Eleições

Autárquicas 2017

Falar de André Ventura

Ventura está a ser sobrevalorizado – enquanto candidato e, mais ainda, enquanto intérprete de novos rumos para a direita. Um erro que, perante a tentação de leituras nacionais, será importante evitar.
Autárquicas 2017

Crónica. A má companhia, o bom almoço e "2019!"

Pizarro e o azar de ser apoiado pelo ministro da Defesa, Passos e as eleições que ele quer que cheguem, João Ferreira e o trabalho sem pressa. O que dizem as frases de campanha, por Miguel Pinheiro.
Eleições na Alemanha

Merkel vence sem maioria, AfD terceiro mais votado - como aconteceu

102
Angela Merkel e a CDU voltaram a ganhar as eleições, mas longe da maioria. O partido nacionalista AfD consegue um histórico terceiro lugar e entra no Parlamento alemão pela primeira vez.
Diário do Porto

Especial/ Um tabu no PSD, os ciclistas do PS e um cata-vento

Paulo Rangel esteve ao lado de Álvaro Almeida, no Porto, e recusou-se a falar sobre o impacto das autárquicas na liderança do PSD. Mas falou do "cata-vento" Azeredo Lopes. Assim como Rui Moreira.
Diário de Lisboa

Especial/ Sarmento falta a ação de campanha de Leal Coelho

Medina joga à bola e "atende" eleitores. PSD teve mais um dia difícil: à hora de almoço promoveu os barcos-táxi no Tejo, mas à tarde falhou uma figura nacional. No BE gritou-se por "Checa!"
Diário do País

Especial/ Cãominhada em Évora. "Contas em ordem" de Passos

128
Notícias da campanha em todo o país: o PAN organizou uma "Cãominhada" em Évora para ouvir os donos de animais. Passos diz que o seu Governo ajudou a pôr as contas das autarquias em ordem.
Autárquicas 2017

Moedas locais. Sim, existem. E houve em Portugal

335
Há três candidatos a prometer criar moedas municipais. É possível? Existem em dezenas de moedas locais em cidades por toda a Europa. Em Portugal a crise em 1920 obrigou autarquias a emitir dinheiro.
Autárquicas 2017

Especial/ Costa na Margem Sul entre a folga e a folgança

O líder socialista entrou na estrada eleitoral, mas leva atrelado um primeiro-ministro que não quer que se confunda folgança com folga orçamental. E o aviso foi já deixado em terras comunistas.
Autárquicas 2017

Crónica. A pinça, o cálice e os papéis ("carago")

Fernando Medina já só consegue olha para o CDS, Teresa Leal Coelho defenestra o assessor de imprensa e Manuel Pizarro deve adorar sondagens, "carago". As frases da campanha, por Miguel Pinheiro.
Diário do País

Especial/ Loures. BE critica benção da CDU nos contratos

251
Notícias da campanha eleitoral em todo o país: Após notícia do Observador sobre ajustes de câmara CDU, candidato bloquista a Loures diz que é tempo de acabar com contratos "abençoados" pelo partido.
Diário do Porto

Especial/ Moreira: "Não recebemos telefonemas de Lisboa"

700
Rui Moreira apresentou o programa e uma convicção: "Vamos ganhar!" Azeredo Lopes, ex-chefe de gabinete do autarca, vai apoiar Pizarro. Teixeira Lopes sugere que Pizarro é um poliamoroso.
Autárquicas 2017

Coimbra: o best of do debate no autocarro

Coimbra nos tesourinhos: as promessas de um aeroporto e um Meo Arena, mais a luta por ministérios. Um encontro de Natal. Os animais abandonados. A falta de cinto de segurança. E os dois amores
Autárquicas 2017

Especial/ Debate. "Machado pôs Coimbra nos tesourinhos"

258
Quatro dos cinco principais candidatos a Coimbra aceitaram desafio do Observador para fazer debate num autocarro. Três deles querem o Ministério da Saúde na cidade. Todos são contra o novo aeroporto.
Diário de Lisboa

Especial/ CDU contra a Madonnização de Lisboa

378
Sondagem da Aximage dá a vitória a Medina com maioria absoluta e Cristas em segundo lugar. João Ferreira, da CDU, foi abordado na rua pela sua antiga educadora de infância. Louçã esteve com Robles.
Autárquicas 2017

Manuel Pizarro apanhado numa espiral de silêncio?

A acreditar na tese de Noelle-Neuman, a única hipótese de vitória de Pizarro está em alterar esta perceção dos portuenses, sobretudo dos indecisos, fazendo-os acreditar que ganhar é possibilidade real
Autárquicas 2017

Por estas e por outras nunca votei nas autárquicas

1.108
De Norte a Sul, larguíssimas centenas de criaturas decidem publicitar na berma da estrada os seus inestimáveis préstimos em prol do bem colectivo. Como potencial usufrutuário dessas benesses, eu passo
Autárquicas 2017

Especial/ Pizarro vs Moreira. O combate dos antigos aliados

Rui Moreira e Manuel Pizarro já não cabem na mesma moldura desde maio. Depois da cisão, agora disputam a vitória nas eleições autárquicas do Porto. As sondagens recentes baralharam todas as contas.
Autárquicas 2017

Sondagem. CDU fica com Loures mas sem maioria

403
A última sondagem para o concelho de Loures põe o CDS à frente, com 36,6% das intenções de voto, mas sem maioria. Por Coimbra, o PS lidera, mas também sem maioria.
Autárquicas 2017

Ventura propõe formação obrigatória para ciganos

3.374
O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures propõe uma formação obrigatória para ciganos em áreas como Direitos Humanos e Direito Penal. Quer ainda criar 500 empregos para a comunidade cigana.
Autárquicas 2017

Crónica. A camisola amarela, a farinha e a memória

Medina poderia passar a andar de bicicleta. Ângelo Pereira poderá juntar-se à farinha do mesmo saco. E Manuel Alegre poderia ter-se candidatado em Coimbra. As frases da campanha, por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Bernardino adjudica milhares a ex-vereador da CDU

3.211
O município de Loures, liderado por Bernardino Soares, e mais três juntas de freguesia da CDU, contrataram por ajuste direto uma empresa de comunicação de um antigo vereador da CDU na autarquia.
Autárquicas 2017

Medina: primeiro a Carris, só depois o Metro

"A Carris está numa situação de grande degradação", afirma ao Observador o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina. E admite que usa pouco os transportes durante a semana
Autárquicas 2017

Promessas/ Requalificação da Barragem da Teja em Trancoso?

Amílcar Salvador disse, em 2013, que iria construir novas infraestruturas na Barragem da Teja para permitir a realização de eventos desportivos e recreativos, mas até hoje nada foi feito.
Diário de Lisboa

Especial/ Leal Coelho muda de assessor de comunicação

171
Medina ouviu dizer que o trânsito estava uma vergonha. No dia em que o PS fez campanha sobre transportes, Cristas e Leal Coelho focam-se na habitação. E o PSD na correção dos erros de comunicação.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: Pizarro vs. Moreira e Passos vs. Rio

No segundo Caça ao Voto, Miguel Pinheiro e Vítor Matos analisam a surpreendente sondagem no Porto, a presença de Rui Rio e Passos Coelho na campanha e esta troca de galhardetes entre PCP e BE.
Diário do Porto

Especial/ Moreira entre a maioria e o empate com Pizarro

Na sondagem da Católica, Moreira e Pizarro surgem empatados: 34% contra 33%, respetivamente. Numa outra sondagem, da Aximage, Moreira (39,9%) elege sete vereadores e consegue a maioria.
Diário do País

Especial/ Coimbra: aeroporto "não é uma promessa de ocasião"

337
A campanha eleitoral em todo o país: Em Coimbra, Manuel Machado diz que o aeroporto não é "promessa de ocasião". Em Oeiras o candidato do PSD/CDS diz que "Isaltino e Vistas são farinha do mesmo saco".
Autárquicas 2017

Moreira entre a maioria e... o empate com Pizarro

396
Na sondagem da Católica, Moreira e Pizarro surgem empatados: 34% contra 33%, respetivamente. Numa outra sondagem, da Aximage, Moreira (39,9%) elege sete vereadores e consegue a maioria.
Autárquicas 2017

Especial/ Eles desafiam o poder. Mas difícil é ganhar

406
Toda a gente conhece Ventura em Loures: "É o dos ciganos". Mas Sónia Paixão também quer ganhar. Seara faz pouca campanha em Odivelas. E Canavilhas não gera grande entusiasmo nos bairros de Cascais.
Autárquicas 2017

Especial/ Quanto pior para Passos, melhor para Rio

113
Passos ficou em Lisboa para ajudar Leal Coelho. Rui Rio esteve no Porto a dar a mão a Álvaro Almeida. Disse que após as autárquicas, em que há uma leitura "nacional", "outros temas se podem resolver".
Brasil

Eleições no Brasil vão ter observação de OEA

A Organização dos Estados Americanos vai enviar, pela primeira vez, uma missão de observação para as eleições de outubro de 2018 no Brasil. A sua dimensão ainda não é conhecida.
Autárquicas 2017

Crónica. A guerra civil, as trapalhadas e a Suíça

Vem aí uma guerra civil à esquerda? Miss Simpatia ou Miss Antipatia? O que é que a pastelaria Suíça tem a ver com as autárquicas? As frases de uma campanha que aquece, por Miguel Pinheiro.
Catalunha

Espanha. Interior planeia substituir os Mossos

143
O governo espanhol planeia aumentar o contingente de agentes da Policía Nacional e da Guardia Civil na Catalunha. O executivo de Rajoy tem receio de que os Mossos sejam passivos a 1 de outubro.
Angola

Oposição angolana garante luta contínua

Os quatro partidos da oposição angolana garantem que vão continuar a lutar contra as violações à Constituição e à lei. As forças políticas apelam à mobilização geral do povo.
Diário de Lisboa

Especial/ "PSD não luta pela sobrevivência em Lisboa"

130
Robles ouviu piropos. Medina dedicou o dia às startups com o ministro Centeno. Leal Coelho também teve companhia: Passos Coelho. Cristas diz que o Governo influencia mais Medina que o contrário.
Diário do Porto

Especial/ "Outros temas se podem resolver" depois da eleição

110
Pizarro balançou ao som de Piazolla. Rui Moreira conversou sobre sustentabilidade. Rui Rio juntou-se a Álvaro Almeida numa arruada e lembrou que as autárquicas têm "um resultado nacional".
Eleições na Alemanha

Die Partei: o partido satírico alemão

171
O Die Partei foi fundado em 2004 e tem animado a campanha alemã para as eleições legislativas. O partido propõe legalizar o consumo de cocaína sob prescrição médica e raptar o presidente turco.
Diário do País

Especial/ Coimbra. PSD acusa câmara de perseguição "pessoal"

Notícias da campanha eleitoral em todo o país: Em Coimbra, candidato do PSD acusa câmara do PS de perseguição. Na Figueira da Foz o presidente falou pela primeira vez da viagem à Microsoft.
Autárquicas 2017

Maioria acredita que PS vai ter mais câmaras

797
Sondagem da Aximage feita para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã revela que a maioria dos inquiridos acredita que socialistas deverão ganhar mais autarquias que os seus adversários.
Autárquicas 2017

Período de voto antecipado abre esta quinta-feira

Militares, bombeiros ou trabalhadores abrangidos pela lei podem votar entre esta quinta-feira e a próxima terça-feira. Também esta quinta-feira termina o prazo para estudantes, presos e doentes.
Autárquicas 2017

Crónica. O bully, o herdeiro e a raposa

André Ventura parece estar numa edição do "Big Brother", Fernando Medina parece estar a confundir Cristas com Costa e Catarina Martins parece estar numa bolha de virtude. Por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Promessas/ Requalificação da EN 268, a entrada de Sagres?

É a única estrada que dá acesso a Sagres, mas não tem condições de segurança. Câmara diz que avança com obras assim que for feita a transição da via da Infraestruturas de Portugal para a autarquia.
Diário do Porto

Especial/ BE: “Rui Moreira não tem programa, nem carácter"

198
Álvaro Almeida atacou Rui Moreira, que por sua vez atacou Pizarro, que atacou Moreira, que por sua vez foi atacado por João Teixeira Lopes, que também criticou Pizarro. Assim vai a campanha no Porto.
Diário de Lisboa

Especial/ Medina vs Cristas e um triatlo do Bloco

584
Medina acusou Cristas de equacionar deixar a vereação para um futuro Governo (como fez Costa). Mas explica que situação de Costa não é equiparável. O BE andou de comboio, metro e bicicleta.
Autárquicas 2017

BE vs CDU: troika, a raposa e as uvas em três atos

Começou com uma crítica às autarquias por Catarina Martins, incluiu o recurso a uma fábula por parte de Jerónimo de Sousa e acabou (até ver) com um discurso conciliador da coordenadora do Bloco.
Diário do País

Especial/ Cascais. "Medo" ou "palhaçada" por causa de debate

568
Notícias da campanha em todo o país. Em Cascais, o convite do Observador para debate num autocarro dá polémica. "Medo", acusa Canavilhas. "Palhaçada", diz Carreiras. O debate foi hoje, mas em Coimbra.
Autárquicas 2017

Medina contacta TC para suprir omissões

250
Fonte oficial do Tribunal Constitucional confirma ao Observador que recentemente Fernando Medina contactou o TC no sentido de "suprir eventuais omissões" da sua declaração de rendimentos.
Autárquicas 2017

Proibir o futebol? Pior do que ridículo: patético

207
José Manuel Fernandes comenta a "absurda proibição" do futebol em dia de eleições: "Num país com milhões de abstencionistas acha-se que alguns milhares irem a um estádio é que é problema."
Autárquicas 2017

Crónica. A saudosista, o poeta e o amiguinho do PS

Assunção Cristas quer fazer campanha com Paulo Portas? José Eduardo Martins enganou-se na escolha de poesia? Manuel Pizarro quer apanhar boleia do Governo? As respostas por Miguel Pinheiro.
Autárquicas 2017

Fotos. Quando o Terreiro do Paço tinha árvores

1.654
Quase 100 anos depois de terem sido retiradas, Assunção Cristas quer voltar a por árvores no Terreiro do Paço. À época, foram arrancadas por pressão dos arquitetos portugueses.
Autárquicas 2017

Autarca foi a Paris de carro e cobrou mil euros

2.380
Vice-presidente da câmara de Manteigas foi a Paris e decidiu levar o carro, faturando mais de mil euros em quilómetros. Diz que levou carro próprio porque lhe dá mais "estabilidade psicossomática".
Diário do Porto

Especial/ Moreira renega PSD e ataca Pizarro

Álvaro Almeida aproveitou para se colar a Rio, Moreira renegou o PSD e atacou Pizarro. Tal como Teixeira Lopes, que o chamou catavento. Ilda esteve junto de trabalhadores e Pizarro andou de bicicleta.
Diário de Lisboa

Especial/ Bairro esquecido: "Todos veem. Ninguém faz nada"

Assunção Cristas esteve a responder a eleitores no Facebook. Fernando Medina dedicou o dia à educação. Robles também. Teresa Leal Coelho foi a um bairro muito degradado na Penha de França.
Diário do País

Especial/ Debate polémico em Loures e Tino de Rans em Lisboa

No início oficial da campanha, Catarina Martins mostrou-se confiante, Tino de Rans foi a Lisboa a fazer campanha pelo "Penafiel é Top" e em Loures o debate foi aceso, com André Ventura no centro.
Autárquicas 2017

Interativo/ Porto. Moreira: um terço de promessas por cumprir

297
Das principais 27 promessas de Rui Moreira no Porto, apenas 11 foram cumpridas: 40% do seu programa. Não concretizou 9, um terço. Mas tem 7 medidas em curso. Dois terços das propostas estão a andar.
Autárquicas 2017

Caça ao voto: quem perdeu e quem ganhou hoje?

Jerónimo e Cristas em alta; Teresa Leal Coelho a pôr em xeque os homens da sua lista; Rui Moreira no direitómetro; a crítica de um leitor a Costa; e um parabéns a você. O novo formato do Observador.
Autárquicas 2017

Crónica. Mulheres vs homens nas frases da campanha

Em campanha, os políticos falam e os eleitores ouvem. Vamos descodificar as frases feitas, as frases desfeitas e as frases perfeitas. Para começar, Costa, Leal Coelho e Medina. Por Miguel Pinheiro
Autárquicas 2017

Vila Verde. CNE notifica CM para remover cartazes

A Comissão Nacional de Eleições notificou a autarquia de Vila Verde para remover cartazes referentes a obras em execução por serem ilegais de acordo com a lei eleitoral.
Autárquicas 2017

Cristas: "A Emel não deve ser para caçar dinheiro"

Best of do Carpool. A dificuldade de apontar uma coisa que Medina tenha feito bem. A mudança de posição em relação às "taxas e taxinhas". O apoio de Portas. E o problema familiar com o futebol.
Autárquicas 2017

Especial/ "Terreiro do Paço ganharia se tivesse árvores"

393
Governo só não conseguirá dinheiro para ampliar o metro "se não se empenhar". Cristas quer árvores na Praça do Comércio. E conta como até pensou candidatar-se a Lisboa antes de ser líder do CDS.
Autárquicas 2017

Promessas/ Orçamento Participativo em Stª Marta de Penaguião?

Luís Machado prometeu em 2013 implementar um Orçamento Participativo em Santa Marta de Penaguião, mas não cumpriu. Diz que mantém o projeto para 2018 e justifica a falta com dificuldades orçamentais.
Diário do Porto

Especial/ Rui Moreira: "Acusações do Bloco? Só me posso rir"

107
Álvaro Almeida foi ao Cerco criticar a "ineficácia" de Moreira. Bloco falou em "tráfico de influências" na Câmara. Manuel Pizarro disse que Moreira está "assustado". O autarca? Riu-se dos adversários.
Autárquicas 2017

Especial/ Oeiras. "Tenho conta na Pastelaria Suíça"

275
Um apoiante brinca com Isaltino e diz que levou bombons da pastelaria e nunca os pagou. Candidato goza com Ângelo Pereira do PSD, quando o vê. Paulo Vistas acusa Isaltino de estar feito com o PS.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site