Catolicismo

Arte

Cápsula do tempo encontrada em estátua de Jesus 

422
A estátua de Jesus Cristo da igreja de Santa Águeda estava em mau estado. Quando foi retirada da parede, descobriram duas cartas de 1777 escondidas no sítio mais improvável.
Livros

‘Portugal católico’

597
“Os católicos continuam a desempenhar um importante papel. Na escola, na saúde, na solidariedade social, na cultura, na ciência, na tecnologia”. E na política?
Política

Onde está a direita?

227
Se a direita portuguesa não fizer apelo sem álibis, nem complexos de esquerda e/ou de consciência à mobilização, à adesão, à participação e ao voto dos católicos, não serve para nada em Portugal.
Religião

Lutero: reformador ou revolucionário?

362
Se à mulher de César não lhe basta ser honesta, pois deve também parecê-lo, com mais razão a Igreja, esposa de Cristo, deve rejeitar os revisionismos históricos.
Fátima

Aparições. Fátima investiu 2 milhões no centenário

497
O Santuário anunciou que as comemorações do centenário das Aparições de Fátima tiveram um custo de cerca de dois milhões de euros durante os sete anos de preparação das iniciativas.
Catolicismo

(Re)pensar a Europa

A visão cristã da reconciliação e da paz esteve na origem do projeto da unidade europeia e movia os “pais fundadores”. Isso foi conseguido mas é um bem que às jovens gerações até passará despercebido.
Património Cultural

Silêncio quebrado

555
Obra raríssima, o Catechismus Christianae Fidei, impresso em 1586, acaba de ser traduzido para português. Mas o estado de conservação dos originais existentes em Portugal é motivo da maior inquietação
Óbito

Centenas de pessoas no funeral do bispo do Porto

121
Centenas de pessoas marcaram presença nas cerimónias fúnebres do bispo do Porto, António Francisco dos Santos, que morreu na segunda-feira, grande parte delas com flores brancas na mão.
Jesus Cristo

Caná: o milagre que nunca devia ter acontecido

662
Em Caná da Galileia, Jesus e os seus apóstolos, em vez de penitentes ascetas, mais pareciam um grupo de amigos na pândega, a gozar os prazeres da vida!
Catolicismo

Um coach chamado Inácio

1.836
500 anos depois, num tempo em que Deus continua a ser uma palavra difícil e muitos crentes são perseguidos e mortos, Inácio de Loyola continua muito à frente do tempo inspirando leigos e religiosos.
Catolicismo

Maria Madalena: a apóstola dos apóstolos

778
Todas as mulheres cristãs, sem necessidade do sacramento da Ordem, podem e devem ser, sejam leigas ou consagradas, solteiras ou casadas, apóstolas de apóstolos, como Maria Madalena.
Catolicismo

Medjugorje: solução à vista?

363
Para um cristão a investigação sobre as supostas aparições de Medjugorge faz sentido, pois deve conhecer a solidez das suas convicções e estar preparado para responder a quem lhe pedir razão da espera
Catolicismo

Fátima (1): Aparições ou visões?

1.830
Na Cova da Iria os pastorinhos tiveram visões e não aparições, mas o valor não é menor porque, como notou Bento XVI, visões têm uma força de presença tal que equivalem à manifestação externa sensível.
Jesus Cristo

A enigmática história da Páscoa

3.547
Passados dois mil anos, que tenho a ver com isto? Talvez perceber melhor que servir os outros é esquecermos-nos de nós, voltando-nos mais para fora, até ao limite das necessidades de quem anda frágil.
Catolicismo

É mesmo melhor ser ateu do que católico hipócrita

166
A Bíblia é impiedosa com os hipócritas. No fundo, aqueles que dizem para fazer, mas não fazem, aqueles que cuidam da aparência, mas o “interior está cheio de rapina” (Mt. 23).
Angola

Angola. Bispos católicos pedem Governo competente

Os bispos católicos defenderam esta quinta-feira que Angola precisa de um Governo competente, que "governe para todos"
Jesus Cristo

Túmulo de Jesus foi restaurado. Veja as imagens

1.028
Ao fim de nove meses, as obras de restauração no túmulo de Jesus em Jerusalém foram terminadas. Julga-se que é na Igreja do Santo Sepulcro que Jesus Cristo foi sepultado. Veja as fotos.
Fátima

O Peregrino

209
É escrito com a claridade das coisas simples, a poesia das coisas belas, a importância das coisas essenciais. Surgirão mil livros sobre Fátima, como este, talvez nenhum.
Nações Unidas

A Igreja e a pena de morte

316
O observador permanente da Santa Sé em Genebra afirmou que só com a abolição da pena de morte “será possível construir uma sociedade mais justa, centrada no total respeito pela dignidade humana”.
Cinema

Ainda “Silêncio”: é a defesa de uma fé privada?

Se me perguntassem hoje o que faria, diria que seguia a opção de Garupe, com toda a ajuda divina que isso comportasse, mas confrontado com a situação, quem garante o que seja?
Catolicismo

Um ‘Silêncio’ ensurdecedor

1.073
Os sete pecados capitais do romance de Shusaku Endo e do filme de Martin Scorcese, segundo a doutrina e a moral católicas, pecados que decorrem de contradições com princípios básicos da fé cristã.
Conversas à Quinta

Silêncio. O filme, a fé e os portugueses no Japão

357
Silêncio, de Martin Scorsese, inquieta os católicos, desafia os agnósticos e perturba os homens de boa fé. Mas, como aqui se discute, também nos obriga a lembrar como Portugal mudou o destino do Japão
Civilização

“Silêncio” não é “um retrato histórico”

2.260
A nossa grande falha civilizacional é epistemológica. Já não se acredita que a realidade seja percetível objetivamente. Vivemos tempos em que todos somos Pilatos, prontos a ripostar “o que é verdade?"
Cinema

O que não gostei no Silêncio de Scorsese

1.487
Pondo-me no papel dos outros, dos que não crêem, pergunto-me se Scorsese não poderia ter ido mais longe na forma como revela o Deus que levou e continua a levar os os missionários às terras de missão.
Cinema

Silêncio: não há fé sem dúvidas

2.362
A vida é complexa. Recusando uma visão exclusivamente triunfalista do martírio ou miserabilista da fé, Silêncio convida-nos a acolher a vida na sua complexidade, sem juízos superficiais ou simplistas.
Catolicismo

Silêncio: inquietação e expectativa

538
Pode um filme que narra a experiência de alguém que, aparentemente, renúncia à fé ensinar-nos alguma coisa sobre o que significa confiar em Deus? Pode esse filme ser aceite sem sobressalto?
Jerusalém

Santo Sepulcro está em risco

O túmulo onde foi sepultado o corpo de Jesus Cristo pode estar em risco. Quem o diz é a equipa responsável pela manutenção. Humidade e stress térmico das velas pode ser a causa.
Jesus Cristo

Sem perdão?

2.069
Mesmo sem ter a noção disso, a minha vida espiritual adulta construiu-se a partir da imagem da mulher que os homens queriam delapidar. Não por ela ou por eles, mas pela entrada de Jesus no cenário.
Jerusalém

Túmulo de Cristo exposto ao fim de 500 anos

969
Um conjunto de arqueólogos conseguiu retirar pela primeira vez em mais de 500 anos a laje de mármore que cobria a caverna em que Cristo foi sepultado. O túmulo vai ser estudado por cientistas.
Catolicismo

Desce daí ó Marquês que eles estão cá outra vez

796
O voto de obediência de um jesuíta inclui por natureza uma postura crítica. Mesmo quando a atitude crítica periga pisar o risco. Só assim se avança, só assim se caminha realmente ao encontro do outro.
Livros

Deus tornou-se um sem-abrigo

873
O que mais me prende na escrita de Halík e Tolentino é a clareza com que falam de Deus sem que a palavra amor esteja “besuntada com a enjoativa geleia dos clichés piedosos e mundanamente sentimentais”
Liberdades

Fé e Razão: a inspiração de Bento XVI

243
Numa altura em que os laicistas radicais procuram monopolizar o espaço público, é mais importante que nunca promover o debate livre e aberto e combater pela liberdade contra a intolerância e fanatismo
Papa Francisco

A Alegria do Amor: a verdade da Caridade

561
O ideal matrimonial e familiar cristão é exigente. Tanto que, quando Jesus Cristo enunciou a obrigação da indissolubilidade, alguns dos seus discípulos disseram: se é assim, então mais vale não casar!
Páscoa

Afinal, quem matou Jesus de Nazaré?

790
Cristo não foi morto pelos judeus, mas pelos romanos, por Pôncio Pilatos e os seus soldados. Como explicar então que o primeiro Papa tenha ido viver na capital da pátria dos assassinos de Jesus?
Páscoa

“O julgamento de Jesus”

536
O nome de Cristo ainda suscita enormes paixões e ódios intensos. Talvez porque, mesmo os que o negam não conseguem explicar por que razão, dois mil anos depois, ainda se fala tanto de Jesus de Nazaré.
Religião

Especial/ Relíquias. Santos, rosas e caudas de jumento

374
A mão de Santa Isabel que vai ser exibida em Coimbra é apenas uma atracção discreta numa tradição de relíquias prodigiosas que teima em não se extinguir. José Carlos Fernandes conta vários casos.
Cristianismo

Lembra-te que és pó

10.497
Jesus não nos manda gostar - manda amar. Mesmo que não gostes, ama! Tão contrário é o discurso do mundo. Amor agora significa um sentimento lamechas que faz crescer o umbigo e dura enquanto eu gosto.
Vaticano

O "agente de viagens do Papa" vai reformar-se

A última visita está marcada para fevereiro, no México. Uma das histórias que guarda foi a difícil subida de João Paulo II ao Santo Sepulcro, onde Cristo foi crucificado. "Foi incrível."
Natal

Especial/ Jesus: teses conspirativas e copinhos de catequese

107
"Procurar Jesus" e "A vida privada de Jesus" prometem revelações sobre “a personalidade mais marcante da Humanidade”. Mas José Carlos Fernandes adverte que pouco ou nada acrescentam ao que já se sabe.
Papa Francisco

Natal mais espiritual e global

Muitas vezes não se repara que dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade proclamados pela Revolução Francesa, o ideal cristão da fraternidade é aquele que ainda hoje mais tarda em ser atingido
Igreja Católica

Hoje é a vez de Pedro Mexia falar sobre Deus

Prossegue esta noite, na Capela do Rato, a série de Conversas sobre Deus animadas por Maria João Avillez. Hoje com o cronista, crítico e poeta Pedro Mexia.
Igreja Católica

Nada te perturbe, nada te espante!

652
Santa Teresa de Ávila, no seu 500º aniversário, fala do Sínodo sobre a família e da situação política do mundo e de Portugal.
País

Homem católico procura mulher para vestido branco

756
Se é solteiro, católico e pretende casar-se, então este site é para si. O datescatolicos.org nasce a 22 de outubro e quer ajudar os católicos portugueses a encontrarem a sua cara metade. Para a vida.
Sínodo dos Bispos

A boa nova já não é boa?!

515
Para ser cristão, não é preciso renunciar à razão nem ao prazer e, por isso, desde sempre, entre os cristãos houve eminentes sábios e, sobretudo, pessoas felicíssimas.
Maria Barroso

Excelente senhora

465
Há uma característica especial da Dra. Maria de Jesus Barroso Soares  que merece ser destacada: a sua condição cristã
Língua

A palavra "bastante"

Há adjectivos que se tornou muito frequente ouvir apenas acompanhados de um tom de vergonha. É o caso dos adjectivos que exprimem admiração ou repulsa.
Cultura

O “mister” Jesus, um mau treinador

1.460
Todos os dias aparecem novas ‘evidências arqueológicas’ acerca de Jesus mas, que se saiba, ainda ninguém negou que Jesus de Nazaré, depois de carpinteiro, foi mesmo treinador.
Religião

Obreiros da Justiça e da paz

465
Uma questão provocadora e desafiante: Jesus Cristo é de esquerda ou de direita?
Religião

Um messias cem anos mais velho que Jesus?

Um pastor encontrou documentos históricos muitos valiosos numa caverna em 1947. Eles provam que os textos bíblicos são fidedignos. Mas nem todos os textos podem ser lidos: escondem segredos preciosos.
Media

Coisas do diabo

708
Os demónios existem e actuam, mesmo que neles não se acredite. Seja ele um Charlie mexicano, ou francês, o melhor é não lhe dar troco. É “assassino desde o princípio”, alguém em quem “não há verdade".
Nova Constituição

A Constituição atribui privilégios ao catolicismo?

Esta é a 18.ª das 50 perguntas sobre a Constituição que iremos colocar diariamente, enquanto durar o novo projeto do Observador. Acha que conhece a lei fundamental do país? Teste a sua cultura.
Catolicismo

Jesus sepultado ao lado de mulher e filho?

Geólogo acredita ter estabelecido a ligação que faltava para provar que Jesus Cristo foi enterrado em Jerusalém ao lado do filho e da mulher. Tese baseia-se na análise ao solo de duas sepulturas.
Catolicismo

Tomé, o cientista

A incredulidade de Tomé favoreceu a credibilidade científica da ressurreição de Cristo
Páscoa

Os símbolos da Páscoa: Vera Cruz, o coelho e o ovo

101
A Páscoa é uma celebração milenar que precede a morte de Jesus. A sua história está cheia de símbolos, que vale a pena conhecer. E o ovo da Páscoa, vem de onde?
Catolicismo

Descoberta a casa onde Jesus cresceu?

163
Uma equipa de arqueólogos dirigida por Ken Dark tem estado a trabalhar em Nazaré, uma cidade no norte de Israel, e acredita ter identificado uma casa onde é possível que Jesus tenha crescido.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site