A chanceler alemã Angela Merkel venceu o Prémio da Paz de Seul de 2014 por admitir os crimes de guerra da Alemanha e expressar arrependimento, algo que a Coreia do Sul continuamente acusa o Japão de evitar. A fundação que atribui o prémio disse que Angela Merkel conseguiu despertar “a consciencialização global para a importância da dignidade humana, ao pedir desculpa e assumir responsabilidades pelos crimes de guerra do passado”.

O prémio começou a ser atribuído em 1990, para assinalar o sucesso dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 em Seul. O vencedor recebe um total de 200 mil dólares (155 mil euros). A fundação elogiou também Merkel pelo contributo para ultrapassar a crise económica europeia, e por enfatizar a importância dos direitos humanos, ao repetidamente pedir desculpa pelo Holocausto.

O elogio é uma crítica velada ao Japão, país que a Coreia do Sul tem vindo a condenar por não mostrar remorsos suficientes pelo período de ocupação da península coreana entre 1910 e 1945, diz a AFP.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR