandato

O Presidente do Chipre Nicos Anastasiades foi reeleito na segunda volta das eleições presidenciais, com uma votação entre 54,9% e 59,5%, segundo as projeções à boca das urnas.
Brasil

Lula nas presidenciais divide brasileiros

Uma sondagem divulgada esta quinta-feira indica que os brasileiros estão divididos quanto à eventual participação de Lula da Silva nas presidenciais do país, sendo 51% contra e 47% a favor.
Timor-Leste

Timor. Presidente dissolve parlamento 

Francisco Guterres Lu-Olo dissolveu, no Palácio Presidencial, em Díli, o parlamento e anunciou eleições antecipadas para resolver o impasse político que o país atravessa.
Orçamento do Estado

Autarquias investiram mais 422 milhões em 2017

Investimento total das Administrações Públicas cresceu à custa de um salto de 30% nos gastos das autarquias e regiões em ano de eleições. Ainda assim, ficou 850 milhões aquém do orçamentado.
Moçambique

Votação no norte de Moçambique é "exemplar"

O porta-voz da Comissão Provincial de Eleições afirma que a votação feita em Nampula foi exemplar, mas as organizações não- governamentais consideraram que foi de "baixa qualidade".
PSD

O caso dos 2,2 milhões em relvados para Ovar

280
Câmara de Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, assinou contratos de 2,2 milhões de euros com clubes de Ovar que favoreceram presidente da concelhia do PSD de Ovar.
PSD

Suspeitas de favores na câmara por diretor de Rio

1.225
Câmara de Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rio, fez contrato com clubes para relvados sintéticos. Obras de quase 2 milhões beneficiaram líder da concelhia do PSD de Ovar e futuro vereador.
Presidência da República

Recandidatura? Sampaio da Nóvoa pondera "tudo"

215
Sampaio da Nóvoa faz o balanço de dois anos da presidência de Marcelo e aponta o risco de "desgaste da palavra presidencial" e da redução dos outros atores políticos a "figurantes".
Moçambique

Nampula vota para substituir autarca assassinado

O município de Nampula realiza eleições intercalares esta quarta-feira para nomear o sucessor de Mahamudo Amurane, que foi morto a tiro à porta de casa a 4 de outubro de 2017.
PS

Especial/ Luta pela concelhia do Porto agita o PS

Renato Sampaio, fiel socrático, juntou seguristas à sua causa e desafiou Tiago Barbosa Ribeiro pelo poder da concelhia do PS/Porto. E arrisca vencer. As concelhias do PS vão a votos.
São Tomé e Príncipe

Trovoada anuncia cadernos eleitorais atualizados

O primeiro ministro são-tomense anunciou que a Comissão Eleitoral Nacional vai realizar uma nova atualização dos cadernos eleitorais para as eleições legislativas, autárquicas e regionais.
Moçambique

Cadernos eleitorais de Nampula são uma "confusão"

O CIP classificou como sendo uma "confusão" os erros constantes nos cadernos eleitorais que serão usados para a eleição intercalar do próximo dia 24 no município de Nampula, norte de Moçambique.
Parlamento Europeu

Parlamento Europeu quer eleições em maio de 2019

A Conferência de Presidentes propôs esta quinta-feira que as próximas eleições europeias se realizem de 23 a 26 de maio de 2019, mas os Estados-membros ainda têm de dar luz verde.
Eleições

Legislativas húngaras marcadas para 8 de abril

O presidente húngaro, Janos Ader, anunciou para 8 de abril as eleições legislativas na Hungria. O primeiro-ministro, Viktor Orban, já se posicionou para tentar um terceiro mandato consecutivo.
IMI

IMI. 52 autarquias vão baixar a taxa em 2018

109
Os contribuintes de 52 autarquias vão pagar menos imposto municipal de imóveis em 2018. Mas em alguns casos, as descidas aplicadas pelas câmaras são residuais.
Estados Unidos da América

Manafort processa procurador Robert Mueller

Paul Manafort, ex-diretor da campanha de Trump, processou Robert Mueller, o procurador que investiga as interferências da Rússia nas eleições americanas, acusando-o de ter excedido a sua autoridade.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Comissão pronta para Legislativas

O secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau afirmou que a instituição "está tecnicamente preparada" para realizar as Legislativas em maio, se assim decidir o presidente.
Eleições

Votar em beleza

106
Os candidatos mais bonitos têm mais votos: um aumento de um desvio padrão na beleza (o que corresponde a comparar um candidato mediano com um bonito) representou um acréscimo de 20% no número de votos
Rússia

Candidatura de Navalny contra Putin rejeitada

Opositor de Vladimir Putin, Alexey Navalny, reuniu o apoio necessário e entregou a sua candidatura às presidenciais, mas a comissão de eleições chumbou a candidatura devido a uma condenação antiga.
Libéria

Weah disputa presidência a 26 de dezembro

A segunda volta das eleições presidenciais da Libéria realiza-se terça-feira, com o vice-Presidente cessante Joseph Boakai a defrontar o lendário jogador de futebol George Weah.
Catalunha

Resultados finais, por partido e por cenário

141
Independentistas, juntos, conseguem mais de metade dos deputados, mesmo sem a maioria dos votos que o Ciudadanos obteve. Partido de Puigdemont ficou em segundo lugar. Confira os resultados.
Catalunha

Eleições na Catalunha. Três momentos caricatos

Houve uma mulher que foi votar ao mesmo tempo que fazia madeixas. Um homem foi votar de barretina. Uma jovem de 18 anos votou orgulhosamente por Puigdemont.
Catalunha

Ciudadanos vencem. Independentistas com maioria - como aconteceu

200
Ciudadanos vence e torna-se primeira força no parlamento catalão, mas os independentistas conseguem maioria absoluta e podem formar governo. Partido de Puigdemont consegue segundo lugar surpreendente.
América

ONU denuncia mortes e detenções nas Honduras

A morte de 12 pessoas e a detenção de centenas de outras resultaram de manifestações de protesto pela reeleição controversa do presidente Juan Orlando Hernandez em novembro.
Catalunha

Catalunha. Unionistas tentam "roubar" maioria

Os catalães votam para o parlamento regional em eleições em que os partidos que defendem a unidade de Espanha vão tentar "roubar" aos independentistas a maioria conseguida na consulta anterior.
Brasil

Lula da Silva será candidato nas presidenciais

Lula da Silva diz que vai ser candidato às presidenciais de 2018 "até ao dia em que um tribunal diga" que não pode ser candidato. As eleições vão realizar-se em outubro do próximo ano.
Catalunha

Puigdemont encerra campanha em videoconferência

A intervenção em direto, apresentada como um megacomício de encerramento da campanha da lista "Juntos pela Catalunha", foi transmitida para cerca de 100 espaços públicos na comunidade autónoma.
Rússia

Presidenciais. Campanha arranca segunda-feira

A campanha eleitoral arrancou oficialmente na Rússia para as eleições presidenciais de março do próximo ano, para as quais parte como favorito o Presidente russo, Vladimir Putin.
América

Tribunal declara Hernandez presidente das Honduras

O Tribunal das Honduras declarou Juan Orlando Hernandez presidente. A oposição hondurenha não reconhece o resultado das eleições.
Chile

Sebastián Piñera vence presidenciais do Chile

O conservador Sebastián Piñera venceu as presidenciais chilenas. O antigo chefe de Estado sucede à socialista Michelle Bachelet e confirma à viragem à direita do país da América Latina.
Catalunha

Sondagens antecipam Parlamento ingovernável

As sondagens mais recentes publicadas pela imprensa espanhola antecipam que nenhum dos blocos deverá ter deputados para formar governo, mesmo em coligação. Podemos catalão pode fazer toda a diferença.
Catalunha

Espanha tem plano contra hackers para eleições

A influência de 'fake news', 'bots' e 'hackers', como "Anonymous ou Julian Assange", nas eleições catalãs de 21 de dezembro preocupam o governo espanhol, que já prepara um plano de segurança.
PSD

Sondagem. Rui Rio volta a bater Santana Lopes

272
Sondagem da Aximage volta a dar vantagem a Rui Rio sobre Santana Lopes na corrida pela liderança do PSD. Ainda assim, nenhum parece capaz de bater António Costa em cenário de legislativas.
Venezuela

Partidos impedidos de participar nas presidenciais

Os três principais partidos da oposição não participaram nas eleições de domingo, alegando falta de confiança no Conselho Nacional Eleitoral.
Catalunha

Começa campanha eleitoral na Catalunha

Carles Puigdemont, ex-presidente do governo catalão e número um do Junts per Catalunya, vai participar na campanha eleitoral a partir de Bruxelas. Eleições são a 21 de dezembro.
Catalunha

Extradição de Puigdemont decidida a 14 de dezembro

A 14 de dezembro, a Justiça belga vai decidir sobre a extradição de Puigdemont. Mesmo à distância, o ex-presidente da Catalunha tem feito intervenções neste momento de pré-eleições.
Eleições

Honduras. Protestos fazem 7 mortos e 20 feridos

Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas nas Honduras durante protestos contra uma alegada fraude nas eleições presidenciais de 26 de novembro.
Eleições

Governo das Honduras decreta estado de exceção

País está num impasse devido à contestação dos resultados eleitorais de 26 de novembro. Atos de vandalismo levam autoridades a decretar estado de exceção.
Bolívia

EUA pedem que Morales renuncie a um quarto mandato

Os EUA pedem que o Presidente da Bolívia renuncie a um quarto mandato. A Constituição apenas permite dois mandatos presidenciais consecutivos, mas Morales candidatou-se a um terceiro em 2014.
Alemanha

Merkel e Schulz convocados para reunião

O presidente da Alemanha convocou a chanceler Angela Merkel, Horst Seehofer, e Martin Schulz, para uma reunião, no sentido de discutir a formação de um novo governo.
Global Shapers

Ou os partidos se abrem ou ficam a falar sozinhos

501
A introdução de eleições primárias para candidatos a primeiro-ministro é um modelo com virtudes: os candidatos passam a falar para fora, em vez de se focarem apenas em questões internas.
Eleições

Chilenos escolhem o novo presidente

As eleições presidenciais chilenas realizam-se hoje, com uma lista de oito candidatos, num escrutínio em que também se renova a Câmara dos Deputados e parte do Congresso. Pode haver uma segunda volta.
África

Irregularidades nas eleições da Guiné Equatorial?

Resultados "inaceitáveis", por serem "extremamente desproporcionais e antidemocráticos". É este o motivo que levou o CI a questionar o resultado as eleições legislativas.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Partido no poder volta a vencer

O Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), no poder há 40 anos, ganhou de novo, sem surpresa, as eleições legislativas, para o Senado e municipais de 12 de novembro.
Catalunha

Primeira audiência de Puigdemont esta tarde

A primeira audiência na Justiça belga para analisar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, e quatro seus ex-conselheiros realiza-se esta quinta-feira.
Catalunha

Puigdemont vai liderar "Juntos pela Catalunha"

O presidente exonerado do governo catalão, Carles Puigdemont, refugiado na Bélgica, vai ser o cabeça de lista do seu partido às eleições regionais de 21 de dezembro próximo.
CPLP

CPLP elogia eleições na Guiné Equatorial

A CPLP elogiou as eleições na Guiné Equatorial, um dia depois da União Africana as criticar. A CPLP visitou 52 mesas eleitorais, englobando um universo de aproximadamente 11 mil eleitores.
Catalunha

Rajoy trabalha para que catalães percam eleições

Mariano Rajoy, afirmou que vai trabalhar para que independentistas catalães percam as eleições regionais de 21 de dezembro próximo, tendo apelado a uma participação "massiva" na consulta.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial vai a votos no domingo

A coordenadora eleitoral da campanha do Partido Democrático da Guiné Equatorial criticou esta sexta-feira a "política de agressão" dos partidos da oposição.
Guiné Equatorial

CPLP espera eleições "justas e livres"

O líder da missão de observadores da CPLP, nas autárquicas e legislativas na Guiné Equatorial, disse esta sexta-feira esperar "uma participação elevada" e que as eleições sejam "justas e livres".

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site