Um dos quatro principais conselheiros do líder do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Abu Bakr al-Baghdadi, terá sido morto durante um bombardeamento aéreo, em Mosul, no norte do país, na passada noite de quinta-feira, noticia a BBC. A agência France-Presse e meios de comunicação iraquianos também divulgam a mesma informação, que foi anunciada pelo ministro da defesa iraquiano no canal estatal do país. Porém, ainda não foi emitida nenhum comunicado oficial.

De acordo com televisão estatal iraquiana, Iraqiva TV, Abu Alaa al-Iraqi, líder militar do conselho militar da cidade de Tal Afar, foi morto por um ataque aéreo, na noite passada.

Nas redes sociais, as primeiras informações sugeriam que este bombardeamento tinha morto o próprio líder do Estado Islâmico. Mas, o ministro da Defesa iraquiano, em declarações à televisão estatal, disse que se tratava de um dos principais conselheiros do líder jihadista.

As forças militares dos Estados Unidos da América começaram a fazer ataques aéreos em locais controlados pelo Estado Islâmico em agosto. Não se sabe se o bombardeamento foi levado a cabo pelos EUA ou pelas forças iraquianas, escreve a BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Aviões de guerra iraquianos fizeram uma operação hoje, que resultou na morte de Abu Hajr al-Suri”, afirmou o general iraquiano Babaker Zebari, em declarações à AFP. Segundo o dirigente militar, os ataques na província de Nineveh foram “baseados em informação exata”.

Devido à zona onde foram realizados os ataques estar localizada fora do controlo governamental, entre Mosul e Tal Afar, existem vários problemas na confirmação da identidade e número de vítimas.

Ao mesmo tempo, o Estado Islâmico também anunciou ter capturado 40 homens numa cidade no norte do Iraque. Moradores da cidade de Kirkuk dizem ter visto os jihadistas a raptar dezenas de homens na quinta-feira, arrastando-os à força para dentro de carros na cidade de Hawija.