Os Estados Unidos e Cuba restabeleceram ligações telefónicas diretas entre os dois países, o mais recente passo do processo de normalização das relações entre Havana e Washington, anunciou hoje a empresa de telecomunicações cubana estatal Etecsa.

“A interligação direta foi estabelecida entre os Estados Unidos e Cuba, inicialmente para chamadas de voz internacionais”, informou a Etecsa, num comunicado publicado pelos ‘media’ cubanos.

Esta medida vai acabar com as constantes interrupções que eram sentidas nas comunicações entre os dois países desde a década de 1960. Os serviços de comunicações diretas acabariam por ser totalmente cortados em 1999.

Trata-se do primeiro acordo assinado entre empresas cubanas e americanas após o anúncio, de 17 de dezembro de 2014, de uma aproximação histórica entre os dois países, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O restabelecimento das comunicações diretas entre os Estados Unidos e Cuba ajuda a proporcionar melhores instalações e uma melhor qualidade para as comunicações entre os dois povos”, assegurou a Etecsa.

Esta medida, fruto de um acordo anunciado em fevereiro passado entre a Etecsa e a americana Domestic Telecom, poderá abranger posteriormente outros tipos de comunicações, acrescentou a empresa cubana.

Antes deste acordo, as chamadas telefónicas entre os dois países eram feitas através de outros países, o que tornava as ligações muito caras. A Etecsa ainda não anunciou se vai baixar os preços das chamadas para os Estados Unidos.