771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Miguel Pinto dos Santos

Convidado

Artigos publicados

Aborto

Então não é que, até para o Chega…?

Como pode o Chega ser nacional se não defende a vida dos portugueses, de todos os portugueses, contra todas as formas de homicídio, incluindo o aborto e a eutanásia?
Finanças

Literacia financeira para Totós

Põe-se assim uma questão: não estarão as políticas tributárias dos governos da contribuir para a descapitalização dos portugueses, não só nesta vida, mas também na futura?
Educação

Educação matemática para o subdesenvolvimento

Um método usado com grande sucesso nas nossas escolas para prevenir o desenvolvimento intelectual das crianças e as afastar do vício da matemática é exigir uniformidade nas respostas aos problemas
Democracia

Iliberal: um tapete que não está direito…

Um voto na opção iliberal é uma ação que demonstra uma predisposição para o totalitarismo, que é comum a todos que acham aceitável matar pessoas inocentes e indefesas em algumas circunstâncias.
Crianças

Médicos assassinam civis indefesos

Os pais de Indi, seus representantes legais, impugnaram a decisão dos médicos nos tribunais. Estes, recusando-se a reconhecer o seu direito à vida, validaram a decisão dos médicos e deixaram-na morrer
Democracia

A solução de Confúcio contra o populismo

Os populismos são então culpa de quem? Do povo que devia ser quem mais ordena? Ou dos srs. ministros que são incompetentes, corruptos e indiferentes aos interesses fundamentais de longo prazo do povo?
Conflito Israelo-palestiniano

Regras sim, mas quais?

Estão a tentar-se enganar a si próprios com desculpas que nascem do egoísmo e têm por base a desumanização do outro: que não é total ou verdadeiramente humano ou porque é judeu ou não é da nossa tribo
Estado Social

A inclusividade da exclusão

O que é fundamental não é inclusão indiscriminada, mas respeito. Respeito pelo outro enquanto ser humano. E enquanto cidadão, com virtudes a imitar, e com vícios que nos ajudam a nos emendar.
Inflação

A face oculta

O povo é um ingrato. Mesmo quando beneficia enormemente com uma política social ou económica, começa logo a resmungar com qualquer detalhe secundário.
Alterações Climáticas

Desconstrução crítica de uma pergunta

A pergunta feita a Alberto Gonçalves não revela apenas uma inocência virginal, ou uma veneração algo primitiva por uma mítica Autoridade, mas também um viés epistemológico bastante questionável.
Corrupção

Um Mês para a Ganância

Qual dos últimos escândalos que levaram a demissão do governo não envolvia a aquisição viciosa de dinheiro? E quando foi o último escândalo político que envolvia sexo? Ou incompetência barra preguiça?
País

O Mês do nosso Orgulho

Em vez de termos orgulho naquilo que cada um de nós hoje é não devíamos antes estar agradecidos aos que vindo antes de nós nos criaram as condições e nos deram os recursos para que o pudéssemos fazer?
Coreia do Sul

Mais uma vitória da convenção sobre a realidade

A decisão da Coreia do Sul de se passar a usar, para a contagem da idade legal, o sistema tradicional de contagem do hétero patriarcado europeu branco constitui nova vitória do imperialismo cultural.
Economia

Quanto vale uma mulher?

Fica a questão: usando a Teoria do Valor-Trabalho, quanto valerá uma mulher? Sendo que chatices são trabalheiras & custos, quanto mais chata ela for, maior o seu valor?
Estados Unidos da América

Erro contabilístico numa guerra justa

Uma guerra só é justa quando combatida em legítima defesa e com meios legítimos: o caso da Ucrânia. Mas serão brincadeiras contabilistas pouco transparentes um meio legitimo dos aliados a financiarem?
Política

A nossa sensação de progresso

Os srs. engs. Costa & Marcelo asseguram-nos que estamos a fazer progresso na economia e institucionalmente. Mas olhando pela janela, não será que parece que estamos a andar para trás?
Hong Kong

The Hong Konger

Este artigo é uma homenagem a Jimmy Lai, à sua coragem, altruísmo, e amor à liberdade e à sua luta para que esta não seja completamente estrangulada em Hong Kong.
Comportamento

Vencer sem mãos

Bokuden combateu em 37 batalhas, travou 20 duelos de morte e o número das suas vítimas mortais é estimado ser 212. Mas nunca desembainhou a sua espada se pudesse, de outro modo, atingir o seu objetivo
Guerra na Ucrânia

Invasão da Ucrânia: lições pra nossa vida

Para garantir a paz é necessário preparar para a guerra, e não só preparar para a guerra, mas dar a conhecer que estamos preparados para o que aí vier, seja o que for.
Cultura

「文化盗用」に関する考察

A fúria contra adoção & adaptação de ideias & costumes alheios é muito recente na história da humanidade. Contribuirá ela para a fraternidade universal, ou será um meio de semear discórdias & guerras?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos